ACTION FOR HAPPINESS – MAIO COM SIGNIFICADO

 

CADA PEQUENA AÇÃO PODE CONTAR!

Construir conexões na nossa comunidade local, não só contribui para a nossa própria felicidade, mas também, para aqueles que nos cercam, permitindo que as nossas comunidades floresçam.

A base de comunidades mais felizes são os milhares de pequenos comportamentos e interações que acontecem todos os dias. Assim, podemos ajudar a construir comunidades mais felizes, tendo consciência do impacto que o nosso comportamento tem sobre as pessoas ao nosso redor. Pode ser tão simples como um sorriso amigável ou dizer olá às pessoas locais que reconhecemos, oferecer uma mão amiga ou verificar um vizinho idoso.

Reflexão: Qual é uma pequena ação que você pode realizar para contribuir para a felicidade dos outros na sua comunidade?

 

RESPONSIVIDADE

Sentimo-nos próximos dos outros quando nos sentimos compreendidos, válidos e cuidados. Isso ajuda a sentirmo-nos vistos e aceites por quem somos – os nossos pontos fortes e fracos, esperanças, medos e necessidades, e que os nossos pontos de vista sejam ouvidos, mesmo que não estejam de acordo. Sentir-se cuidado significa que sentimos calor ou carinho dos outros e que nosso bem-estar é cuidado. Outros sentem-se próximos de nós quando fazemos o mesmo por eles!

Um ótimo lugar para começar é simplesmente dar à outra pessoa toda a nossa atenção e realmente ouvir. Focar neles e no que eles estão comunicando, em vez de ter meio olho nos nossos dispositivos ou pensar sobre o que pensamos e queremos dizer. Quando você tiver ouvido, talvez até faça algumas perguntas curiosas para mostrar que está interessado e para ajudá-lo a entender mais sobre o que está a acontecer com eles.

Reflexão: Como pode lembrar-se de realmente ouvir os outros?

 

SOLIDÃO, SAÚDE E FELICIDADE

Se você é naturalmente introvertido ou extrovertido, para o bem-estar todos nós precisamos de nos sentir conectados com os outros. Os seres humanos são uma espécie social e nosso cérebro está programado para a conexão. Pense em como é bom ser amado e cuidado, como podemos ser relutantes em romper laços com as pessoas e como é doloroso quando o fazemos, ou se nos sentimos ignorados.

Sentir-se sozinho é um sinal de que precisamos procurar e encontrar conexão. Um pouco como ter sede é um sinal para beber um pouco de água e pode ser prejudicial se não o fizermos. Se nos sentirmos sozinhos por períodos prolongados de tempo, isso não nos afeta apenas psicologicamente, mas também pode ser prejudicial à nossa saúde física. Se nos sentimos sozinhos, pode ser difícil estender a mão, mas é importante agirmos para nos sentirmos mais conectados com os outros.

Reflexão: Qual ação que você pode realizar para alcançar e se conectar com outras pessoas se você se sentir sozinho?

 

CONECTE-SE À SUA COMUNIDADE

Embora menos profundas do que os nossos relacionamentos próximos, as nossas conexões nas nossas comunidades também são importantes para a felicidade e o bem-estar. Isso pode incluir pessoas no nosso bairro local, no trabalho, na escola ou através dos nossos interesses ou hobbies (como um coro local, equipa desportiva ou um grupo de jardinagem. Ter conexões sociais diversas prediz quanto tempo vivemos e até impacta o quão resistentes somos a apanhar resfriados! Essas redes sociais mais amplas podem fornecer um sentimento de pertencimento e influenciar o quão seguros nos sentimos.

Reflexão: Qual é uma pequena ação que você pode realizar para ajudá-lo a estar conectado na sua comunidade?