Gestão do Desporto

Diário da República, 2.ª série — N.º 26 — 06 de fevereiro de 2023

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 04-Economia
  • 09-Geografia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Documentos

A Licenciatura em Gestão do Desporto é uma aposta estratégica que vem reforçar o posicionamento da Universidade Autónoma de Lisboa e do Departamento em Ciências Económicas e Empresariais. Das várias licenciaturas existentes no Departamento de Ciências Económicas e Empresarias a Licenciatura em Gestão do Desporto complementa a oferta formativa nas áreas da Gestão. A motivação para a sua criação deveu-se ao grau de empregabilidade dos ex-alunos das licenciaturas em Gestão, bem como o retorno dos seus empregadores.

A Licenciatura em Gestão do Desporto apresenta um Plano Curricular exigente com duas áreas científicas dominantes, Gestão e Desporto, permitindo alicerces fortes em ambas as áreas científicas, que em comparação com ciclos de estudos análogos, existentes em instituições de referências em território nacional e internacional, permitirão aos alunos da Autónoma facilidade de integração profissional e continuidade na sua formação.

Os alunos da Licenciatura em Gestão do Desporto terão a oportunidade de contactar diretamente com organizações de desporto parceiras, nacionais e estrangeiras, in loco através de visitas de estudo, trabalhos de campo, casos práticos e demais trabalhos que lhes permitirão em cada ano aproximarem-se da realidade profissional, fomentando a construção do seu networking. Pretende-se que os alunos adquiram competências gerais e especificas às áreas da gestão e do desporto, aprofundando os conhecimentos científicos e técnicas próprias a estas áreas científicas, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares em gestão do desporto, estimulando a capacidade de criação do próprio negócio em gestão do desporto e promovendo a autonomia e maturidade na aquisição de novos conhecimentos e interesse e gosto pelo estudo e aprendizagem autónoma ao longo da vida.

O nosso compromisso é formar alunos com competências técnicas, comportamentais e concetuais para que em equipa consigamos estimular à concretização dos projetos de vida dos nossos alunos.

    Plano Curricular

    - Vera Pedragosa

    • Conhecer a principal terminologia de gestão;
    • Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
    • Identificar e compreender os modelos organizacionais;
    • Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
    • Dominar os indicadores de controlo e de desempenho;
    • Realizar análise crítica de estudo de casos.

    Matemática I
    6 ECTS

    - António José Gonçalves

    • Rever e consolidar o estudo completo de funções reais de variável real e o cálculo diferencial em R;
    • Aprender cálculo diferencial e integral, e os seus teoremas fundamentais;
    • Desenvolver o rigor na formulação oral e escrita de raciocínio lógico-matemático;
    • Capacidade de relacionar o formalismo matemático com as notações utilizadas nas Unidades Curriculares de Gestão do Desporto e às suas aplicações;
    • Desenvolver a autonomia, responsabilidade e método de estudo em matemática e originalidade na resolução de problemas de maior grau de dificuldade.

    - Luís Alves Rita

    • Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam ler e interpretar demonstrações financeiras;
    • Assimilar a importância económico-social da contabilidade, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão Desportiva;
    • Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos que a regulam;
    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio.

    - Laurianne de Carvalho

    • Conhecer os fenómenos associados à génese do Desporto e Atividade Física;
    • Compreender a evolução e diversidade do Desporto e Atividade Física na sua cronologia;
    • Conhecer as referências individuais e de massas para a prática de Desporto e Actividade Física da atualidade;
    • Desenvolver um pensamento crítico sobre os principais fenómenos desportivos atuais e populações praticantes;
    • Metodologia científica de preparação de recensões segundo as normas APA;
    • Desenvolver um estudo exploratório sobre tendências/casos de prática no Desporto e Atividade Física.

    - Alexandre Mestre

    • Conhecer os fenómenos associados à génese do Desporto e Atividade Física;
    • Compreender a evolução e diversidade do Desporto e Atividade Física na sua cronologia;
    • Conhecer as referências individuais e de massas para a prática de Desporto e Actividade Física da atualidade;
    • Desenvolver um pensamento crítico sobre os principais fenómenos desportivos atuais e populações praticantes;
    • Metodologia científica de preparação de recensões segundo as normas APA;
    • Desenvolver um estudo exploratório sobre tendências/casos de prática no Desporto e Atividade Física.

