Prof.ª Doutora Ioli Campos

- Departamento de Ciências da Comunicação - Mestrado Ciências da Comunicação

icampos@autonoma.pt

É doutorada em Media Digitais (UT Austin-Portugal Colab & UNL); mestre em jornalismo (UNL), tendo sido fellow Fulbrighter em 2011 (UT Austin); tem pós-graduação em direitos humanos (Universidade de Coimbra) e é licenciada em jornalismo (ESCS-IPL).
Os interesse de investigação incidem sobre tópicos como literacia e educação para os media, jornalismo, comunicação sobre ambiente, storytelling, design participativo, e direitos humanos, entre outros. Fez parte do grupo de investigação em media digitais da Universidade do Texas em Austin de 2015 a 2017 e, actualmente, é membro do iNova Media Lab / ICNova. Ioli Campos tem apresentado o seu trabalho com frequência nas mais prestigiadas conferências internacionais da área, tais como ICA, IAMCR, ICIDS e IDC.
Além do trabalho académico, Ioli Campos é formadora no Cenjor, desde 2012; consultora especialista na área de literacia para os media para o NSC do Concelho da Europa; e tem experiência como digital project manager. Conta ainda com 15 anos de experiência profissional como jornalista, tendo colaborado, em Espanha, com uma rádio local madrilena; nos Estados Unidos, com uma afiliada da NPR; e, em Portugal, com o jornal Público, revista Sábado, Notícias Magazine e semanário Sol. Enquanto repórter, Ioli Campos cobriu temas sobretudo relacionados com a sociedade e ambiente a partir de vários locais como Kosovo, Cambodja, Argélia, Egipto, Islândia e Lapónia, entre outros. Das várias distinções que recebeu, destaca-se o prémio de reportagem em direitos humanos da Comissão Nacional para a Comemoração do 50º Aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos das Nações Unidas.
O lançamento da sua primeira obra literária está previsto para 2018. Entitula-se “Se eu morrer, publica isto”.