Doutorado em Ciências da Comunicação pelo Iscte, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Frequentou cursos de formação em jornalismo no Cenjor (Centro Protocolar de Formação para Jornalistas) e de conceitos teóricos do cinema na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Jaime Lourenço é Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Instituto de Comunicação da Nova (ICNova), do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte e do NIP-C@M da UAL.
Como jornalista, é coordenador editorial da revista Autónoma, cronista no jornal Reconquista, onde coordenou uma rubrica cultural (Navegações). Trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, na TVI (no programa Cinebox), no programa E2 (emitido na RTP2), foi membro da 4ª edição da Academia RTP, e colaborou com várias revistas e jornais.
É sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).
Tem vindo a desenvolver investigação em torno do jornalismo de cinema em Portugal. Em 2014 publicou o primeiro livro ‘Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva’, uma colectânea de artigos publicados em vários jornais e revistas, editado pela RVJ Editores, e em 2021 cocoordenou o livro ‘Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural’, editado pelo NIP-C@M.