PROVAS DE INGRESSO
Cumulativamente as seguintes provas:
- 19-Matemática A
- 07-Física e Química
Documentos
A Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações (LEET) proporciona formação avançada no domínio da Eletrotecnia, com particular orientação para a inserção da Eletrónica e das Redes e Telecomunicações nas empresas / organizações, contemplando ainda a aquisição de competências nas áreas complementares de produção e distribuição de Energia, Robótica e Computação.
A LEET tem como principais objetivos formar quadros com elevada competência técnica nos domínios da Eletrónica e Telecomunicações, na seleção de ferramentas e metodologias a utilizar no desenvolvimento destas tecnologias, na gestão do processo de desenvolvimento, na implementação e integração destas nas organizações, nas suas múltiplas vertentes, considerando a organização alargada e a sociedade atual.
A LEET pretende formar os agentes catalisadores da transformação das organizações, através de processos suportados nas novas tecnologias nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações.
A LEET é suportada em quatro linhas de investigação principais:
- Processamento de Sinal para Sistemas de Telecomunicações
- Internet of Things
- Tecnologias do Mar
- Veículos não tripulados
As várias parcerias do DCT, incluindo com a Academia Cisco, com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e com a empresa YDreams dão coerência a estas linhas de investigação principais.
O corpo docente da LEET apresenta um rácio de doutorados da ordem dos 90%, e experiência profissional alargada à indústria e a ambientes internacionais. Para além do Centro de Investigação em Tecnologias – Autonoma TechLab, os docentes da LEET apresentam ainda filiação a outros centros de investigação, nomeadamente ao Instituto de Telecomunicações, ao Centre for Computing and Social Responsibility [Reino Unido] e ao INESC-ID, entre outros.
D.R. Acreditado pela A3ES, em 02/06/2015.
Plano Curricular
Algoritmia e Programação
6 ECTS
• Introduzir os computadores, as técnicas e metodologias da programação;
• Introduzir o aluno à programação, em particular, no modelo imperativo;
• Aprender a formalizar os problemas para os resolver com programação;
• Iniciar a utilização prática da linguagem Python, praticando resolução de problemas e a codificação de algoritmos nesta linguagem.
Matemática I
6 ECTS
- Consolidar os conteúdos pré-universitários e assegurar a transição para o nível de Matemática universitária;
- Completar a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, nomeadamente através do Teorema Fundamental do Cálculo;
- Alcançar um elevado grau de destreza com as funções trigonométricas, suas identidades fundamentais e técnicas de integração e de derivação;
- Aprofundar as técnicas de análise complexa necessárias à electrotecnia.
• Introduzir os fundamentos e principais aplicações da matemática discreta, essenciais para a compreensão das ciências informáticas e da computação;
• Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos destas matérias a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais fundamentados;
• Desenvolver a capacidade de leitura, compreensão e construção de raciocínios matemáticos, com componentes de lógica e de prova consistentes;
• Integrar métodos e tecnologias computacionais em contexto e desenvolver a capacidade de pensamento algorítmico para compreender e elaborar algoritmos.
Análise de Circuitos
6 ECTS
- Compreender a derivação das regras de análise de circuitos e dos principais componentes eléctricos e clectrónicos a partir das leis do electromagnetismo;
- Compreender circuitos eléctricos analógicos básicos;
- Analisar circuitos analógicos em regime AC;
- Reconhecer a função de circuitos simples nas diversas áreas da Eng. Electrotécnica e de Computadores.
Sistemas Digitais
6 ECTS
• Familiarizar os alunos com os elementos básicos do desenvolvimento de circuitos digitais;
• Análise e desenho de circuitos lógicos combinatórios e sequenciais;
• Compreender a lógica digital ao nível das portas e da comutação, no âmbito dos circuitos combinatórios e sequenciais;
• Ganhar experiência em ferramentas de desenho digital por computador.
- Compreender o sistema de produção, transporte e distribuição da energia elétrica:
a) energia e potência;
b) funcionamento do sistema elétrico trifásico;
c) transporte e distribuição: a linha elétrica de energia;
d) trânsito da energia, usando o modelo de corrente contínua;
e) mecanismos de conversão eletromecânica da energia, da transferência de energia e da alteração
dos níveis de tensão;
f) caracterizar o sistema de energia elétrica nacional e configuração tarifária da energia elétrica em
Portugal.
Arquitetura de Computadores
6 ECTS
- Compreender a arquitetura física e lógica de um computador, nomeadamente:
a) a interação software – hardware;
b) respetiva programação;
c) avaliação de performance.
Física
6 ECTS
• Introduzir os conceitos e métodos fundamentais da Física, focando de forma integrada Mecânica, Termodinâmica e Electromagnetismo;
• Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário sobre estas matérias da Física;
• Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos da Física a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais da Física;
• Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Física adquiridos na disciplina no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.
Matemática II
6 ECTS
- Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
- Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
- Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
- Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
- Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.