    - António José Gonçalves

    • Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    • Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    • Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    • Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    • Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Pedro Pires Lima

    • Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
    • Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
    • Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
    • Efetuar a equivalência de capitais;
    • Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
    • Elaborar quadros de amortização de empréstimos.

    - Paulo Malico

    • Uma compreensão mais aprofundada da forma como o contexto social afeta o fenómeno desportivo;
    • Da especificidade desse mesmo fenómeno no quadro das sociedades contemporâneas e, em particular, no espaço social português;
    • A aquisição desses conceitos deverá, por outro lado, estar associada ao desenvolvimento de:
      • competências de análise crítica, fundamentais em contextos sociais marcados pela mudança constante, pela incerteza e pela extensão das interdependências a uma escala global;
      • um conhecimento mais detalhado sobre o estado atual do campo desportivo português.

    - Paulo Malico

    • Dominar as principais teorias da psicologia do desporto;
    • Utilizar ferramentas de gestão específicas da psicologia do desporto;
    • Procurar investigação empírica atualizada e relevante no campo da psicologia do desporto;
    • Utilizar o espírito crítico através do aprofundamento da leitura específica da área, como artigos científicos, entre outros;
    • Refletir sobre os limites de intervenção da psicologia do desporto para não-psicólogos.

    - Valter Pinheiro

    • Conhecer as organizações e grupos de interesse que configuram o sistema desportivo em Portugal e compreender o seu papel no funcionamento desse sistema;
    • Conhecer as principais organizações internacionais e o seu papel na ordem desportiva internacional e a sua influência na organização nacional;
    • Conhecer as políticas públicas desportivas e obter alguma competência conceptual e operacional neste domínio;
    • Entender a importância do modelo de governo das organizações desportivas;
    • Estimular o sentido crítico e criativo na compreensão das realidades associadas à organização e funcionamento do sistema desportivo;
    • Estimular o interesse pela investigação e aprofundamento de temas relacionados com a organização e gestão do desporto.

    - Ana Barbosa

    • Transmitir conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
    • Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
    • Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
    • Transmitir os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
    • Preparar os alunos para análises críticas e científicas dos problemas da vida empresarial;
    • Estudar aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
    • Desenvolver capacidade de formulação de análises para a tomada de decisão empresarial.

    - Cristina Nunes

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Aprender a aplicar métodos estatísticos a problemas da área da gestão e interpretar resultados;
    • Efetuar uma análise crítica de resultados;
    • Conhecer métodos de estatística descritiva;
    • Conhecer métodos de inferência estatística;
    • Utilizar o Excel como ferramenta para aplicação dos métodos aprendidos a situações reais.

    - Sandra Ribeiro

    • Introduzir o estudante no âmbito da Economia como disciplina científica com o fim de compreender como atuam consumidores e produtores;
    • Compreender o funcionamento dos mercados;
    • Adquirir conhecimentos básicos de micro e macroeconomia, de modo a facilitar a compreensão da economia no seu conjunto;
    • Compreender a análise económica do direito.

    - Marcos Ferasso

    • Analisar e discutir as causas e consequências dos comportamentos (dis)funcionais das pessoas nas organizações, incluindo a análise comparativa de diferentes modelos estruturais e suas implicações para a satisfação e produtividade das pessoas;
    • Adquirir uma compreensão teórica das variáveis organizacionais críticas para explicar o comportamento humano nas organizações;
    • Dominar e aplicar eficazmente os principais construtos e ferramentas de análise organizacional;
    • Compreender as dinâmicas dos grupos em contexto organizacional, sabendo interpretar e distinguir as diferenças entre os conceitos de Grupo e Equipa, bem como Liderança e Gestão;
    • Desenvolver uma perspectiva integrada das relações entre as pessoas e a competitividade das organizações;
    • Desenvolver o raciocínio crítico na análise dos processos e demais fenómenos organizacionais no contexto específico do desporto.

    - Cristina Nunes

    • Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
    • Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
    • Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho;
    • Utilizar o Excel como ferramenta para aplicação dos métodos aprendidos a situações reais.

