Gestão do Desporto

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 04-Economia
  • 09-Geografia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais

A Licenciatura em Gestão do Desporto é uma aposta estratégica que vem reforçar o posicionamento da Universidade Autónoma de Lisboa e do Departamento em Ciências Económicas e Empresariais. Das várias licenciaturas existentes no Departamento de Ciências Económicas e Empresarias a Licenciatura em Gestão do Desporto complementa a oferta formativa nas áreas da Gestão. A motivação para a sua criação deveu-se ao grau de empregabilidade dos ex-alunos das licenciaturas em Gestão, bem como o retorno dos seus empregadores.

A Licenciatura em Gestão do Desporto apresenta um Plano Curricular exigente com duas áreas científicas dominantes, Gestão e Desporto, permitindo alicerces fortes em ambas as áreas científicas, que em comparação com ciclos de estudos análogos, existentes em instituições de referências em território nacional e internacional, permitirão aos alunos da Autónoma facilidade de integração profissional e continuidade na sua formação.

Os alunos da Licenciatura em Gestão do Desporto terão a oportunidade de contactar diretamente com organizações de desporto parceiras, nacionais e estrangeiras, in loco através de visitas de estudo, trabalhos de campo, casos práticos e demais trabalhos que lhes permitirão em cada ano aproximarem-se da realidade profissional, fomentando a construção do seu networking. Pretende-se que os alunos adquiram competências gerais e especificas às áreas da gestão e do desporto, aprofundando os conhecimentos científicos e técnicas próprias a estas áreas científicas, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares em gestão do desporto, estimulando a capacidade de criação do próprio negócio em gestão do desporto e promovendo a autonomia e maturidade na aquisição de novos conhecimentos e interesse e gosto pelo estudo e aprendizagem autónoma ao longo da vida.

O nosso compromisso é formar alunos com competências técnicas, comportamentais e concetuais para que em equipa consigamos estimular à concretização dos projetos de vida dos nossos alunos.

Esta licenciatura está abrangida pela Campanha “Seleção gradUAL”.

Plano Curricular

  1. Conhecer os fenómenos associados à génese do Desporto e Atividade Física;
  2. Compreender a evolução e diversidade do Desporto e Atividade Física na sua cronologia;
  3. Conhecer as referências individuais e de massas para a prática de Desporto e Actividade Física da atualidade;
  4. Desenvolver um pensamento crítico sobre os principais fenómenos desportivos atuais e populações praticantes;
  5. Metodologia científica de preparação de recensões segundo as normas APA;
  6. Desenvolver um estudo exploratório sobre tendências/casos de prática no Desporto e Atividade Física.

  1. Conhecer de forma introdutória, o que é o Direito; o que são normas jurídicas e como estas se relacionam entre si; qual a metodologia para determinar as normas jurídicas aplicáveis; como e se interpretam e aplicam (no tempo e no espaço) as normas jurídicas (internas e internacionais);
  2. Aquisição de terminologia jurídica e da habituação a empreender um raciocínio jurídico, visa-se que o aluno, perante um caso concreto, saiba se e em que termos o Direito é chamado a intervir, na sociedade;
  3. Introdução do binómio Direito – Gestão, para identificar os fundamentos e as explicitações da aplicação do Direito à realidade de um futuro “Gestor do Desporto”.

  1. Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam ler e interpretar demonstrações financeiras;
  2. Assimilar a importância económico-social da contabilidade, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão Desportiva;
  3. Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos que a regulam;
  4. Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas;
  5. Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
  6. Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio.

  1. Rever e consolidar o estudo completo de funções reais de variável real e o cálculo diferencial em R;
  2. Aprender cálculo diferencial e integral, e os seus teoremas fundamentais;
  3. Desenvolver o rigor na formulação oral e escrita de raciocínio lógico-matemático;
  4. Capacidade de relacionar o formalismo matemático com as notações utilizadas nas Unidades Curriculares de Gestão do Desporto e às suas aplicações;
  5. Desenvolver a autonomia, responsabilidade e método de estudo em matemática e originalidade na resolução de problemas de maior grau de dificuldade.

  1. Conhecer a principal terminologia de gestão;
  2. Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
  3. Identificar e compreender os modelos organizacionais;
  4. Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
  5. Dominar os indicadores de controlo e de desempenho;
  6. Realizar análise crítica de estudo de casos.

