Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações

DR, 2ª Série, Nº 135, de 16 de julho de 2018, Anúncio nº 119/2018.

PROVAS DE INGRESSO

Cumulativamente as seguintes provas:

  • 19-Matemática A
  • 07-Física e Química

Documentos

A Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações (LEET) proporciona formação avançada no domínio da Eletrotecnia, com particular orientação para a inserção da Eletrónica e das Redes e Telecomunicações nas empresas / organizações, contemplando ainda a aquisição de competências nas áreas complementares de produção e distribuição de Energia, Robótica e Computação.

A LEET tem como principais objetivos formar quadros com elevada competência técnica nos domínios da Eletrónica e Telecomunicações, na seleção de ferramentas e metodologias a utilizar no desenvolvimento destas tecnologias, na gestão do processo de desenvolvimento, na implementação e integração destas nas organizações, nas suas múltiplas vertentes, considerando a organização alargada e a sociedade atual.

A LEET pretende formar os agentes catalisadores da transformação das organizações, através de processos suportados nas novas tecnologias nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações.

A LEET é suportada em quatro linhas de investigação principais:

  • Processamento de Sinal para Sistemas de Telecomunicações
  • Internet of Things
  • Tecnologias do Mar
  • Veículos não tripulados

As várias parcerias do DCT, incluindo com a Academia Cisco, com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e com a empresa YDreams dão coerência a estas linhas de investigação principais.

O corpo docente da LEET apresenta um rácio de doutorados da ordem dos 90%, e experiência profissional alargada à indústria e a ambientes internacionais. Para além do Centro de Investigação em Tecnologias – Autonoma TechLab, os docentes da LEET apresentam ainda filiação a outros centros de investigação, nomeadamente ao Instituto de Telecomunicações, ao Centre for Computing and Social Responsibility [Reino Unido] e ao INESC-ID, entre outros.

D.R. Acreditado pela A3ES, em 02/06/2015.

    Plano Curricular

    - Inês de Almeida

    • Introduzir os computadores, as técnicas e metodologias da programação;
    • Introduzir o aluno à programação, em particular, no modelo imperativo;
    • Aprender a formalizar os problemas para os resolver com programação;
    • Iniciar a utilização prática da linguagem Python, praticando resolução de problemas e a codificação de algoritmos nesta linguagem.

    Matemática I
    6 ECTS

    - Joana de Matos

    • Consolidar os conteúdos pré-universitários e assegurar a transição para o nível de Matemática universitária;
    • Completar a aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, nomeadamente através do Teorema Fundamental do Cálculo;
    • Alcançar um elevado grau de destreza com as funções trigonométricas, suas identidades fundamentais e técnicas de integração e de derivação;
    • Aprofundar as técnicas de análise complexa necessárias à electrotecnia.

    - Gonçalo Valadão

    • Introduzir os fundamentos e principais aplicações da matemática discreta, essenciais para a compreensão das ciências informáticas e da computação;
    • Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos destas matérias a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais fundamentados;
    • Desenvolver a capacidade de leitura, compreensão e construção de raciocínios matemáticos, com componentes de lógica e de prova consistentes;
    • Integrar métodos e tecnologias computacionais em contexto e desenvolver a capacidade de pensamento algorítmico para compreender e elaborar algoritmos.

    - Raúl Dionísio

    • Compreender a derivação das regras de análise de circuitos e dos principais componentes eléctricos e clectrónicos a partir das leis do electromagnetismo;
    • Compreender circuitos eléctricos analógicos básicos;
    • Analisar circuitos analógicos em regime AC;
    • Reconhecer a função de circuitos simples nas diversas áreas da Eng. Electrotécnica e de Computadores.

    - Fernando Jorge Ribeiro Correia

    • Familiarizar os alunos com os elementos básicos do desenvolvimento de circuitos digitais;
    • Análise e desenho de circuitos lógicos combinatórios e sequenciais;
    • Compreender a lógica digital ao nível das portas e da comutação, no âmbito dos circuitos combinatórios e sequenciais;
    • Ganhar experiência em ferramentas de desenho digital por computador.

