Evandro Oliveira

- Departamento de Ciências da Comunicação - Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Licenciatura Ciências da Comunicação

Ver Ciência Vitae
Ver curriculum vitae ORCID
eoliveira@autonoma.pt

Evandro Samuel Ribeiro dos Santos Oliveira é investigador associado do LabCom e professor auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa. Presidente eleito da seção de Comunicação Organizacional e Estratégica da associação académica internacional de Comunicação ECREA, colabora com a equipa de gestão da mesma desde 2018.

Antes de se juntar à UAL, foi professor Serra Húnter na Universidade Autónoma de Barcelona e convidado na Universidade da Beira Interior.; assim como Professor de Comunicação Corporativa na HMKW em Berlim de 2017 a 2019 e director do mestrado ensinado em inglês em Relações Públicas e Marketing Digital. Colaborou com a Universidade de Münster, Universidade de Mannheim, Universidade de Berlim (FU), Universidade de Leipzig e Leipzig School of Media (Alemanha).  Foi palestrante, visitante e  conferencista convidado em várias universidades e instituições europeias e da América do Sul, produziu mais de 65 artigos e apresentações científicas. Em 2014, foi presidente da rede alemã de jovens investigadores de comunicação e política (naprok). Evandro Oliveira é licenciado e mestre pela Universidade do Minho e Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Leipzig, Alemanha (Dr. rer. pol.); em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Dr. phil.) e com o título de Doutor (equivalencia) pela Universidade Autónoma de Barcelona em comunicação estratégica. As suas principais áreas de investigação são comunicação estratégica, comunicação de grupos da sociedade civil, comunicação e diversidade, comunicação intercultural, relações públicas, comunicação online e comunicação política.

Entre 2012 e 2016 foi Investigador Associado na Universidade de Leipzig, para além de docente do mestrado em gestão da comunicação e do bacharelato em ciências da comunicação. É detentor do prémio bi-anual de excelência em investigação académica 2019 com a tese doutoral „The Instigatory Theory of NGO Communication“ atribuído pela EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association) em conjunto com a PRCA (Public Relations and Communications Association) e a ICCO (International Communications Consultancy Organisation). A teoria foi publicada em 2019 pela Springer Nature.

Iniciou a sua carreia profissional em 1996 como jornalista e trabalhou, entre outros, na Lusa, SIC, Jornais e Rádios por mais de 10 anos. Depois de 2004 começou a realizar projectos em Relações Públicas e Comunicação. Entre outros, colaborou com a Agência Espacial Europeia, Greenpeace, Comissão Europeia, UNICEF, Amnistia Internacional, 350.org, Pay Pal, MFG – Agência Pública de Inovação; governo da Catalunha e Ministério Regional das Finanças e Economia da Bade-Vurtemberga, Alemanha. Além disso, trabalhou para organizações como Fujitsu Services, NetApp, Det Norske Veritas, Air-Berlin e KPN-Dutch Telekom. Também orientou e liderou a equipa criativa para projetos nacionais e internacionais de comunicação e marketing em 2010 da QuadrigaArt Agency em Nova York e Washington, onde nomeadamente desenvolveu campanhas para as Smithsonian Institutions.