  1. Conhecer as organizações e grupos de interesse que configuram o sistema desportivo em Portugal e compreender o seu papel no funcionamento desse sistema;
  2. Conhecer as principais organizações internacionais e o seu papel na ordem desportiva internacional e a sua influência na organização nacional;
  3. Conhecer as políticas públicas desportivas e obter alguma competência conceptual e operacional neste domínio;
  4. Entender a importância do modelo de governo das organizações desportivas;
  5. Estimular o sentido crítico e criativo na compreensão das realidades associadas à organização e funcionamento do sistema desportivo;
  6. Estimular o interesse pela investigação e aprofundamento de temas relacionados com a organização e gestão do desporto.

No seguimento da UC precedente, pretende-se:

1. Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
2. Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
3. Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
4. Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

  1. Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
  2. Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
  3. Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
  4. Efetuar a equivalência de capitais;
  5. Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
  6. Elaborar quadros de amortização de empréstimos.

  1. Uma compreensão mais aprofundada da forma como o contexto social afeta o fenómeno desportivo;
  2. Da especificidade desse mesmo fenómeno no quadro das sociedades contemporâneas e, em particular, no espaço social português;
  3. A aquisição desses conceitos deverá, por outro lado, estar associada ao desenvolvimento de:
    • competências de análise crítica, fundamentais em contextos sociais marcados pela mudança constante, pela incerteza e pela extensão das interdependências a uma escala global;
    • um conhecimento mais detalhado sobre o estado atual do campo desportivo português.

  1. Proporcionar a introdução ao estudo do Direito do Desporto, enquanto ordenamento jurídico autónomo;
  2. Procurar identificar, desenvolver e exemplificar os fundamentos do Direito Desportivo, numa ótica ajustada a estudos não jurídicos, ou seja, a estudantes de um curso que não é o Direito.

  1. Dominar as principais teorias da psicologia do desporto;
  2. Utilizar ferramentas de gestão específicas da psicologia do desporto;
  3. Procurar investigação empírica atualizada e relevante no campo da psicologia do desporto;
  4. Utilizar o espírito crítico através do aprofundamento da leitura específica da área, como artigos científicos, entre outros;
  5. Refletir sobre os limites de intervenção da psicologia do desporto para não-psicólogos.

  1. Transmitir conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
  2. Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
  3. Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
  4. Transmitir os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
  5. Preparar os alunos para análises críticas e científicas dos problemas da vida empresarial;
  6. Estudar aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
  7. Desenvolver capacidade de formulação de análises para a tomada de decisão empresarial.

  1. Utilizar e interpretar dados;
  2. Aprender a aplicar métodos estatísticos a problemas da área da gestão e interpretar resultados;
  3. Efetuar uma análise crítica de resultados;
  4. Conhecer métodos de estatística descritiva;
  5. Conhecer métodos de inferência estatística;
  6. Utilizar o Excel como ferramenta para aplicação dos métodos aprendidos a situações reais.

  1. Promover o trabalho do estudante no sentido de alcançar e integrar conhecimentos básicos do papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
  2. Apresentar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais como contribuição decisiva para a formulação, implementação e controlo estratégico;
  3. Apresentar a visão histórica, evolutiva, analítica e estratégica do conceito de Informática apresentando a especificidade das suas actividades e técnicas no domínio da Gestão.

  1. Introduzir o estudante no âmbito da Economia como disciplina científica com o fim de compreender como atuam consumidores e produtores;
  2. Compreender o funcionamento dos mercados;
  3. Adquirir conhecimentos básicos de micro e macroeconomia, de modo a facilitar a compreensão da economia no seu conjunto;
  4. Compreender a análise económica do direito.

  1. Analisar e discutir as causas e consequências dos comportamentos (dis)funcionais das pessoas nas organizações, incluindo a análise comparativa de diferentes modelos estruturais e suas implicações para a satisfação e produtividade das pessoas;
  2. Adquirir uma compreensão teórica das variáveis organizacionais críticas para explicar o comportamento humano nas organizações;
  3. Dominar e aplicar eficazmente os principais construtos e ferramentas de análise organizacional;
  4. Compreender as dinâmicas dos grupos em contexto organizacional, sabendo interpretar e distinguir as diferenças entre os conceitos de Grupo e Equipa, bem como Liderança e Gestão;
  5. Desenvolver uma perspectiva integrada das relações entre as pessoas e a competitividade das organizações;
  6. Desenvolver o raciocínio crítico na análise dos processos e demais fenómenos organizacionais no contexto específico do desporto.

