Há mais na vida quando paramos e notamos!
Estar mais envolvido no momento presente pode levar a uma experiência mais rica das coisas que, de outra forma, poderiam-nos passar enquanto estamos envolvidos em pensamentos sobre o passado ou preocupados com o que vamos fazer a seguir. Por exemplo, perceber as folhas dançando numa árvore, um pássaro a cantar, o cheiro da nova flor, a cor do céu ou o piscar de um sorriso quando alguém passa. É claro que precisamos pensar com antecedência para fazer planos, e também pode ser benéfico lembrar para saborear ou processar a experiência. No entanto, à medida que começamos a ser mais conscientes, podemo-nos surpreender com a quantidade de tempo que costumamos passar fora do momento presente e como é prazeroso e calmante estar um pouco mais focado no aqui e agora.
Quando estamos atentos, provavelmente também notaremos pensamentos, emoções ou sensações difíceis que às vezes surgem. Aprendendo a não ficar presos a elas, podemos dar um passo atrás e escolher melhor como queremos reagir a elas. Aceitá-los, em vez de reprimi-los ou combatê-los, pode ajudar a conter o seu poder sobre nós.
Experimente! Faça uma pausa agora. Observe o que está ao seu redor. O que você pode ver, ouvir e cheirar? Agora confira como se está a sentir – quais as sensações e emoções que você percebe?