Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações

DR, 2ª Série, Nº 135, de 16 de julho de 2018, Anúncio nº 119/2018.

PROVAS DE INGRESSO

Cumulativamente as seguintes provas:

  • 19-Matemática A
  • 07-Física e Química

A Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações (LEET) proporciona formação avançada no domínio da Eletrotecnia, com particular orientação para a inserção da Eletrónica e das Redes e Telecomunicações nas empresas / organizações, contemplando ainda a aquisição de competências nas áreas complementares de produção e distribuição de Energia, Robótica e Computação.

A LEET tem como principais objetivos formar quadros com elevada competência técnica nos domínios da Eletrónica e Telecomunicações, na seleção de ferramentas e metodologias a utilizar no desenvolvimento destas tecnologias, na gestão do processo de desenvolvimento, na implementação e integração destas nas organizações, nas suas múltiplas vertentes, considerando a organização alargada e a sociedade atual.

A LEET pretende formar os agentes catalisadores da transformação das organizações, através de processos suportados nas novas tecnologias nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações.

A LEET é suportada em quatro linhas de investigação principais:

  • Processamento de Sinal para Sistemas de Telecomunicações
  • Internet of Things
  • Tecnologias do Mar
  • Veículos não tripulados

As várias parcerias do DCT, incluindo com a Academia Cisco, com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e com a empresa YDreams dão coerência a estas linhas de investigação principais.

O corpo docente da LEET apresenta um rácio de doutorados da ordem dos 90%, e experiência profissional alargada à indústria e a ambientes internacionais. Para além do Centro de Investigação em Tecnologias – Autonoma TechLab, os docentes da LEET apresentam ainda filiação a outros centros de investigação, nomeadamente ao Instituto de Telecomunicações, ao Centre for Computing and Social Responsibility [Reino Unido] e ao INESC-ID, entre outros.

D.R. Acreditado pela A3ES, em 02/06/2015.

    Plano Curricular

    - Inês de Almeida

    • Introduzir os computadores, as técnicas e metodologias da programação;
    • Introduzir o aluno à programação, em particular, no modelo imperativo;
    • Aprender a formalizar os problemas para os resolver com programação;
    • Iniciar a utilização prática da linguagem Python, praticando resolução de problemas e a codificação de algoritmos nesta linguagem.

    Matemática I
    6 ECTS

    - Joana de Matos

    • Consolidar os conteúdos pré-universitários e assegurar a transição para o nível de Matemática universitária;
    • Completar a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, nomeadamente através do Teorema Fundamental do Cálculo;
    • Alcançar um elevado grau de destreza com as funções trigonométricas, suas identidades fundamentais e técnicas de integração e de derivação;
    • Aprofundar as técnicas de análise complexa necessárias à electrotecnia.

    - Gonçalo Valadão

    • Introduzir os fundamentos e principais aplicações da matemática discreta, essenciais para a compreensão das ciências informáticas e da computação;
    • Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos destas matérias a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais fundamentados;
    • Desenvolver a capacidade de leitura, compreensão e construção de raciocínios matemáticos, com componentes de lógica e de prova consistentes;
    • Integrar métodos e tecnologias computacionais em contexto e desenvolver a capacidade de pensamento algorítmico para compreender e elaborar algoritmos.

    - Raúl Dionísio

    • Compreender a derivação das regras de análise de circuitos e dos principais componentes eléctricos e clectrónicos a partir das leis do electromagnetismo;
    • Compreender circuitos eléctricos analógicos básicos;
    • Analisar circuitos analógicos em regime AC;
    • Reconhecer a função de circuitos simples nas diversas áreas da Eng. Electrotécnica e de Computadores.

    - Joaquim Cunha Viana - Gelson Pembele

    • Familiarizar os alunos com os elementos básicos do desenvolvimento de circuitos digitais;
    • Análise e desenho de circuitos lógicos combinatórios e sequenciais;
    • Compreender a lógica digital ao nível das portas e da comutação, no âmbito dos circuitos combinatórios e sequenciais;
    • Ganhar experiência em ferramentas de desenho digital por computador.

    - Héctor Ascama

    • Compreender o sistema de produção, transporte e distribuição da energia elétrica:
      a) energia e potência;
      b) funcionamento do sistema elétrico trifásico;
      c) transporte e distribuição: a linha elétrica de energia;
      d) trânsito da energia, usando o modelo de corrente contínua;
      e) mecanismos de conversão eletromecânica da energia, da transferência de energia e da alteração
      dos níveis de tensão;
      f) caracterizar o sistema de energia elétrica nacional e configuração tarifária da energia elétrica em
      Portugal.

