O Imperativo Normativo: Desafios sociopolíticos da Comunicação Estratégica e Organizacional

5 Jul 2023 - 17:00 | 8 Jul 2023 - 18:00

Auditório 1

Sobre a conferência

Há demasiado tempo que o foco da comunicação aplicada tem sido o de provar o seu valor e conseguir um lugar no campo da gestão, seguindo, sem questionar, o imperativo de crescimento e um modelo económico centrado na eficiência financeira. Ao longo desse tempo, alguns estudiosos tentaram identificar o valor que a comunicação acrescentava à gestão sob uma perspetiva hegemónica. No entanto, foi sempre numa posição de seguidor, nunca de líder e decisor. Mesmo no setor público, a perspetiva foi sempre a da gestão.

Só então se vê uma mudança na esfera pública e na dinâmica social. A sociedade intensificou o jogo de legitimação das organizações com movimentos de hashtags e consciencialização global. A RSE, a sustentabilidade, a diversidade, a equidade, a inclusão são agora palavras-chave bem difundidas na área empresarial. As organizações sentem o imperativo normativo, de cuidar de questões sociais e até desempenhar um papel na discussão política, como no caso da advocacia social corporativa e ativismo de CEO.  Por outro lado, a hipocrisia corporativa e a propaganda soft continuam presentes e o cenário mediático e o seu papel de protetor parecem estar a desaparecer.

As empresas e o setor público sempre tiveram um contrato com a sociedade. Um contrato que inclui não só os stakeholders diretos (como funcionários, consumidores, cidadãos ou acionistas), mas também públicos mais amplos (como os media, o setor sem fins lucrativos ou as comunidades em que a organização opera). É claro que existem leis e regulamentos, a parte formal deste contrato social. No entanto, há também aspetos semiformais, que são muito mais fluidos e difíceis de determinar, tais como as expetativas dos stakeholders em relação à conduta das empresas, como, por exemplo, o seguir ideais ambientais ou laborais, ou o cumprimento de promessas de marca. As violações podem resultar em respostas rápidas dos stakeholders, alimentadas por boicotes às redes sociais, por exemplo, mas também podem passar despercebidas. Com desculpas que incluem o uso interminável de figuras de retórica e uma atitude permissiva relativamente aos esforços de comunicação e à comunicação da marca, deixamos que as organizações proclamem as suas histórias e narrativas sem praticamente qualquer responsabilidade na  sua comunicação.

A conferência ECREA OSC terá lugar de 5 a 8 deJulho de 2023 na Universidade Autónoma de Lisboa, numa organização conjunta com o LabCom – Centro de Investigação.

Evandro Oliveira e Gisela Gonçalves são os organizadores.

Temas da conferência

  • Governança normativa para a comunicação organizacional
  • Enquadramentos normativos para comunicação estratégica
  • Impacto da retórica e das narrativas de marca na sociedade
  • Implicações normativas do setor público
  • Sem fins lucrativos e hipocrisia
  • Impacto da comunicação na identidade e no bem-estar dos consumidores
  • B-corps como uma nova abordagem de gestão da relação
  • Responsabilidade, relatórios integrados e comunicação
  • A comunicação do 4º setor
  • Lavagem verde (“greenwashing”) e outras lavagens de “imagem”.
  • Comunicação estratégica e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
  • Advocacia social corporativa e ativismo de CEO
  • Gestão de relacionamento interno e bem-estar

Académicos e estudantes de pós-graduação de Comunicação Organizacional e Estratégica. Os alunos são incentivados a aproveitar as oportunidades formais e informais de mentoria oferecidas pela participação na conferência e outras atividades da Secção. A conferência oferece aos participantes importantes oportunidades de desenvolvimento profissional, incluindo networking e apresentação, assim como de conhecer as últimas tendências em investigação na área da Comunicação Organizacional e Estratégica.

As submissões estão encerradas. Artigos completos podem ser considerados para duas publicações:

1- Um número especial da revista “Communication Studies”- Scopus, Latindex, open source (http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/about/submissions)
2- Um livro editado por Evandro Oliveira & Gisela Gonçalves (Editora a confirmar)

Pré-evento

Workshop sobre Métodos Digitais (máx. 25 participantes)

Dr. Ramón Rodriguez-Amat –https://orcid.org/0000-0001-8391-3638

Ex-presidente da ECREA OSC e professor da Sheffield Hallam University, Reino Unido.

 

5 de julho

09:00-12:00 e 13:00-16:00

 

Análise básica de dados com Python (workshop intensivo) – manhã

Esta é apenas uma breve introdução ao fascinante mundo do Python para análise de dados. Depois de uma breve apresentação do que são dados digitais, redes sociais e plataformas de streaming; usaremos o Microsoft Visual Studio Code e Anaconda Jupyter Notebooks para explorar conjuntos de dados reais. Depois, aprenderemos a representá-los visualmente, a como usar as representações visuais e a tirar algumas conclusões iniciais. Ser-lhe-ão dados mais recursos úteis se quiser aprofundar os seus conhecimentos.

Nota: É necessário trazer o seu computador e instalar o software antes da sessão. Caso necessite, poderá receber ajuda para a instalação do software.

