Prof. Doutor Luís Carmelo

- Departamento de Ciências da Comunicação - Licenciatura Ciências da Comunicação

Ver curriculum vitae ORCID
lcarmelo@autonoma.pt

Luís Carmelo (1954) é autor de uma vasta obra literária (doze romances, entre eles A Falha, adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002). Doutorou-se pela Universidade de Utreque (Holanda) na área semiótica, em 1995, e fez concurso a Prof. Associado em 2003 (UAL). Enquanto ensaísta, é autor de variadas obras (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, comunicação/ teoria da cultura, arte, teoria literária, para além de um conjunto diverso de manuais (sobretudo da área da escrita criativa). Salientem-se, no campo ensaístico e académico, as seguintes obras:

Área da comunicação e teoria da cultura: Genealogias da Cultura (2013, Arranha Ceus, Lisboa); Órbitas da Modernidade (2003, Editorial Mareantes, Lisboa); Sob o Rosto da Europa (1996, Pendor, Évora-Lisboa; 2ª edição e tradução inglesa, Ontology Of The South, Sul, Edição dos Encontros de fotografia de Coimbra, 1996; Anjos e Meteoros – Ensaio Sobre a Instantaneidade (1999, Editorial Notícias, Lisboa); Islão e Mundo Cristão (2001, Editora Hugin, Lisboa) e A Comunicação na Rede: o Caso dos Blogues (2008, Magna Editora, Lisboa),

Área semiótica: Semiótica – Uma Introdução (2003, Publicações Europa-América, Mem Martins), Músicas da Consciência (com prefácio de António Damásio; 2002, Publicações Europa-América, Mem Martins) e Viragem Profética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins).

Área teórico-literária e artística: A Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, 1989, Universidade de Utreque, Holanda; Prémio da Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores, 1988; La Représentation du Réel dans des Textes Prophétiques (1995, Universidade de Utreque, Holanda); A luz da intensidade. Figuração e estesia na literatura contemporânea. O caso de José Luís Peixoto (2012, Quetzal, Lisboa) e Água de Prata (sobre a obra do Prémio Pessoa, José M. Rodrigues; 2002, Casa do Sul, Évora).

Área dos Manuais: A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa (2005, Publicações Europa-América, Mem Martins); Manual de Escrita Criativa, Volume II (2007, Publicações Europa-América, Mem Martins); Sebenta Criativa para Estudantes de Jornalismo (2008, Publicações Europa-América, Mem Martins); Laboratório Criativo de Cultura do Humor (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa – Publicidade (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora); Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora) e Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado (2012, Manuais da Escola de Escrita Criativa Online/EC.ON, Lisboa/Évora).

O autor, que é investigador do IELT (Universidade Nova de Lisboa / Linha “Património Cultural e Material e Imaginários Culturais / Linha “Práticas Performativas / Artísticas e Comunidade””), fundou em 2008 a Escola de Escrita Criativa Online (EC.ON) que dirige tendo como parceiros, entre outros, o CVC/ Instituto Camões. É Membro da Associação Portuguesa de Escritores (A.P.E.) e da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.).