    - Héctor Ascama

    • Compreender o sistema de produção, transporte e distribuição da energia elétrica:
      a) energia e potência;
      b) funcionamento do sistema elétrico trifásico;
      c) transporte e distribuição: a linha elétrica de energia;
      d) trânsito da energia, usando o modelo de corrente contínua;
      e) mecanismos de conversão eletromecânica da energia, da transferência de energia e da alteração
      dos níveis de tensão;
      f) caracterizar o sistema de energia elétrica nacional e configuração tarifária da energia elétrica em
      Portugal.

    - Raúl Dionísio

    • Compreender a arquitetura física e lógica de um computador, nomeadamente:
      a) a interação software – hardware;
      b) respetiva programação;
      c) avaliação de performance.

    Física
    6 ECTS

    - José Aleixo - Fernando Jorge Ribeiro Correia

    • Introduzir os conceitos e métodos fundamentais da Física, focando de forma integrada Mecânica, Termodinâmica e Electromagnetismo;
    • Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário sobre estas matérias da Física;
    • Desenvolver a compreensão dos conceitos e métodos da Física a nível qualitativo e quantitativo, e a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais da Física;
    • Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Física adquiridos na disciplina no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.

    - Joana de Matos

    • Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    • Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    • Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    • Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    • Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Gonçalo Valadão

    • Pretende-se que os alunos compreendam a estrutura de um sistema operativo e as suas relações com a memória principal;
    • Os alunos devem desenvolver competências que possibilitem explicar o funcionamento de um sistema operativo e compreender o seu papel na adopção de software e no funcionamento global dos computadores.

    - Cristina Nunes

    Os Métodos Numéricos, integrada na área científica da Matemática, tem como principal objectivo a aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências que permitem a resolução numérica de problemas matemáticos, sendo que nesta Unidade Curricular será abordada a fundamentação teórica de cada matéria/capítulo, concretizada em algoritmos e posterior implementação prática em computador. Procura-se sensibilizar o aluno à modelação matemática, motivá-lo à criação de modelos matemáticos que representem os aspectos essenciais dos sistemas ou processos matemáticos e/ou físicos. Faz-se uma rápida apresentação de algum do software passível de utilização nos Métodos Numéricos, dando-se particular ênfase ao Excel, por si só, bem como suportado no VBA, ferramenta utilizada no desenvolvimento e resolução dos problemas.
    Definem-se os seguintes objectivos:

    • Reconhecer a modelação matemática como uma ferramenta de resolução de problemas aplicados à engenharia;
    • Conhecer diferentes formas de aproximação de resultados numéricos e conceitos chave sobre erros e precisão;
    • Reconhecer a aplicabilidade da série de Taylor na aplicação de métodos numéricos;
    • Utilização de métodos numéricos para a resolução de problemas de difícil resolução analítica.

    - Héctor Ascama

    Desenvolver a capacidade de entendimento qualitativo e quantitativo dos conceitos e métodos físico-matemáticos fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, numa abordagem progressiva de um nível introdutório a um nível intermédio, com introdução dos elementos necessários de Matemática e referência a aplicações tecnológicas relevantes.

    Consolidar e aprofundar os conhecimentos básicos adquiridos no Ensino Secundário e na UC Física no âmbito do Eletromagnetismo e da Ótica.

    Desenvolver a capacidade de resolução de problemas através de raciocínios sequenciais baseados nos princípios e leis fundamentais do Eletromagnetismo e da Ótica, enquadrados no contexto geral da Física.

    Desenvolver a capacidade de contextualização e aplicação dos conhecimentos de Eletromagnetismo e Ótica adquiridos na UC no âmbito do curso e de futuras atividades profissionais.

    Eletrónica I
    6 ECTS

    - Raúl Dionísio

    • Compreender os fundamentos físicos por detrás da eletrónica de semicondutores, nomeadamente envolvendo díodos e transístores;
    • Ser capaz de analisar circuitos de eletrónica de semicondutores, analógicos e de lógica digital;
    • Conhecer os parâmetros de caracterização de cada circuito;
    • Dimensionar circuitos com BJT’s, nomeadamente circuitos amplificadores single-stage e diferenciais.

