Prof. Doutor José Brás Santos

- Departamento de Ciências e Tecnologias - Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Licenciatura em Administração de Unidades de Saúde - Licenciatura em Engenharia Informática - Licenciatura em Gestão - Licenciatura em Informática de Gestão - Mestrado em Gestão de Empresas

Ver curriculum vitae ORCID
jmbras@autonoma.pt

Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade de Sevilha e Doutor Europeu; Diploma de Estudos Avançados em Direção de Empresas e Gestão de Marketing pela Universidade de Sevilha; Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade Moderna.

Professor Associado (2016) do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, ingressou na UAL como Professor Auxiliar (2009), onde tem lecionado diversas unidades curriculares do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Bolonha na área da Gestão. Orientador de diversas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Foi durante diversos anos letivos regente da unidade curricular Metodologia da Investigação do Mestrado em Marketing, no IADE – Universidade Europeia. Iniciou a sua atividade docente como Assistente Convidado no Instituto Jean Piaget – Campus de Almada.

Investigador do OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores (UAL) e investigador convidado da Universiadade de Sevilla. Revisor científico anónimo da revista Journal of International Entrepreneurship, das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica e do IUDE – Instituto Universitario de de la Empresa (Universidad de la Laguna). Co-fundador da ASIBEAM – Asociación Iberoamericana de Economía, Administración y Marketing, onde exerce o cargo de diretor da revista científica «Solidari(e)dad(e) – Revista Iberoamericana de Empresa Solidária». Coautor do livro «Habilidades Directivas», publicado em Espanha, autor e co-autor de diversos artigos científicos, maioritariamente publicados em Espanha e no Brasil.

Na vertente profissional exerce atualmente a função de Auditor Interno, com especial incidência nas questões de Recursos Humanos, Processos e Organização. Ao longo da carreira profissional exerceu diversas funções de gestão nos setores público e privado.

Principais áreas de investigação: Rexursos Humanos; Desempenho Organizacional e Individual; Avaliação de Desempenho; Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento Modelos de Rasch, Estratégia Empresarial; Empreendedorismo.