Prof. Doutor Armindo Saraiva Matias

- Composição do Conselho Científico - Departamento de Direito - Doutoramento em Direito - Licenciatura em Direito - Mestrado em Direito

Ver curriculum vitae ORCID
amatias@autonoma.pt

Licenciado, Mestre, DEA, Doutor e Agregado, em Direito. Professor Catedrático (por concurso).
Presidente eleito do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa (desde setembro de 2016). Presidente da Comissão Científica e Diretor do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa (2009-2012).
Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa (1986-2014).
Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1976-1986). Membro de CAE, por nomeação da A3ES.
Lecionou: Direito Económico, Direito Bancário, Direito Comercial, Direito das Sociedades Comerciais, Direitos Reais, Teoria Geral do Direito Civil I (no curso de Licenciatura); Direito dos Contratos (no curso de Mestrado); Autonomia e Negociabilidade Jurídica (no curso de Doutoramento); Supervisão Bancária e Financeira (no curso de Pós Graduação em Mercados Financeiros, da FDL).
Proferiu conferências (em Portugal e no estrangeiro) e publicou numerosos trabalhos, em livros e revistas da especialidade, no âmbito do Direito Económico, Direito Bancário e Direitos Reais.
Dirigiu os serviços jurídicos, de consulta jurídica e de contencioso de importantes instituições públicas nacionais; coordenou grupos de trabalho que procederam à elaboração de diplomas legais de elevado alcance, no domínio económico e financeiro, tendo, designadamente, presidido a Grupo de Trabalho do Conselho da União Europeia, para elaboração de legislação, no âmbito das instituições de crédito.
Advogado Especialista em Direito Financeiro por título atribuído pela Ordem dos Advogados. Fundador de Saraiva Matias e Associados, Sociedade de Advogados, RL. Jurisconsulto, desde 1976. Membro/árbitro de tribunais arbitrais.
Presidiu à assembleia geral e ao conselho consultivo da Associação das Empresas Gestoras de Fundos de Pensões, tendo sido administrador de uma Sociedade Gestora associada.
Relator Nacional para a Academia Internacional de Direito Comparado (2010). Representante, em Portugal, da Associação Europeia de Direito Bancário e Financeiro (AEDBF) e correspondente nacional da Revista EUREDIA.