    - Laércio Júnior - Gelson Pembele

    • Compreender a arquitetura física e lógica de um computador, nomeadamente:
      a) a interação software – hardware;
      b) respetiva programação;
      c) avaliação de performance.

    Física
    6 ECTS

    - José Aleixo

    • Introduzir os conceitos e métodos fundamentais da Física, focando de forma integrada Mecânica, Termodinâmica e Electromagnetismo;
    • Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário sobre estas matérias da Física;
    • Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos da Física a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais da Física;
    • Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Física adquiridos na disciplina no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.

    - Joana de Matos

    • Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    • Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    • Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    • Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    • Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Gonçalo Valadão

    • Pretende-se que os alunos compreendam a estrutura de um sistema operativo e as suas relações com a memória principal;
    • Os alunos devem desenvolver competências que possibilitem explicar o funcionamento de um sistema operativo e compreender o seu papel na adopção de software e no funcionamento global dos computadores.

    - Joana de Matos

    Os Métodos Numéricos, integrada na área científica da Matemática, tem como principal objectivo a aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências que permitem a resolução numérica de problemas matemáticos, sendo que nesta Unidade Curricular será abordada a fundamentação teórica de cada matéria/capítulo, concretizada em algoritmos e posterior implementação prática em computador. Procura-se sensibilizar o aluno à modelação matemática, motivá-lo à criação de modelos matemáticos que representem os aspectos essenciais dos sistemas ou processos matemáticos e/ou físicos. Faz-se uma rápida apresentação de algum do software passível de utilização nos Métodos Numéricos, dando-se particular ênfase ao Excel, por si só, bem como suportado no VBA, ferramenta utilizada no desenvolvimento e resolução dos problemas.
    Definem-se os seguintes objectivos:

    • Reconhecer a modelação matemática como uma ferramenta de resolução de problemas aplicados à engenharia;
    • Conhecer diferentes formas de aproximação de resultados numéricos e conceitos chave sobre erros e precisão;
    • Reconhecer a aplicabilidade da série de Taylor na aplicação de métodos numéricos;
    • Utilização de métodos numéricos para a resolução de problemas de difícil resolução analítica.

    - Héctor Ascama

    Desenvolver a capacidade de entendimento qualitativo e quantitativo dos conceitos e métodos físico-matemáticos fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, numa abordagem progressiva de um nível introdutório a um nível intermédio, com introdução dos elementos necessários de Matemática e referência a aplicações tecnológicas relevantes.

    Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário e na UC Física no âmbito do Eletromagnetismo e da Ótica.

    Desenvolver a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, enquadrados no contexto geral da Física.

    Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Eletromagnetismo e Ótica adquiridos na UC no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.

    Eletrónica I
    6 ECTS

    - Raúl Dionísio

    • Compreender os fundamentos físicos por detrás da eletrónica de semicondutores, nomeadamente envolvendo díodos e transístores;
    • Ser capaz de analisar circuitos de eletrónica de semicondutores, analógicos e de lógica digital;
    • Conhecer os parâmetros de caracterização de cada circuito;
    • Dimensionar circuitos com BJT’s, nomeadamente circuitos amplificadores single-stage e diferenciais.

    - Héctor Ascama

    Fornecer aos alunos a preparação essencial para:

    • Descrever sinais no domínio do tempo (contínuo e discreto), compreender as suas transformações elementares bem como a operação de amostragem.
    • Representar sinais periódicos e não periódicos (contínuos e discretos) no domínio da frequência usando análise de Fourier.
    • Compreender os sistemas lineares, descrevendo-os quer no domínio do tempo quer no domínio da frequência.
    • Projetar e simular filtros digitais.

    - Mário Marques Silva

    • Proporcionar uma panorâmica geral e coerente sobre as arquiteturas de rede disponíveis;
    • Modelos de referência como o OSI e TCP/IP;
    • Conceitos básicos acerca de transmissão e comunicação de informação;
    • As arquiteturas analisadas serão ilustradas com a apresentação das tecnologias Ethernet, Token Ring, FDDI e exemplos práticos de construção de redes alargadas, utilizando hardware real e simuladores.

    - Joana de Matos

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Compreender o conceito de amostragem;
    • Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
    • Relacionar conceitos teóricos e práticos;
    • Efetuar uma análise crítica dos resultados.

    - Raúl Dionísio

    Proporcionar aos alunos a capacidade de entender sistemas mecânicos, pneumáticos e eletrónicos pelo aprofundamento dos conhecimentos de análise, projeto e simulação de sistemas de controlo automático.

    Definem-se os seguintes objectivos:

    • Domínio de conceitos fundamentais de sistemas lineares;
    • Domínio dos conceitos fundamentais de modelação na frequência;
    • Capacidade de caracterizar os sistemas pela resposta no tempo e na frequência;
    • Capacidade de realizar um controlador para sistemas lineares SISO.