    - Héctor Ascama

    Fornecer aos alunos a preparação essencial para:

    • Descrever sinais no domínio do tempo (contínuo e discreto), compreender as suas transformações elementares bem como a operação de amostragem.
    • Representar sinais periódicos e não periódicos (contínuos e discretos) no domínio da frequência usando análise de Fourier.
    • Compreender os sistemas lineares, descrevendo-os quer no domínio do tempo quer no domínio da frequência.
    • Projetar e simular filtros digitais.

    - Mário Marques Silva

    • Proporcionar uma panorâmica geral e coerente sobre as arquiteturas de rede disponíveis;
    • Modelos de referência como o OSI e TCP/IP;
    • Conceitos básicos acerca de transmissão e comunicação de informação;
    • As arquiteturas analisadas serão ilustradas com a apresentação das tecnologias Ethernet, Token Ring, FDDI e exemplos práticos de construção de redes alargadas, utilizando hardware real e simuladores.

    - Cristina Nunes

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Compreender o conceito de amostragem;
    • Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
    • Relacionar conceitos teóricos e práticos;
    • Efetuar uma análise crítica dos resultados.

    - Raúl Dionísio

    Proporcionar aos alunos a capacidade de entender sistemas mecânicos, pneumáticos e eletrónicos pelo aprofundamento dos conhecimentos de análise, projeto e simulação de sistemas de controlo automático.

    Definem-se os seguintes objectivos:

    • Domínio de conceitos fundamentais de sistemas lineares;
    • Domínio dos conceitos fundamentais de modelação na frequência;
    • Capacidade de caracterizar os sistemas pela resposta no tempo e na frequência;
    • Capacidade de realizar um controlador para sistemas lineares SISO.

    - José Aleixo

    1. a) Proporcionar uma panorâmica geral sobre os sistemas de telecomunicações.
    2. b) Compreender os conceitos básicos acerca de canais de transmissão e modulações.
    3. c) Compreender as várias técnicas de modulação analógica em amplitude.
    4. d) Compreender as várias técnicas de modulação analógica em frequência.

    - Mário Marques Silva

    • Revisão sobre redes e continuação da sua aprendizagem, alinhado com os conteúdos ministrados em Redes e Comunicações;
    • Estudo de Redes MAN/WAN;
    • Proporcionar as competências necessárias à interligação de diversas redes locais, utilizando redes metropolitanas ou de área alargada, incluindo a definição dos Service Level Agreement necessários;
    • Proporcionar os conhecimentos, aptidões e as competências necessárias ao projeto de redes locais e de rede alargada, desde a fase de definição de requisitos, através às provas de aceitação.

    - Raúl Dionísio

    • interpretar e conceber circuitos e montagens realizadas com amplificadores operacionais;
    • interpretar as principais características dos circuitos eletrónicos ativos usando amplificadores operacionais, tais como filtros ativos, osciladores ou geradores de funções e circuitos amplificadores sintonizados;
    • projetar circuitos com realimentação e analisar a respetiva estabilidade.

    - José Aleixo

    • Obter competências na área das instalações de sistemas de energia eléctrica de baixa tensão;
    • Conhecimento de normas, regulamentos e técnicas aplicáveis a estes sistemas;
    • Conhecer as regras gerais associadas a riscos eléctricos, sua prevenção e proteção;
    • Conhecer, no terreno, o que são as redes e os equipamentos apresentados na teoria.

    - José Pedro Martins de Matos

    • Compreensão do papel dos Projectos e da Gestão de Projectos nas organizações;
    • Familiarização com as principais ferramentas e técnicas utilizadas na Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem do standard de Gestão de Projectos baseada no PMBOK Guide;
    • Aprendizagem dos Grupos de Processos dos Projectos;
    • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento Chave da Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento de Suporte à Gestão de Projectos;
    • Aprendizagem das técnicas de Planeamento, definição do âmbito dos Projectos e estimativa de custos;
    • Familiarização com o Earned Value Management;
    • Utilização do MS Project nas diferentes componentes de um projecto, fases, actividades, tarefas, sub-tarefas, milestones, restrições e calendários.