  1. Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
  2. Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
  3. Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho;
  4. Utilizar o Excel como ferramenta para aplicação dos métodos aprendidos a situações reais.

  1. Identificação das bases gerais do marketing;
  2. Aplicação das bases do marketing ao desporto: administração pública, organizações privadas com fins lucrativos e organizações privadas sem fins lucrativos;
  3. Identificação de diferentes estudos para a recolha de informação de diferentes intervenientes no mercado desportivo;
  4. Conhecimento dos diferentes comportamentos de consumo e a produção de produtos e serviços no desporto;
  5. Formular estratégicas de segmentação e de posicionamento com base no estudo do mercado geral e específico do desporto;
  6. Compreender e aplicar diferentes estratégias de marketing-mix no desporto e na sua especificidade a estratégia dos patrocínios;
  7. Compreender o conceito de marca e a sua importância no contexto desportivo;
  8. Identificar os conceitos de qualidade e satisfação na ótica da produção e utilização de produtos e serviços desportivos;
  9. Elaboração de um plano de marketing estimulando o trabalho de equipa e o interesse pela investigação.

Desenvolver as capacidades necessárias para a interpretação e implementação da gestão de recursos humanos a nível organizacional:

  1. Esclarecer os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos e o papel da mesma no âmbito da gestão global da organização;
  2. Evidenciar as grandes áreas técnicas de intervenção de um gestor de recursos humanos;
  3. Esboçar políticas de gestão do capital humano;
  4. Desenvolver as principais temáticas no âmbito da gestão de recursos humanos aplicadas a organizações em Portugal.

  1. Conhecer a principal terminologia das obrigações;
  2. Adquirir competências básicas de gestão de contratos: planear, organizar, negociar e contratar;
  3. Identificar e compreender os mecanismos de gestão de contratos;
  4. Compreender o papel das diferentes obrigações emergentes dos negócios jurídicos;
  5. Realizar análise crítica de estudo de casos.

  1. Adquirir a teoria e metodologia adequada ao conhecimento e crítica do saber económico aplicado ao desporto;
  2. Identificar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes à realidade desportiva portuguesa;
  3. Desenvolver técnicas, atitudes e comportamentos alicerçados nas capacidades de aprendizagem;
  4. Conhecer os fundamentos económicos dos mercados desportivos.

  1. Compreender a influência da filosofia política dos diferentes regimes sobre as conceções de educação física e desporto.
  2. Caraterizar a intervenção pública no desporto em Portugal e no mundo.
  3. Compreender a relevância do tempo livre, do desporto e qualidade de vida dos cidadãos /munícipes para o fomento das políticas públicas desportivas.
  4. Dominar as incumbências legais do serviço público com base na legislação vigente.
  5. Conhecer os fatores e estratégias de desenvolvimento desportivo ao nível central e autárquico.
  6. Refletir e realizar uma análise crítica sobre as políticas públicas de desenvolvimento desportivo.

  1. Adquirir os conhecimentos ao domínio das técnicas mais relevantes na área da Organização e Gestão de Eventos.
  2. Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando técnicas de gestão de projetos.
  3. Dominar as diversas áreas de desenvolvimento de um Evento e respectivos fatores críticos.
  4. Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional.
  5. Dominar os indicadores de controlo e avaliação.
  6. Realizar análise crítica de estudo de casos.

  1. Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros de capitais na economia, e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organizam e como funcionam. Pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados financeiros;
  2. Providenciar os principais princípios, conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada das decisões de afectação de recursos dos investidores abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e da estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco e retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.

  1. Conceber, analisar e avaliar projetos no contexto do sistema desportivo;
  2. Conhecer os principais conceitos de gestão de projetos e de que forma se contextualizam nos diferentes setores do sistema desportivo;
  3. Identificar quais os stakeholders chave nos principais setores do sistema desportivo;
  4. Conhecer as principais metodologias de planeamento em gestão de projetos;
  5. Compreender e utilizar metodologias de monitorização de gestão de projetos;
  6. Utilizar as ferramentas informáticas disponíveis para apoio ao planeamento e gestão de projetos.

  1. Adquirir os conhecimentos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações do setor público;
  2. Permitir que o aluno, de forma autónoma, desenvolva metodologias de sucesso, aplicando técnicas de design de serviços como base inovatória do conceito e respetivo plano de negócios;
  3. Adquirir conhecimento das mais recentes tecnologias de suporte aos processos de gestão das organizações desportivas. Desenvolver e consolidar técnicas que contribuam para o sucesso profissional;
  4. Análise crítica de estudo de casos.

