Cláudio Furtado

- Departamento de Ciências da Comunicação - Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Cláudio Alves Furtado é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. É professor associado de Sociologia da Universidade de Cabo Verde, sendo, nesta Universidade, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É, igualmente, professor da Universidade Federal da Bahia, atuando como professor permanente do programa de pós-graduação em História Social e do Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos (UFBA).

Foi membro do Comitê Executivo do CODESRIA (Conselho para o Desenvolvimento das Ciências Sociais na África) e Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Português (AILPcsh).

Tem publicado regularmente em várias áreas, incluindo: As Ciências Sociais em Cabo Verde. Temáticas, Abordagens e Perspectivas Teóricas (com Pierre-Joseph Laurent e Iolanda Évora, eds.); Diálogos em Trânsito: Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau em narrativas cruzadas (ed.); Dicionário Crítico de Ciências Sociais dos Países de Língua Portuguesa (Com Livio Sansone, eds.) e Desigualdades Sociais e Dinâmicas de Participação em Cabo Verde (com Miriam Steffen Vieira, eds.).

Suas áreas de pesquisa têm sido, de entre outras, desenvolvimento, questões fundiárias, pobreza e desigualdades, pensamento social.