    - Mário Marques Silva

    • Revisão sobre redes e continuação da sua aprendizagem, alinhado com os conteúdos ministrados em Redes e Comunicações;
    • Estudo de Redes MAN/WAN;
    • Proporcionar as competências necessárias à interligação de diversas redes locais, utilizando redes metropolitanas ou de área alargada, incluindo a definição dos Service Level Agreement necessários;
    • Proporcionar os conhecimentos, aptidões e as competências necessárias ao projeto de redes locais e de rede alargada, desde a fase de definição de requisitos, através às provas de aceitação.

    - Raúl Dionísio

    • interpretar e conceber circuitos e montagens realizadas com amplificadores operacionais;
    • interpretar as principais características dos circuitos eletrónicos ativos usando amplificadores operacionais, tais como filtros ativos, osciladores ou geradores de funções e circuitos amplificadores sintonizados;
    • projetar circuitos com realimentação e analisar a respetiva estabilidade.

    - José Aleixo

    • Obter competências na área das instalações de sistemas de energia eléctrica de baixa tensão;
    • Conhecimento de normas, regulamentos e técnicas aplicáveis a estes sistemas;
    • Conhecer as regras gerais associadas a riscos eléctricos, sua prevenção e proteção;
    • Conhecer, no terreno, o que são as redes e os equipamentos apresentados na teoria.

    - António Garção Cabeças - Adriana Fernandes

    • Compreensão do papel dos Projectos e da Gestão de Projectos nas organizações;
    • Familiarização com as principais ferramentas e técnicas utilizadas na Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem do standard de Gestão de Projectos baseada no PMBOK Guide;
    • Aprendizagem dos Grupos de Processos dos Projectos;
    • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento Chave da Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento de Suporte à Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem das técnicas de Planeamento, definição do âmbito dos Projectos e estimativa de custos;
    • Familiarização com o Earned Value Management;
    • Utilização do MS Project nas diferentes componentes de um projecto, fases, actividades, tarefas, sub-tarefas, milestones, restrições e calendários.

    - Héctor Ascama

    • Proporcionar uma visão detalhadas sobre os sistemas avançados de telecomunicações. Compreender conceitos avançados acerca de canais de transmissão e de propagação eletromagnética;
    • Compreender os vários tipos de sinais digitais e suas técnicas de transmissão utilizadas em sistemas avançados de telecomunicações;
    • Compreender os métodos de transmissão com antena única e múltiplas antenas;
    • Compreender as várias técnicas de deteção de sinais.

    - Mário Marques Silva - Laércio Júnior - Héctor Ascama - Adrian Dediu

    • Nesta Unidade Curricular desenvolve-se o Projecto de fim de curso, integrando conhecimentos e competências adquiridas no curso, ou complementando com outros estudos necessários;
    • Propõem-se alguns Projectos alinhados com as áreas de investigação em curso, proporcionando aos alunos algumas actividades de desenvolvimento/investigação aplicada;
    • Incentivam-se Projectos em colaboração com Empresas e outras Organizações, em particular a UAL, privilegiando a aplicação de novas tecnologias e de soluções inovadoras em experiência real de Projeto;
    • Nestes Projectos realizados em grupo, pretende-se que os alunos aprofundem e adquiram competências e experiência, realizando obrigatoriamente uma implementação prática no domínio estudado.

    - Raúl Dionísio

    • Compreender a organização do sistema de entradas/saídas de um sistema de computação e a sua programação;
    • Adquirir familiaridade com a arquitetura e programação de microcontroladores;
    • Conhecer a estrutura e a tecnologia dos principais periféricos e suas infraestruturas de interligação;
    • Compreender e utilizar microprocessadores/microcontroladores no contexto de sistemas reais.

    - Héctor Ascama

    • Revisão sobre os conceitos fundamentais de telecomunicações sem fios;
    • Conhecimento dos principais aspetos relacionados com a mobilidade, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios;
    • Domínio dos temas cadentes em redes (sistemas 3G, 4G, 5G, segurança, qualidade de serviço, etc.) e sistemas de posicionamento;
    • Capacidade para avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação sem fios, em particular das comunicações celulares 5G;
    • Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas redes sem fios.

    - Laércio Júnior

    • A aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências, relativas aos conhecimentos elementares de robótica;
    • Possuir conhecimentos básicos em Visão, Planeamento de Trajetórias, Sensores e Actuadores, Cinemática Direta e Inversa;
    • Ser capaz de construir um robô elementar;
    • Utilizar o Matlab como ferramenta para soluções de robótica.