Este Workshop pretende fornecer aos estudantes ferramentas e técnicas simples de gestão do stresse e de gestão do tempo que lhes permitam controlar melhor os diversos fatores de ansiedade como as épocas de avaliação; o estar deslocado da sua residência habitual, o contacto inicial com a universidade, o desgaste provocado pela má gestão do tempo e o desrespeito pelos ciclos naturais de atividade e repouso, levando à deficiente gestão da energia.
Os conhecimentos e ferramentas adquiridos permitem alcançar melhores resultados escolares com menor esforço e ansiedade, aumentar a autoconfiança e melhorar a relação com colegas e professores.
Este Workshop terá como orador o Professor José Magalhães.
WORKSHOP GESTÃO DE STRESS E DE TEMPO
Na UAL dia 21 de maio, de 2024, José Magalhães, Psicólogo e Professor, foi orador de mais um Workshop dinâmico e interativo, no âmbito do Projeto Ambição, de Gestão de Stress e de Tempo, na aula dispensada pela Professora Isabel Souto, aos alunos do 1º ano de Psicologia.
O Stress e a Ansiedade em contexto escolar, são reações normais que se deve saber gerir através do conhecimento e comportamentos adequados.
Mas uma das preocupações hoje em dia, são os estados de pânico, frequentes, que têm encontrado entre os estudantes, por não conseguirem falar em público ou apresentar os seus trabalhos. Para se conseguir ultrapassar o pânico, existem regras e treino que se podem fazer em casa, mas o aluno tem de ter sempre consciência se está no curso certo.
Uma variável pouco falada na gestão do stress é a fadiga, sendo uma das componentes mais importantes, a nível físico e psicológico, quer na vida profissional, académica ou familiar e que resulta, muitas vezes, de um sono desadequado. Resulta, assim, uma fadiga não só física e mental, mas também sensorial diminuindo o campo visual e auditivo. Não só não dormir cerca de 7 a 8 horas é essencial, também o ciclo do sono não deve ser interrompido.
Alguns dos princípios para uma vida saudável são: equilibrar a vida pessoal com a carga de trabalho, agendar tarefas, evitar a fadiga e os transtornos do sono, criar ambientes adequados para estudar e monitorizar o estado de saúde.
São vários os sinais que revelam stress, onde no início o stress pode melhorar o desempenho, mas sem repouso adequado, leva ao esgotamento e stress negativo. A aprendizagem faz-se através das emoções positivas, onde o descanso e a organização do tempo e tarefas, são essenciais.
É através da valorização das emoções positivas que conseguiremos mudar o discurso, tornar o nosso sucesso e o sucesso organizacional num caminho constante e potenciador de criatividade e inovação.