Amadeu Paiva

- Departamento de Relações Internacionais - Licenciatura em Relações Internacionais

apaiva@autonoma.pt

Nascido a 22 de março de 1954. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISEG) da Universidade de Lisboa (1977). Especialista de reconhecida experiência e competência profissional na área de Economia pelo Conselho Científico da UAL (2010 e 2014). Em 2016, completou, a parte letiva do Doutoramento em Relações Internacionais – Geopolítica e Geoeconomia da UAL.

Professor Auxiliar da UAL, onde iniciou atividade em 1995, tem vindo a lecionar, nos últimos anos, Negócio Internacional (licenciatura em Relações Internacionais). Anteriormente lecionou Política Económica Internacional (licenciatura em Gestão), Economia Política (licenciatura em Direito) e Comércio Internacional (pós-graduação em Negócio Internacional).

No ISEG, exerceu funções docentes, em regime de exclusividade, desde 1976 até 1986, como assistente Eventual e Assistente, e, posteriormente, como Assistente Convidado e Professor Auxiliar Convidado, até 2005. Foi membro do Conselho Diretivo, do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Representantes. Foi responsável das unidades curriculares de Economia Internacional, Marketing Internacional (Mestrado em Economia Internacional) e Sistemas de Pagamento e Segurança (Pós-graduação em e-Business).

Ao abrigo da cooperação interuniversitária, regeu igualmente Economia Internacional, na Universidade dos Açores (1980) e na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) (1984).

É, desde 2018, Administrador do Banco Montepio e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Comité Português para a UNICEF; entre 2017-2018, desempenhou funções como Board Adviser para questões de desenvolvimento de negócio e internacionalização da SIBS International, S. A.. Entre 2015 e 2018, foi membro do Conselho Geral do Montepio Geral – Associação Mutualista. É, desde 2013, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACEPI, Associação da Economia Digital e, entre 2013 e 2016, foi membro do júri dos prémios de empreendedorismo da Representação da Comissão Europeia em Lisboa.

Foi Coordenador da Área de Estudos de Mercado do Gabinete de Marketing do Montepio Geral (1986-1988) e Administrador Executivo do Banco Comercial dos Açores (1989-1990). Ingressou, de seguida, na Unicre – IFIC, onde desempenhou, sucessivamente, os cargos de Diretor, Diretor-Geral Adjunto, Diretor-Geral e, entre 2002 e 2014, de Administrador Executivo.

Foi, em representação da Unicre, vogal dos Conselhos de Administração da Visa Portugal – Associação Nacional dos Operadores de Cartões Visa (2004-2008), e da Paywatch – Serviços Integrados de Segurança em Pagamentos, S. A, e gerente da Consulprest, Lda (1992-2003) e da Equiprest, Lda (1995-2005).

Cumulativamente, na Visa Europe, foi membro do Products and Marketing Advisers Committee (1992-2003), e do Acquirers Forum (1999-2004).

Lecionou cursos breves, inter alia, sobre migrações e sobre economia digital, no Instituto Nacional de Administração, e sobre meios de pagamento, na Universidade de Saratov (Rússia) e nos Institutos de Formação Bancária de Portugal e de Angola.

No campo da investigação científica, foi membro da Direção do CEDEP – Centro de Estudos de Economia Internacional, desde 1978 a 2009, e realizou trabalhos sobre movimentação internacional da mão-de-obra, para o INIC, Fundação Volkswagen (RFA), Royal Economic Society (UK) e Comité de Cooperação Técnica da OCDE.

Publicou diversos trabalhos científicos em Portugal, RFA, EUA e Canadá (nomeadamente, Breitenbach Publishers, International Migration Review, University of Ottawa Press, McGraw-Hill e Edições Colibri). Foi Consultor da Galileu – Revista de Economia e Direito.

Membro fundador do Club of Geneva (desde 2018), associação não lucrativa, constituída ao abrigo da lei suiça, reunindo membros de várias nacionalidades, cuja finalidade é o estudo de problemas geopolíticos e sociais do mundo contemporâneo, de modo neutral e imparcial.