Engenharia Informática e de Telecomunicações

Diário da República,  2ª série - N.17 - 24 de janeiro de 2018. Anúncio nº 13/2018

O Mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações (MEIT) foi concebido para proporcionar uma formação de elevada qualidade, com competências técnico-científicas e humanas de nível internacional, focando-se no mundo emergente, designadamente no contexto da 4ª Revolução Industrial, versando tópicos essenciais dos Sistemas e Tecnologias de Informação como Big Data, Internet das Coisas e 5G/6G, Cibersegurança, Robótica e Inteligência Artificial.
A era da Globalização e Automação são temas potenciados pela tecnologia, amplamente versados neste Mestrado, bem como as competências transversais como o pensamento crítico e analítico, o trabalho em equipa ou o trabalho em língua inglesa.
Sendo o MEIT abrangente, dependendo da motivação e das Unidades Curriculares (UC) optativas selecionadas (todos os semestres têm UC optativas), o estudante pode seguir a área da Informática ou a área das Telecomunicações, com docentes de ambas as áreas que funcionam como facilitadores do processo ensino-aprendizagem.
A estrutura curricular do Mestrado e os conteúdos programáticos foram definidos tendo em vista preparar os alunos para carreiras profissionais e académicas de sucesso a nível internacional, com inserção na era da Globalização.

A próxima edição deste mestrado será ministrado em língua inglesa.

    Plano Curricular

    - Laércio Júnior

    Esta unidade curricular aprofunda tópicos relevantes no desenvolvimento de aplicações Web e a sua aplicação no contexto atual do desenvolvimento de aplicações Web. Sendo esta uma disciplina eminentemente prática, procura-se que os alunos consigam:

    • Conhecer e saber usar a tipologia de arquiteturas mais usadas atualmente no contexto de aplicações Web.
    • Conhecer e saber usar tecnologias emergentes nesta área, no que diz respeito a cada uma das layers aplicacionais mais relevantes: i) Frontend, ii) Backend e iii) Data Layer.
    • Aplicar tais conceitos no desenvolvimento de uma aplicação concreta e suficientemente complexa para que compreendam a sofisticação envolvida no desenvolvimento de aplicações de grande escala.
    • Relacionem os diversos padrões de desenvolvimento leccionados, com linguagens ou tecnologias existentes no mercado de trabalho

    - Mário Marques Silva

    • Conhecimento dos principais aspetos relacionados com a mobilidade, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios.
    • Domínio dos temas candentes em redes (sistemas 3G, 4G, 5G, segurança, qualidade de serviço, etc.) e sistemas de posicionamento.
    • Capacidade para avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação sem fios, em particular das comunicações celulares 5G.
    • Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas redes sem fios.

    - Isabel Alvarez

    Esta unidade curricular visa:

    1. Dotar os alunos com os conhecimentos básicos sobre ética na computação
    2. Dotar os alunos com os conhecimentos de ética profissional em engenharia para o desenvolvimento dos sistemas de informação
    3. Analisar o impacto que a utilização desses sistemas e as novas tecnologias de informação e comunicação podem causar na sociedade.

    - Joaquim Cunha Viana

    • Estudar os níveis de vulnerabilidades dos sistemas de Rede e a possibilidade de soluções de segurança avançada.
    • Promover a aquisição integrada de conhecimentos aprofundados de mecanismos de proteção de sistemas de Rede, proporcionando uma compreensão analítica e estratégica da problemática da segurança de nível avançado.
    • Poder identificar e saber situações de alto risco e fontes de ameaças à segurança dos sistemas de Rede.
    • Saber detetar vulnerabilidades em sistemas de Rede.
    • Capacidade de escolha de soluções de proteção dos sistemas de rede, de acordo com critérios de segurança avançada.
    • Capacidade de gestão e configuração de mecanismos de segurança avançada em equipamentos de rede, em fluxos de distribuição e armazenamento de informação.

    - Adriana Fernandes

    Esta Unidade Curricular aborda algoritmos e metodologias para analisar grandes quantidades de dados, com diversas proveniências, e considerando diferentes escalas de análise temporal. Dar-se-á maior foco às técnicas de Map Reduce como ferramenta para a criação de algoritmos paralelos que podem processar grandes quantidades de dados. Em particular os objectivos da disciplina são:

    • Perceber a interdisciplinaridade e a natureza emergente da disciplina de Data Science e o enquadramento do Big Data nesse contexto;
    • Saber criar e explorar a possibilidade de uma plataforma de Map-reduce para implementação de algoritmos para minar grandes quantidades heterogéneas de dados;
    • Identificar resultados significativos, accionáveis e de negócio a partir da análise de dados em grande escala, com exemplos concretos.

    • Fornecer uma formação especializada sobre redes locais e pessoais de última geração, ministrando também uma revisão ao estado da arte destas redes;
    • Desenvolver competências no cálculo de endereçamento IPv6, bem como na abordagem das redes IPv6 em comparação com as redes IPv4;
    • Desenvolver competências técnicas e científicas na área dos sistemas embebidos, redes de sensores e atuadores sem fios;
    • Compreender o conceito de Internet of Things (IoT) e a sua aplicação no mundo real;
    • Projetar, desenvolver e aplicar soluções IoT end-to-end capazes de resolver problemas reais nas mais distintas áreas, tais como: saúde, ambiente ou cidades inteligentes.

