Elísio Macamo é Professor Catedrático de sociologia e estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça.
Formou-se em Moçambique, Inglaterra e na Alemanha, onde se doutorou e fez a sua agregação em sociologia geral e sociologia do desenvolvimento.
Foi bolseiro pós-doutoral da FCT, fellow do Instituto de Estudos Avançados de Berlim e do Instituto de Estudos Avançados de Stellenbosch, membro do comité científico do CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África), membro fundador da Escola Doutoral de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth (Alemanha), director do Centro de Estudos Africanos de Basileia (20011-2019), é membro do Conselho do International African Institute (Londres), co-editor da African Sociological Review, membro do conselho científico das revistas DADOS, Africa Spectrum, Stichproben, Revista Sociológica Angolana, etc.
Dirige actualmente o programa de doutoramento do Centro de Estudos Africanos na Universidade de Basileia e tem uma publicação no prelo (Sovereign Reason: Issues in the methodology of the social sciences. African Minds: Cape Town).