2ª CONFERÊNCIA | RECURSOS HUMANOS NO SETOR DO TURISMO

23 Set 2025 - 14:30

Auditório 1

Os recursos humanos são a essência do turismo e hotelaria, contribuindo de forma decisiva para a inovação, diferenciação, personalização e autenticidade dos serviços.

As pessoas e a hospitalidade são um dos fatores distintivos e que valorizam o turismo na opinião de quem nos visita.

Para mantermos a competitividade e atratividade é necessário dar resposta a um conjunto de desafios que encontramos:
– Como enquadrar as novas comunidades migrantes nas empresas e no país?
– Irão soluções de inteligência artificial como bots e assistentes virtuais substituir os humanos no setor do turismo?
– A sazonalidade acentuada continua a ter impacto nos modelos de trabalho com recurso a contratos a termo ou soluções de trabalho temporário?
– O trabalho remoto é uma oportunidade ou um constrangimento?
– Que modelos de formação e progressão de carreiras podemos adotar para cativar os recursos humanos?

O Departamento de Turismo e Hospitalidade da Universidade Autónoma organiza uma conferência no dia 23 de setembro entre as 14h30 e as 17h00 no Auditório 1 da Universidade Autónoma Lisboa, onde irá procurar dar resposta a estas e outras questões.

A conferência será composta por dois painéis com a presença de especialistas no setor do turismo que irão procurar mostrar a visão para estes e outros desafios.

 

Parceiro:

14:50 – Abertura | Universidade Autónoma de Lisboa e Tnews

15:00 – 15:20 – Keynote (a confirmar)

 

15:20 – 16:00 – 1º Painel | Os desafios da demografia e novos modelos de trabalho

Moderadora: Carina Monteiro

Oradores:

Ana Jacinto (AHRESP)

Isabel Heitor | Diretora de Recursos Humanos ANA Aeroportos – Isabel Heitor

(a confirmar)

 

16:00-16:40 – 2º Painel | Que transformações esperar nos modelos de trabalho com inclusão da inteligência artificial?

Moderadora: Carina Monteiro

Oradores:

Rogério Canhoto, PHC.

Marco Santos, Microsoft Copilot

(a confirmar)

 

16:40 | Encerramento

(a confirmar)

Moderadores
Oradores
Inscreva-se neste evento