Sistemas Operativos
6 ECTS
- Pretende-se que os alunos compreendam a estrutura de um sistema operativo e as suas relações com a memória principal;
- Os alunos devem desenvolver competências que possibilitem explicar o funcionamento de um sistema operativo e compreender o seu papel na adopção de software e no funcionamento global dos computadores.
Métodos Numéricos
6 ECTS
Os Métodos Numéricos, integrada na área científica da Matemática, tem como principal objectivo a aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências que permitem a resolução numérica de problemas matemáticos, sendo que nesta Unidade Curricular será abordada a fundamentação teórica de cada matéria/capítulo, concretizada em algoritmos e posterior implementação prática em computador. Procura-se sensibilizar o aluno à modelação matemática, motivá-lo à criação de modelos matemáticos que representem os aspectos essenciais dos sistemas ou processos matemáticos e/ou físicos. Faz-se uma rápida apresentação de algum do software passível de utilização nos Métodos Numéricos, dando-se particular ênfase ao Excel, por si só, bem como suportado no VBA, ferramenta utilizada no desenvolvimento e resolução dos problemas.
Definem-se os seguintes objectivos:
- Reconhecer a modelação matemática como uma ferramenta de resolução de problemas aplicados à engenharia;
- Conhecer diferentes formas de aproximação de resultados numéricos e conceitos chave sobre erros e precisão;
- Reconhecer a aplicabilidade da série de Taylor na aplicação de métodos numéricos;
- Utilização de métodos numéricos para a resolução de problemas de difícil resolução analítica.
Eletromagnetismo e Ótica
6 ECTS
Desenvolver a capacidade de entendimento qualitativo e quantitativo dos conceitos e métodos físico-matemáticos fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, numa abordagem progressiva de um nível introdutório a um nível intermédio, com introdução dos elementos necessários de Matemática e referência a aplicações tecnológicas relevantes.
Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário e na UC Física no âmbito do Eletromagnetismo e da Ótica.
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, enquadrados no contexto geral da Física.
Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Eletromagnetismo e Ótica adquiridos na UC no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.
Eletrónica I
6 ECTS
- Compreender os fundamentos físicos por detrás da eletrónica de semicondutores, nomeadamente envolvendo díodos e transístores;
- Ser capaz de analisar circuitos de eletrónica de semicondutores, analógicos e de lógica digital;
- Conhecer os parâmetros de caracterização de cada circuito;
- Dimensionar circuitos com BJT’s, nomeadamente circuitos amplificadores single-stage e diferenciais.
Fornecer aos alunos a preparação essencial para:
- Descrever sinais no domínio do tempo (contínuo e discreto), compreender as suas transformações elementares bem como a operação de amostragem.
- Representar sinais periódicos e não periódicos (contínuos e discretos) no domínio da frequência usando análise de Fourier.
- Compreender os sistemas lineares, descrevendo-os quer no domínio do tempo quer no domínio da frequência.
- Projetar e simular filtros digitais.
Redes e Comunicações
6 ECTS
- Proporcionar uma panorâmica geral e coerente sobre as arquiteturas de rede disponíveis;
- Modelos de referência como o OSI e TCP/IP;
- Conceitos básicos acerca de transmissão e comunicação de informação;
- As arquiteturas analisadas serão ilustradas com a apresentação das tecnologias Ethernet, Token Ring, FDDI e exemplos práticos de construção de redes alargadas, utilizando hardware real e simuladores.
Probabilidades e Estatística
6 ECTS
- Utilizar e interpretar dados;
- Compreender o conceito de amostragem;
- Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
- Relacionar conceitos teóricos e práticos;
- Efetuar uma análise crítica dos resultados.
Automação e Controlo
6 ECTS
Proporcionar aos alunos a capacidade de entender sistemas mecânicos, pneumáticos e eletrónicos pelo aprofundamento dos conhecimentos de análise, projeto e simulação de sistemas de controlo automático.
Definem-se os seguintes objectivos:
- Domínio de conceitos fundamentais de sistemas lineares;
- Domínio dos conceitos fundamentais de modelação na frequência;
- Capacidade de caracterizar os sistemas pela resposta no tempo e na frequência;
- Capacidade de realizar um controlador para sistemas lineares SISO.
- a) Proporcionar uma panorâmica geral sobre os sistemas de telecomunicações.
- b) Compreender os conceitos básicos acerca de canais de transmissão e modulações.
- c) Compreender as várias técnicas de modulação analógica em amplitude.
- d) Compreender as várias técnicas de modulação analógica em frequência.
Engenharia de Redes
6 ECTS
- Revisão sobre redes e continuação da sua aprendizagem, alinhado com os conteúdos ministrados em Redes e Comunicações;
- Estudo de Redes MAN/WAN;
- Proporcionar as competências necessárias à interligação de diversas redes locais, utilizando redes metropolitanas ou de área alargada, incluindo a definição dos Service Level Agreement necessários;
- Proporcionar os conhecimentos, aptidões e as competências necessárias ao projeto de redes locais e de rede alargada, desde a fase de definição de requisitos, através às provas de aceitação.