    - Vera Pedragosa

    • Identificação das bases gerais do marketing;
    • Aplicação das bases do marketing ao desporto: administração pública, organizações privadas com fins lucrativos e organizações privadas sem fins lucrativos;
    • Identificação de diferentes estudos para a recolha de informação de diferentes intervenientes no mercado desportivo;
    • Conhecimento dos diferentes comportamentos de consumo e a produção de produtos e serviços no desporto;
    • Formular estratégicas de segmentação e de posicionamento com base no estudo do mercado geral e específico do desporto;
    • Compreender e aplicar diferentes estratégias de marketing-mix no desporto e na sua especificidade a estratégia dos patrocínios;
    • Compreender o conceito de marca e a sua importância no contexto desportivo;
    • Identificar os conceitos de qualidade e satisfação na ótica da produção e utilização de produtos e serviços desportivos;
    • Elaboração de um plano de marketing estimulando o trabalho de equipa e o interesse pela investigação.

    - Renato Leite

    • Esclarecer os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos e o papel da mesma no âmbito da gestão global da organização;
    • Evidenciar as grandes áreas técnicas de intervenção de um gestor de recursos humanos;
    • Esboçar políticas de gestão do capital humano;
    • Desenvolver as principais temáticas no âmbito da gestão de recursos humanos aplicadas a organizações em Portugal.

    - Carlos Alves Pereira

    • Promover o trabalho do estudante no sentido de alcançar e integrar conhecimentos básicos do papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
    • Apresentar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais como contribuição decisiva para a formulação, implementação e controlo estratégico;
    • Apresentar a visão histórica, evolutiva, analítica e estratégica do conceito de Informática apresentando a especificidade das suas actividades e técnicas no domínio da Gestão.

    - Paulo Ventura

    • Adquirir a teoria e metodologia adequada ao conhecimento e crítica do saber económico aplicado ao desporto;
    • Identificar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes à realidade desportiva portuguesa;
    • Desenvolver técnicas, atitudes e comportamentos alicerçados nas capacidades de aprendizagem;
    • Conhecer os fundamentos económicos dos mercados desportivos.

    - Carlos Alves Pereira

    • Conceber, analisar e avaliar projetos no contexto do sistema desportivo;
    • Conhecer os principais conceitos de gestão de projetos e de que forma se contextualizam nos diferentes setores do sistema desportivo;
    • Identificar quais os stakeholders chave nos principais setores do sistema desportivo;
    • Conhecer as principais metodologias de planeamento em gestão de projetos;
    • Compreender e utilizar metodologias de monitorização de gestão de projetos;
    • Utilizar as ferramentas informáticas disponíveis para apoio ao planeamento e gestão de projetos.

    - Paulo Ventura

    • Compreender a influência da filosofia política dos diferentes regimes sobre as conceções de educação física e desporto;
    • Caraterizar a intervenção pública no desporto em Portugal e no mundo;
    • Compreender a relevância do tempo livre, do desporto e qualidade de vida dos cidadãos /munícipes para o fomento das políticas públicas desportivas;
    • Dominar as incumbências legais do serviço público com base na legislação vigente;
    • Conhecer os fatores e estratégias de desenvolvimento desportivo ao nível central e autárquico;
    • Refletir e realizar uma análise crítica sobre as políticas públicas de desenvolvimento desportivo.

    - Paulo Ventura

    • Adquirir os conhecimentos ao domínio das técnicas mais relevantes na área da Organização e Gestão de Eventos;
    • Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando técnicas de gestão de projetos;
    • Dominar as diversas áreas de desenvolvimento de um Evento e respectivos fatores críticos;
    • Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional;
    • Dominar os indicadores de controlo e avaliação;
    • Realizar análise crítica de estudo de casos.

    Finanças I
    6 ECTS

    - Lucas Avezum

    • Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros de capitais na economia, e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organizam e como funcionam. Pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados financeiros;
    • Providenciar os principais princípios, conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada das decisões de afectação de recursos dos investidores abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e da estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco e retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.

