Ana Medina Cabeças

- Departamento de Ciências da Comunicação - Licenciatura Ciências da Comunicação

Ver curriculum vitae ORCID
alcabecas@autonoma.pt

Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização em Jornalismo e mestre em Comunicação Aplicada na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Doutoranda em Media e Sociedade no Contexto da Comunicação dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa, na mesma instituição.

É assistente das aulas da unidade curricular de Atelier de Televisão I e II do Curso de Ciências da Comunicação, da Universidade Autónoma de Lisboa. Editora executiva da redação do UALMedia e investigadora do Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas, NIP-C@M, da Autónoma.

Trabalhou na Cofina, no Correio da Manhã integrando a equipa do online, criando e fazendo a gerência dos conteúdos dos sites “Correio da Manhã” e “Correio da Manhã TV” e na revista “Sexta” nas áreas da Cultura e Vidas.

Participou no Congresso Internacional de Cibercultura (Braga, 2016), onde apresentou a pesquisa sobre a greve de fome de Luaty Beirão, luso-angolano conhecido pelo seu ativismo em prol da liberdade de expressão, democracia e luta anti-corrupção, com base no Maxqda, um software de análise qualitativa. E no Congresso Internacional de Cibercultura (Porto, 2018) tendo apresentado um estudo de caso comparativo entre meios de comunicação portugueses migrantes e nativos digitais, com o objetivo de observar as diferenças e as semelhanças entre as narrativas desenvolvidas pelos mesmos. Estudo de caso realizado no âmbito da tese de mestrado com o título: Ciberjornalismo em Portugal Migrantes e nativos digitais, convergência e hipernarrativas.