UAL , Palácio dos Condes de Redondo – Sala 59 das 14H ÀS 15H30 e Sala 40 das 16h às 17h30
O trabalho em equipa é uma componente essencial das estratégias de ensino-aprendizagem baseadas na participação dos estudantes e na colaboração. O funcionamento eficaz de uma equipa requer a assunção de comportamentos de liderança por um ou mais dos seus membros, que terá tanto mais impacto quanto maiores forem as suas competências neste domínio.
Esta atividade pretende despertar os estudantes para aspetos fundamentais da liderança e corrigir possíveis preconceitos e ideias erróneas neste domínio. Adicionalmente, pretende habilitar os estudantes a assumir sempre que necessário um papel de liderança nas suas equipas de estudo para melhorar o seu desempenho e aproveitamento.
WORKSHOP LIDERANÇA E TRABALHO DE EQUIPA
Realizaram-se dia 15 de abril, na UAL, mais dois workshops de “Liderança e Trabalho de Equipa”, no âmbito do Projeto AMBIÇÃO/CAMPUS Autónoma/ESEJD, tendo como orador o Professor Doutor João Paulo Feijó. O primeiro Workshop dado à turma do 3º ano e o segundo dado à turma do 1º ano, que integravam também, alunos de Erasmus, ambas as turmas de Ciências da Comunicação, alunos da Professora Doutora Carmen Monereo, que integrou estes workshops como um complemento, importante, do programa a lecionar.
Foram apresentadas várias questões de escolha múltipla sobre variadas situações sobre liderança, às quais os alunos responderam, em tempo real, através da aplicação, o mentimeter.com.
Foi apresentado o Modelo Situacional, numa relação de competência e motivação, tarefa e relação, onde se deve participar, encorajar, colaborar e fornecer os meios para uma maior motivação e deve-se explicar, clarificar, convencer e persuadir para uma maior competência, bem como delegar, observar, acompanhar e verificar para um resultado pleno.
Fez-se relevância à distância de poder existente nalguns países, onde esta aumenta em culturas onde o poder está distribuído da forma desigual.
As qualidades de um bom seguidor, foram também discutidas, sendo fundamental a “Proatividade”, decidindo quando é preciso, a “Independência de espírito”, lutando por uma opinião diferente, a “Lealdade”, quando o líder erra e o devemos ajudar e a “Humildade”.
“Ser líder não é um posto, é um serviço. Quando damos, recebemos e todos crescemos. Um tempo para seguir, um tempo para liderar e um tempo para se afastar.”