  1. Compreender a relevância do ato de gestão dos espaços desportivos na satisfação das necessidades desportivas dos cidadãos;
  2. Conhecer a terminologia básica e a classificação das instalações e espaços desportivos;
  3. Dominar os critérios inerentes à implementação de instalações desportivas e espaços complementares;
  4. Compreender a relevância do conforto das instalações desportivas para a qualidade dos serviços prestados;
  5. Adquirir competências de gestão dos espaços e instalações desportivas;
  6. Refletir e realizar uma análise crítica sobre o impacto dos atos de gestão desportiva na sociedade.

  1. Providenciar uma sólida base de conhecimentos que promova a compreensão dos fundamentos, conceitos, princípios, modelos e outros instrumentos analíticos que servem de suporte à análise, modelização, preparação, estruturação e implementação das decisões financeiras das empresas;
  2. Preparar para a intervenção na gestão das finanças da empresa utilizando as melhores práticas atualmente disponíveis;
  3. O programa aborda a contextualização, os principais fundamentos conceptuais e questões estratégicas associadas à tomada das decisões financeiras empresariais; os temas do diagnóstico e do planeamento financeiro como instrumentos das finanças empresariais; e as decisões de financiamento, de estrutura de capital e de distribuição de cash-flow aos proprietários.

  1. Identificar os diferentes tipos de empreendedorismo;
  2. Conceber o empreendedorismo como uma opção de careira gerando riqueza pessoal, nacional e internacional;
  3. Despoletar ideias e identificar oportunidades, em diversos contextos económicos, sociais ou culturais;
  4. Conceber o empreendedorismo como um processo criativo e inovador;
  5. Identificar diferentes formas de financiamento;
  6. Identificar e estruturar um plano de negócios;
  7. Realizar estudos de viabilidade do negócio;
  8. Interpretar economicamente e financeiramente um plano de negócios;
  9. Realizar estudos de avaliação de um plano de negócios.

  1. Conhecer os aspetos estruturais dos três principais impostos do sistema fiscal, IVA, IRS e IRC, e a sua relação com a gestão de entidades desportivas;
  2. Munir os discentes de conhecimentos fundamentais no domínio da fiscalidade empresarial, designadamente: principais aspetos caraterizadores do sistema fiscal português; principais noções e regras estabelecidos na Lei Geral Tributária; aspetos teóricos e práticos relativos aos impostos sobre o rendimento numa perspetiva empresarial; princípios inerentes à tributação do consumo, designadamente, imposto sobre o valor acrescentado;
  3. Compreender a importância da fiscalidade nas atividades empresariais, designadamente nas de âmbito desportivo.

A Licenciatura possui a duração de três anos distribuídos por seis semestres, dos quais o penúltimo é ocupado, durante 250 horas, com um estágio curricular numa organização do desporto parceira. Os objetivos são que o estágio possibilite aos alunos, a aplicação dos conhecimentos e das técnicas no domínio do desporto e da sua gestão, adquiridas durante a licenciatura que o antecedeu, para que em situações reais os futuros profissionais possam não só aperfeiçoar o seu nível de conhecimentos bem como melhorar o padrão de desempenho.

  1. Compreender e refletir sobre a importância da moralidade, ética e deontologia numa perspetiva pessoal e profissional;
  2. Distinguir os conceitos de ética, moralidade, lei e consciência à luz de um relativismo ético individual e cultural;
  3. Identificar as teorias normativas fundamentais que contribuem para a compreensão articulada dos princípios da ética;
  4. Conhecer e discutir as problemáticas conducentes à construção de uma ética individual e profissional;
  5. Formular e saber utilizar os vários tipos de racionalidade ética e deontológica, identificando os elementos centrais, objectivos e critérios de formulação, desenvolvendo a capacidade de os aplicar no contexto do Desporto;
  6. Desenvolver um olhar complexo, holístico e analítico, sobre a ética e a deontologia aplicada à Gestão das Organizações Desportivas;
  7. Aplicar os princípios éticos orientadores da profissão de Gestor do Desporto.

Profª. Doutora Ana Maria Lourenço Quaresma

Prof. Doutor Arlindo Donário

Prof. Doutor Henrique Fiúza

Profª. Doutora Joana Farrajota

Prof. Doutor José Almas