    - Adriana Fernandes

    • Conhecimento dos principais aspetos relacionados com a mobilidade, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios.
    • Domínio dos temas candentes em redes (sistemas 3G, 4G, 5G, segurança, qualidade de serviço, etc.) e sistemas de posicionamento.
    • Capacidade para avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação sem fios, em particular das comunicações celulares 5G.
    • Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas redes sem fios.

    - António Garção Cabeças

    • Possibilitar o reconhecimento do valor do conceito do risco na elaboração de projetos informáticos;
    • Identificar as diferentes dimensões do risco, nomeadamente a dimensão tecnológica;
    • Proporcionar instrumentos de base para uma análise formal de risco e métodos adequados para gerir riscos em projetos informáticos.

     

    - Héctor Ascama

    • Fornecer formação especializada em Redes de Transporte de Dados e Sistemas de Telecomunicações;
    • Ministrar uma visão sobre arquiteturas de comunicações;
    • Ministrar uma visão sobre transmissão analógica e digital;
    • Ministrar uma visão crítica sobre redes MAN/WAN e as redes do futuro.

    - Marco Costa

    • Demonstrar, por escrito, o conhecimento das mais importantes questões e problemas em interfaces pessoa máquina;
    • Demonstrar uma compreensão da percepção e do comportamento humanos na análise das interações entre a pessoa e a tecnologia no dia-a-dia;
    • Usar metodologias e princípios estabelecidos do design para resolver problemas da interação pessoa máquina;
    • Adquirir confiança em lidar com diferentes perspectivas sobre interfaces pessoa máquina e a capacidade de aplicá-las aos problemas do seu design;
    • A capacidade de conceber, planear e executar análises de tarefas e estudos de performance do sistema a partir de uma perspectiva interface pessoa máquina. Apresentar os resultados de forma clara e eficaz;
    • Demonstrar consciência das atuais áreas de investigação, identificando e resumindo exemplos de progressos recentes.

    • Conhecimento dos principais aspetos relacionados com as comunicações via satélite (SATCOM), sistemas de geo-localização, de posicionamento e de captura de imagens e vídeo, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios utilizadas neste meio.
    • Domínio dos tipos de órbitas utilizado em constelações satélite, e da análise física associada.
    • Conhecimento dos modelos de propagação associados às comunicações via satélite e análise de link budget.
    • Capacidade de avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação via satélite.
    • Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas comunicações via satélite.

    - Adriana Fernandes

    • Conhecer métodos de investigação;
    • Conhecer as diversas formas de comunicação científica;
    • Como identificar um tópico de investigação;
    • Realizar a pesquisa e a revisão da literatura;
    • Como desenvolver um plano de investigação;
    • Ferramentas de investigação;
    • Aprender a escrever um texto científico.

    - Inês de Almeida

    • Adquiram os conceitos fundamentais de Cloud Computing, cimentando o background necessário, bem como adquirindo a adequada terminlogia;
    • Adquiram competências na construção, utilização e gestão clouds (públicas e privadas).

    • Conhecimento dos principais fundamentos dos sistemas de comunicações móveis envolvendo múltiplas antenas (MIMO);
    • Capacidade de compreender as diferentes arquiteturas dos sistemas MIMO e relacioná-las com os seus objetivos específicos que passam pelo aumento de capacidade, multiplexagem ou enriquecimento da qualidade das comunicações;
    • Reconhecimento e análise crítica dos principais desafios colocados pelos sistemas MIMO quer no âmbito da interferência, quer no âmbito da complexidade inerente à sua implementação;
    • Implementação e desenho de transmissores e recetores adequados para canais móveis envolvendo sistemas MIMO;
    • Análise crítica da aplicabilidade dos recetores associados aos sistemas massive MIMO. Questões de implementação.

    - Gonçalo Valadão

    • Discutir temas candentes na área de Engenharia Informática, com foco na argumentação sustentada e suportada em paradigmas e metodologias adequados, bem como a abordagem a soluções tecnológicas;
    • Elaborar e estruturar uma proposta de trabalho de investigação ou de um trabalho de Projecto a realizar no contexto do Mestrado;
    • Realizar o trabalho proposto e apresentá-lo publicamente, em seminário.

    - Mário Marques Silva

    • Discutir temas candentes na área de Telecomunicações, com foco na argumentação sustentada e suportada em paradigmas e metodologias adequados, bem como a abordagem a soluções tecnológicas;
    • Elaborar e estruturar uma proposta de trabalho de investigação ou de um trabalho de Projecto a realizar no contexto do Mestrado;
    • Realizar o trabalho proposto e apresentá-lo publicamente, em seminário.

    • Os estudantes devem adquirir novas competências capazes de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, permitindo o estudo de problemas e a implementação de soluções no âmbito da Engenharia Informática e de Telecomunicações;
    • Os estudantes devem realizar um trabalho de investigação sobre um tema das áreas da Engenharia Informática ou das Telecomunicações com vista à elaboração de uma dissertação de Mestrado, ou um Trabalho de Projecto definido, ou ainda um Estágio curricular numa organização, que culmina com a apresentação pública da dissertação de Mestrado ou do relatório de Projecto ou Estágio.

    • Os estudantes devem adquirir novas competências capazes de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, permitindo o estudo de problemas e a implementação de soluções no âmbito da Engenharia Informática e de Telecomunicações;
    • Os estudantes devem realizar um trabalho de investigação sobre um tema das áreas da Engenharia Informática ou das Telecomunicações com vista à elaboração de uma dissertação de Mestrado, ou um Trabalho de Projecto definido, ou ainda um Estágio curricular numa organização, que culmina com a apresentação pública da dissertação de Mestrado ou do relatório de Projecto ou Estágio.