UAL , Palácio dos Condes de Redondo – 18H30 às 20H00 com o Professor Doutor João Paulo Feijó
O trabalho em equipa é uma componente essencial das estratégias de ensino-aprendizagem baseadas na participação dos estudantes e na colaboração. O funcionamento eficaz de uma equipa requer a assunção de comportamentos de liderança por um ou mais dos seus membros, que terá tanto mais impacto quanto maiores forem as suas competências neste domínio.
Esta atividade pretende despertar os estudantes para aspetos fundamentais da liderança e corrigir possíveis preconceitos e ideias erróneas neste domínio. Adicionalmente, pretende habilitar os estudantes a assumir sempre que necessário um papel de liderança nas suas equipas de estudo para melhorar o seu desempenho e aproveitamento.
Projeto AMBIÇÃO – CAMPUS Autónoma/ESEJD. Workshop – Liderança e Trabalho de Equipa
Decorreu na UAL mais um Workshop de Liderança e Trabalho de Equipa, conduzido pelo Professor Doutor João Paulo Feijoo, dirigido ao 3º ano de Ciências da Comunicação, alunos da Professora Doutora Carmen Monereo, do pós-laboral.
No dia-a-dia, as organizações têm o seu trabalho baseado no trabalho de equipa, pois as tarefas que se têm de executar, são cada vez mais complexas e exigem o concurso de várias pessoas de várias especialidades que têm que trabalhar umas com as outras, ser eficazes, consumir o mínimo de recursos e alcançar mais depressa os resultados, sendo aqui onde o
líder joga o seu papel.
Foi utilizada a aplicação mentimeter.com, onde, em tempo real, os alunos escolhiam a resposta mais correta em relação às atitudes que um líder deve ter. O Modelo de Liderança Situacional foi apresentado com várias opções de liderança, dependendo da situação que a equipa enfrenta, baseando-se em dois fatores: na Competência em relação à Tarefa e na Motivação que existe na Relação entre os membros da equipa.
Também os seguidores liderados, podem ajudar na eficácia da equipa e do trabalho, que foi explicado através de respostas de escolha múltipla, do mentimeter.com, tendo sido, também, apresentados casos da vida real. Foram apresentadas as quatro qualidades do bom seguidor: a Proatividade, a Independência de espírito, a Lealdade e a Humildade. Também a segurança psicológica tem de estar presente, não sendo punido ou humilhado por exprimir as suas ideias, fazer perguntas, cometer erros resultantes de iniciativas bem-intencionadas e por assumir riscos sem ser criticado ou malvisto pelos colegas.
Foi explicada a distância de poder: numa hierarquia, quanto maior a distância de poder, maiores são as desigualdades, sendo o poder um estatuto onde se é servido pelas equipas. Já onde a distância de poder é menor, estabelece-se uma autoridade conquistada através do prestígio, justiça e reconhecimento, que presta um serviço e ajuda as equipas.
Mas o maior poder é o do elogio e reconhecimento, como validação e aprovação das nossas ações e competência, motivando o nosso comportamento para desempenhar bem as nossas funções e até superar as anteriores. Ajudam a fortalecer os laços sociais e criam conexões mais positivas entre as pessoas, através do apreço e respeito, consolidando relacionamentos.
Também o elogio, ajuda a aumentar a nossa autoestima e confiança, o que permite funcionários mais focados, satisfeitos e comprometidos com os objetivos da organização.