CPLP concede Estatuto de Observador Consultivo à Universidade Autónoma de Lisboa

O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunido na sua XXVII Reunião Ordinária, em Luanda, no dia 3 de junho de 2022, decidiu atribuir à Universidade Autónoma Portuguesa a categoria de Observador Consultivo.

Adotado pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, na cidade da Praia, a 20 de julho de 2009, e alterado pela XXI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Brasília, a 31 de outubro de 2016, o estatuto de Observador Consultivo reconhece a importância das organizações das Sociedades Civis para a dinâmica do desenvolvimento da comunidade.

A atribuição da Categoria de Observador Consultivo à UAL é o resultado das diferentes iniciativas promovidas pelo curso de Relações Internacionais e pelo Observatório de Relações Exteriores, OBSERVARE, onde é editado o Anuário JANUS, que aborda a conjuntura internacional sob diferentes perspetivas, tendo tido por diversas vezes a comunidade CPLP, como objeto de estudo..

As conferências desenvolvidas pelo OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores, assim como todo o trabalho desenvolvido e publicado no Anuário JANUS, associadas às, também relevantes, ações levadas a cabo pelo Departamento de Direito, têm privilegiado a análise da realidade política, económica, social e diplomática dos países da organização. É com orgulho que a Universidade Autónoma de Lisboa recebe esta notícia.