Chamada de artigos [PROCESSO CONCLUÍDO]

A ausência de justiça, nas suas diversas expressões, não proporciona ambientes seguros e, em última análise, não conduz ao estabelecimento de um clima de paz na sociedade.

Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles. A conferência irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, trata as questões de poder e os interesses que lhes estão associados.

Desejamos que as comunicações abordem um largo leque de atividades, desde a prevenção de conflitos até à construção da paz passando pela gestão da violência, reforma do setor de segurança e construção de instituições; em conflitos, tanto intra como inter Estados, qualquer que seja: a sua origem (religiosa, étnica, etc.), o papel dos atores informais e dos atores externos, a importância desses conflitos nas diferentes ordens políticas regionais e os métodos e estratégias adotadas (mediação, uso da força, comissões da verdade, diplomacia de segunda via, etc.) para mitigar divergências. Estamos particularmente interessados em perceber como é que esses diferentes aspetos podem afetar os processos de obtenção e manutenção da paz.

As comunicações poderão abordar tanto questões teóricas e metodológicas como empíricas da resolução de conflitos, estas últimas centradas em estudos de caso.
Temos particular interesse em os estudos de caso a) serem de conflitos relevantes para o interesse geoestratégico de Portugal (por exemplo no Norte de África e Sahel), para as regiões onde se inserem, ou com relevância global, b) ilustrarem a utilização dos diferentes conceitos, técnicas e instrumentos de resolução de conflitos, c) ou que abordem o papel das organizações multilaterais com um mandato de segurança.

A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz.
Os artigos apresentados na conferência serão considerados para publicação em um de dois formatos: na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (bilingue, SCOPUS) ou em um livro publicado pela UAL/OBSERVARE.
São aceites comunicações em Português ou Inglês.

As propostas deverão ser enviadas com:

– Resumo/abstract até 200/300 palavras
– Descrição biográfica resumida dos/as autores/as onde estejam incluídos a respetiva afiliação, local e País, bem como do(s) e-mail(s) de contacto.

Informação sobre as propostas ou outras questões sobre a conferência devem ser endereçadas para o seguinte email: conflictresolutionpeacestudies@autonoma.pt