Eletrónica II
6 ECTS
• interpretar e conceber circuitos e montagens realizadas com amplificadores operacionais;
• interpretar as principais características dos circuitos eletrónicos ativos usando amplificadores operacionais, tais como filtros ativos, osciladores ou geradores de funções e circuitos amplificadores sintonizados;
• projetar circuitos com realimentação e analisar a respetiva estabilidade.
• Obter competências na área das instalações de sistemas de energia eléctrica de baixa tensão;
• Conhecimento de normas, regulamentos e técnicas aplicáveis a estes sistemas;
• Conhecer as regras gerais associadas a riscos eléctricos, sua prevenção e proteção;
• Conhecer, no terreno, o que são as redes e os equipamentos apresentados na teoria.
Gestão de Projetos
6 ECTS
• Compreensão do papel dos Projectos e da Gestão de Projectos nas organizações;
• Familiarização com as principais ferramentas e técnicas utilizadas na Gestão de Projectos;
• Aprendizagem do standard de Gestão de Projectos baseada no PMBOK Guide;
• Aprendizagem dos Grupos de Processos dos Projectos;
• Aprendizagem das Áreas de Conhecimento Chave da Gestão de Projectos;
• Aprendizagem das Áreas de Conhecimento de Suporte à Gestão de Projectos;
• Aprendizagem das técnicas de Planeamento, definição do âmbito dos Projectos e estimativa de custos;
• Familiarização com o Earned Value Management;
• Utilização do MS Project nas diferentes componentes de um projecto, fases, actividades, tarefas, sub-tarefas, milestones, restrições e calendários.
Inteligência Artificial
6 ECTS
- Tomada de decisões para resolução de problemas
- Resolução de problemas, agentes inteligentes.
- Resolução de problemas por procura em espaço de estados: procura não informada, informada, e com heurísticas.
- Problemas de satisfação de restrições: procura com retrocesso, procura local, estrutura de problemas.
- Representação do conhecimento e inferência em ambientes determinísticos.
- Aprendizagem
- Aprendizagem indutiva. Indução em árvores de decisão. Programas lógicos.
- Aprendizagem com base em instâncias.
- Aprendizagem estatística.
- Redes neuronais.
Sistemas de Telecomunicações
6 ECTS
• Proporcionar uma visão detalhadas sobre os sistemas avançados de telecomunicações. Compreender conceitos avançados acerca de canais de transmissão e de propagação eletromagnética;
• Compreender os vários tipos de sinais digitais e suas técnicas de transmissão utilizadas em sistemas avançados de telecomunicações;
• Compreender os métodos de transmissão com antena única e múltiplas antenas;
• Compreender as várias técnicas de deteção de sinais.
- i) Fornecer conhecimentos sobre os principais circuitos eletrónicos que compõe os transmissores e os
recetores num sistema de telecomunicações.
- ii) Dotar os alunos de capacidade para dimensionar circuitos eletrónicos associados às comunicações.
iii) Desenvolver competências sobre os principais problemas associados ao projeto de sistemas de
telecomunicações.
- iv) Projetar, desenvolver e implementar sistemas de telecomunicações utilizando ferramentas de software
defined radio (SDR).
Laboratório de Projecto
10 ECTS
• Nesta Unidade Curricular desenvolve-se o Projecto de fim de curso, integrando conhecimentos e competências adquiridas no curso, ou complementando com outros estudos necessários;
• Propõem-se alguns Projectos alinhados com as áreas de investigação em curso, proporcionando aos alunos algumas actividades de desenvolvimento/investigação aplicada;
• Incentivam-se Projectos em colaboração com Empresas e outras Organizações, em particular a UAL, privilegiando a aplicação de novas tecnologias e de soluções inovadoras em experiência real de Projeto;
• Nestes Projectos realizados em grupo, pretende-se que os alunos aprofundem e adquiram competências e experiência, realizando obrigatoriamente uma implementação prática no domínio estudado.
- Compreender a organização do sistema de entradas/saídas de um sistema de computação e a sua programação;
- Adquirir familiaridade com a arquitetura e programação de microcontroladores;
- Conhecer a estrutura e a tecnologia dos principais periféricos e suas infraestruturas de interligação;
- Compreender e utilizar microprocessadores/microcontroladores no contexto de sistemas reais.
Redes de Comunicações Móveis
5 ECTS
• Revisão sobre os conceitos fundamentais de telecomunicações sem fios;
• Conhecimento dos principais aspetos relacionados com a mobilidade, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios;
• Domínio dos temas cadentes em redes (sistemas 3G, 4G, 5G, segurança, qualidade de serviço, etc.) e sistemas de posicionamento;
• Capacidade para avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação sem fios, em particular das comunicações celulares 5G;
• Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas redes sem fios.
Sistemas de Robótica
5 ECTS
- A aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências, relativas aos conhecimentos elementares de robótica;
- Possuir conhecimentos básicos em Visão, Planeamento de Trajetórias, Sensores e Actuadores, Cinemática Direta e Inversa;
- Ser capaz de construir um robô elementar;
- Utilizar o Matlab como ferramenta para soluções de robótica.