Marcos Ferasso

- Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Licenciatura em Administração de Unidades de Saúde - Licenciatura em Economia - Licenciatura em Gestão - Licenciatura em Gestão de Desporto - Mestrado em Gestão de Empresas

Ver Ciência Vitae
Ver curriculum vitae ORCID
mferasso@autonoma.pt

Marcos Ferasso é Bacharel em Administração (2002) e Especialista em Gestão Empresarial (2005) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil. Especialista Internacional em Desenvolvimento Local (2006) pela Organização Internacional do Trabalho, Nações Unidas, Turim, Piemonte, Itália. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de mestrado na Euromed-Marseille Ecole de Management em Marselha, Région Provence-Alpes-Côte DAzur, França (2008), onde atuou como Visiting Professor (Exchange student). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná com estágio doutoral no Forsyth Technical Community College em Winston-Salem, North Carolina, Estados Unidos da América (2018). Seu título de doutor foi reconhecido em Portugal pela Universidade de Aveiro em 04/01/2021.

Possui Pós-doutoramento na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos pela Faculdade Meridional – IMED, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, com estágio pós-doutoral no exterior na KEDGE Business School em Marselha, França (2019). Possui Pós-doutoramento pelo Centre d’Expertise Santé, Innovation, Bien-Etre et Politiques Publiques, KEDGE Business School, Marselha, França (2019). Possui aperfeiçoamento em Gestão estratégica de desenvolvimento local e regional pelo CEPAL/ONU, Santiago de Chile, Chile (2006), e aperfeiçoamento em Technology Entrepreneurship: Lab to Market pela Harvard Business School (2021).

Atualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Econômicas e Empresariais na Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal), Pesquisador Associado na Universidad de Lima (Peru), e Professor Convidado na Wroclaw University of Economics and Business (Polônia).

Atua na pesquisa, ensino e extensão de Administração, principalmente nos seguintes temas: Administração geral, gestão da inovação, desenvolvimento local/regional, gestão do conhecimento, clusters industriais, ecossistemas de inovação, estratégia de inovação, empreendedorismo, estratégia e PMEs, métodos de pesquisa em Administração, mercado de luxo, organizações de saúde em rede, economia circular e sustentabilidade.

Suas publicações estão disponíveis em periódicos, tais como Business Strategy and the Environment (IF: 10.302), Journal of Cleaner Production (IF: 9.297), Technological Forecasting and Social Change (IF: 8.593), Journal of Family Business Strategy (IF: 5.277), Sustainable Production and Consumption (IF: 5.032), International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research (IF: 4.412), Environmental Science and Pollution Research (IF: 4.223), Technology in Society (IF: 4.192), International Journal of Environmental Research and Public Health (IF: 3.390), Sustainability (IF: 3.251), e Cadernos de Saude Publica (IF: 1.632).