Brígida Brito

- Composição do Conselho Científico - Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Departamento de Relações Internacionais - Doutoramento em Relações Internacionais: Gepolítica e Geoeconomia - Licenciatura em Economia - Licenciatura em Relações Internacionais - Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais - Mestrado em Relações Internacionais

Ver Ciência Vitae
bbrito@autonoma.pt

Professora Associada, Subdiretora e responsável pela qualidade do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa, Subdiretora do OBSERVARE e Editora da JANUS.NET, e-journal of international relations. Coordenadora da Cátedra Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais. É investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA) e Chair do European Working Group on Climate Change (EWG13) da Eurodefense Portugal.

Foi professora convidada no Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, no departamento de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia e na Escola Superior Agrária de Coimbra. Colabora com a Academia da Força Aérea, Instituto de Defesa Nacional (IDN) e Instituto Universitário Militar (IUM).

Os interesses de investigação ligam temáticas de Relações Internacionais e Sociologia com ênfase para o desenvolvimento africano, nomeadamente em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, área em que se especializou aquando do Mestrado (Estudos Africanos, 1998), Doutoramento (Estudos Africanos, 2005, com bolsa FCT) e Pós-Doutoramento (no Centro de Estudos Africanos-IUL entre 2006 e 2011 com financiamento FCT), coordenando projeto de investigação com financiamento FCT. Tem interesse por investigação sobre temáticas enquadradas pela cooperação internacional em articulação com questões socioambientais, incluindo acordos internacionais sobre o ambiente, impactos das alterações climáticas e suas respostas, intervenção local na preservação ambiental, incluindo programas de educação ambiental, e conservação de espécies ameaçadas promovida por parcerias internacionais.

Paralelamente à atividade académica tem realizado consultorias na avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento em países africanos lusófonos (Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), promovidos por Organizações Internacionais (The World Bank Group e International Labour Organisation, Projeto STEP-Portugal) e por Organizações da Sociedade Civil (ONGD) portuguesas, guineenses e santomenses, com financiamentos comunitários, tendo integrado equipa em projeto de formação enquadrado por cooperação bilateral (Ministério do Trabalho).