    - Sérgio Ferreira

    1. Tomada de decisões para resolução de problemas
      • Resolução de problemas, agentes inteligentes.
      • Resolução de problemas por procura em espaço de estados: procura não informada, informada, e com heurísticas.
      • Problemas de satisfação de restrições: procura com retrocesso, procura local, estrutura de problemas.
      • Representação do conhecimento e inferência em ambientes determinísticos.
    2. Aprendizagem
      • Aprendizagem indutiva. Indução em árvores de decisão. Programas lógicos.
      • Aprendizagem com base em instâncias.
      • Aprendizagem estatística.
      • Redes neuronais.

    - Héctor Ascama

    • Proporcionar uma visão detalhadas sobre os sistemas avançados de telecomunicações. Compreender conceitos avançados acerca de canais de transmissão e de propagação eletromagnética;
    • Compreender os vários tipos de sinais digitais e suas técnicas de transmissão utilizadas em sistemas avançados de telecomunicações;
    • Compreender os métodos de transmissão com antena única e múltiplas antenas;
    • Compreender as várias técnicas de deteção de sinais.

    - Raúl Dionísio

    1. i) Fornecer conhecimentos sobre os principais circuitos eletrónicos que compõe os transmissores e os

    recetores num sistema de telecomunicações.

    1. ii) Dotar os alunos de capacidade para dimensionar circuitos eletrónicos associados às comunicações.

    iii) Desenvolver competências sobre os principais problemas associados ao projeto de sistemas de

    telecomunicações.

    1. iv) Projetar, desenvolver e implementar sistemas de telecomunicações utilizando ferramentas de software

    defined radio (SDR).

    - Mário Marques Silva - Laércio Júnior - Héctor Ascama - Adrian Dediu

    • Nesta Unidade Curricular desenvolve-se o Projecto de fim de curso, integrando conhecimentos e competências adquiridas no curso, ou complementando com outros estudos necessários;
    • Propõem-se alguns Projectos alinhados com as áreas de investigação em curso, proporcionando aos alunos algumas actividades de desenvolvimento/investigação aplicada;
    • Incentivam-se Projectos em colaboração com Empresas e outras Organizações, em particular a UAL, privilegiando a aplicação de novas tecnologias e de soluções inovadoras em experiência real de Projeto;
    • Nestes Projectos realizados em grupo, pretende-se que os alunos aprofundem e adquiram competências e experiência, realizando obrigatoriamente uma implementação prática no domínio estudado.

    - Raúl Dionísio

    • Compreender a organização do sistema de entradas/saídas de um sistema de computação e a sua programação;
    • Adquirir familiaridade com a arquitetura e programação de microcontroladores;
    • Conhecer a estrutura e a tecnologia dos principais periféricos e suas infraestruturas de interligação;
    • Compreender e utilizar microprocessadores/microcontroladores no contexto de sistemas reais.

    - Héctor Ascama

    • Revisão sobre os conceitos fundamentais de telecomunicações sem fios;
    • Conhecimento dos principais aspetos relacionados com a mobilidade, em particular das tecnologias e dos protocolos para as redes sem fios;
    • Domínio dos temas cadentes em redes (sistemas 3G, 4G, 5G, segurança, qualidade de serviço, etc.) e sistemas de posicionamento;
    • Capacidade para avaliação, desenho e desenvolvimento de novos produtos, protocolos e serviços de comunicação sem fios, em particular das comunicações celulares 5G;
    • Análise crítica das limitações atuais e dos desafios futuros nas redes sem fios.

    - Laércio Júnior

    • A aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências, relativas aos conhecimentos elementares de robótica;
    • Possuir conhecimentos básicos em Visão, Planeamento de Trajetórias, Sensores e Actuadores, Cinemática Direta e Inversa;
    • Ser capaz de construir um robô elementar;
    • Utilizar o Matlab como ferramenta para soluções de robótica.