    - Paulo Ventura

    • Compreender a relevância do ato de gestão dos espaços desportivos na satisfação das necessidades desportivas dos cidadãos;
    • Conhecer a terminologia básica e a classificação das instalações e espaços desportivos;
    • Dominar os critérios inerentes à implementação de instalações desportivas e espaços complementares;
    • Compreender a relevância do conforto das instalações desportivas para a qualidade dos serviços prestados;
    • Adquirir competências de gestão dos espaços e instalações desportivas;
    • Refletir e realizar uma análise crítica sobre o impacto dos atos de gestão desportiva na sociedade.

    - Paulo Ventura

    • Identificar os diferentes tipos de empreendedorismo;
    • Conceber o empreendedorismo como uma opção de careira gerando riqueza pessoal, nacional e internacional;
    • Despoletar ideias e identificar oportunidades, em diversos contextos económicos, sociais ou culturais;
    • Conceber o empreendedorismo como um processo criativo e inovador;
    • Identificar diferentes formas de financiamento;
    • Identificar e estruturar um plano de negócios;
    • Realizar estudos de viabilidade do negócio;
    • Interpretar economicamente e financeiramente um plano de negócios;
    • Realizar estudos de avaliação de um plano de negócios.

    Fiscalidade
    6 ECTS

    - José Brito Almas

    1. Conhecer os aspetos estruturais dos três principais impostos do sistema fiscal, IVA, IRS e IRC, e a sua relação com a gestão de entidades desportivas;
    2. Munir os discentes de conhecimentos fundamentais no domínio da fiscalidade empresarial, designadamente: principais aspetos caraterizadores do sistema fiscal português; principais noções e regras estabelecidos na Lei Geral Tributária; aspetos teóricos e práticos relativos aos impostos sobre o rendimento numa perspetiva empresarial; princípios inerentes à tributação do consumo, designadamente, imposto sobre o valor acrescentado;
    3. Compreender a importância da fiscalidade nas atividades empresariais, designadamente nas de âmbito desportivo.

    - Vera Pedragosa

    A Licenciatura possui a duração de três anos distribuídos por seis semestres, dos quais o penúltimo é ocupado, durante 250 horas, com um estágio curricular numa organização do desporto parceira. Os objetivos são que o estágio possibilite aos alunos, a aplicação dos conhecimentos e das técnicas no domínio do desporto e da sua gestão, adquiridas durante a licenciatura que o antecedeu, para que em situações reais os futuros profissionais possam não só aperfeiçoar o seu nível de conhecimentos bem como melhorar o padrão de desempenho.

    - Paulo Ventura

    • Compreender e refletir sobre a importância da moralidade, ética e deontologia numa perspetiva pessoal e profissional;
    • Distinguir os conceitos de ética, moralidade, lei e consciência à luz de um relativismo ético individual e cultural;
    • Identificar as teorias normativas fundamentais que contribuem para a compreensão articulada dos princípios da ética;
    • Conhecer e discutir as problemáticas conducentes à construção de uma ética individual e profissional;
    • Formular e saber utilizar os vários tipos de racionalidade ética e deontológica, identificando os elementos centrais, objectivos e critérios de formulação, desenvolvendo a capacidade de os aplicar no contexto do Desporto;
    • Desenvolver um olhar complexo, holístico e analítico, sobre a ética e a deontologia aplicada à Gestão das Organizações Desportivas;
    • Aplicar os princípios éticos orientadores da profissão de Gestor do Desporto.

    Finanças II
    6 ECTS

    - Pedro Pires Ribeiro

    • Providenciar uma sólida base de conhecimentos que promova a compreensão dos fundamentos, conceitos, princípios, modelos e outros instrumentos analíticos que servem de suporte à análise, modelização, preparação, estruturação e implementação das decisões financeiras das empresas;
    • Preparar para a intervenção na gestão das finanças da empresa utilizando as melhores práticas atualmente disponíveis;
    • O programa aborda a contextualização, os principais fundamentos conceptuais e questões estratégicas associadas à tomada das decisões financeiras empresariais; os temas do diagnóstico e do planeamento financeiro como instrumentos das finanças empresariais; e as decisões de financiamento, de estrutura de capital e de distribuição de cash-flow aos proprietários.

    António José Gonçalves

    Laurianne de Carvalho

    Pedro Pires Ribeiro

    Valter Pinheiro