Análise de dados de redes com Gephi (workshop intensivo) – tarde

Esta é apenas uma breve introdução ao fascinante mundo da análise de dados. Após um pequeno jogo e uma apresentação sobre o que as redes significam e como elas são relevantes para a análise de redes sociais, usaremos o Gephi para explorar conjuntos de dados reais. Depois, aprenderemos a entender visualmente as redes e como usar as representações de rede para tirar algumas conclusões iniciais. Ser-lhe-ão dados mais recursos úteis se quiser aprofundar os seus conhecimentos.

 

Nota: É necessário trazer o seu computador e instalado o software antes da sessão. Caso necessite, poderá receber ajuda para a instalação do software.

 

Inscrições

MEMBROS ECREA E SOPCOM:  1 Workshop – 25 Euros; 2 workshops – 40 Euros  

Estudantes de doutoramento: 1 Workshop – 20 Euros; 2 workshops – 30 Euros

NÃO MEMBROS ECREA:  1 Workshop – 50 Euros; 2 workshops – 80 Euros

 

Oradora Convidada

SHANNON A. BOWEN, Ph.D.
University of South Carolina

Shannon A. Bowen, Ph.D., Universidade da Carolina do Sul é Professora (full) na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa (e Afiliada do Corpo Docente em Inteligência Artificial), Universidade da Carolina do Sul. É especialista em gestão de problemas e modelos de decisão para ajudar as organizações a enfrentar desafios éticos, futurismo e deontologia. Dr. Bowen ensina e pesquisa ética em corporações, relações públicas e governo. É a fundadora e diretora executiva do Consórcio de Comunicação Estratégica Global e Conclave anual para pesquisas futuras. É ex-curadora da Arthur W. Page Society e ex-editora da revista Ethical Space: The International Journal of Communication Ethics. Publicou mais de cem artigos em periódicos, livros, capítulos de livros, um dicionário de pesquisa e verbetes de enciclopédia, além de ter sido Investigadora Principal com uma bolsa da NSF. Ganhou inúmeros prémios académicos, bolsas, Top Papers, o Heath Award e o JJ&W Behavioral Science Research Prize. Os seus trabalhos mais citados são sobre modelos éticos de tomada de decisão em corporações (e na indústria farmacêutica) e ética deontológica kantiana.

https://orcid.org/0000-0001-7675-5002

ID do autor Scopus: 7005487014

(20) Shannon Bowen (researchgate.net)

Cursos

Doutoramento na Universidade de Maryland (ética da comunicação, gestão de negócios) 2000

Inscrições

Early Bird (até 10 de maio)

  • Inscrição para membros ECREA/SOPCOM 100 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para académicos 130 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para profissionais 150 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para Estudantes de Doutoramento com apresentação 45 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para alunos de doutoramento apenas participação 25 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
  • Jantar de Gala – 40 Euros

 

Depois de 10 de maio, até 14 de junho

  • Inscrição para membros ECREA/SOPCOM 130 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para académicos 160 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para profissionais 180 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para Estudantes de Doutoramento com apresentação 75 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
  • Inscrição para alunos de doutoramento apenas participação 35 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)

 

Evento

Programa Científico

5 de julho

17:30 | Registration opens

Autonomous University of Lisbon (UAL) main building – R. de Santa Marta 561150-140 Lisboa, Portugal

 

18:00 | Opening session (Sala dos Atos UAL) followed by a port of honour and informal get together

 

Prof. Dr. Reginaldo Rodrigues de Almeida

Vice president of the Autonomous University of Lisbon and communication sciences department head

 

Prof. Dra. Gisela Gonçalves

LabCom Research Center board member, University of Beira Interior, past ECREA OSC chair and local organiser

 

Prof. Dr. Evandro Oliveira

ECREA OSC chair, LabCom research associate, Autonomous University of Lisbon and local organizer

 

July 6th

UAL | Auditorium 1

9h00 – 10h30 | Session 1

Panel | Activism and corporate purpose

Chair: Gisela Gonçalves (LabCom and University of Beira Interior)

 

Active citizenship, companies and purpose: the perspective of Spanish society

Isabel Ruiz Mora, Belén Barroso & Alejandro Álvarez Nobell (University of Malaga)

 

Corporate purpose and its communication in small and medium-sized enterprises – How purpose orientation helps to achieve strategic communication goals

Michael Johann, Daniel Ziegele, Leonie Beck, Tanja Graf, Xenia Grohmann, Leonard Landau, Christina Lehmann, Adrian Liehr, Friederike Rummeni, Laura Wettengel & Sabrina Zierer (University of Leipzig)

 

The PR Excellence Theory and the Strategic PR Model: Aegon Santander case study

Matilde Almeida & Susana de Carvalho Spínola (CAPP, ISCSP, University of Lisbon)

 

The impact of CEO Activism in Brand Reputation: the PROZIS case

Alexandre Duarte (ICNOVA, Nova University Lisbon)

 

Celebrity communication management and fan charitable participation: Towards the assimilation of symmetrical communication in entertainment public relations

Loarre Andre Perez (DaLI Lab, University of Oklahoma)

 

Coffee break

11h00 – 12h30 pm | Session 2

 

Panel | Human rights, gender and public interest 

Chair: Isabel Ruiz-Mora (ECREA OSC past chair and University of Malaga)

 

Portuguese women in the strategic communication industry: perceptions on gender equality dimensions

Maria João Cunha, Carla Cruz & Fábio Anunciação (CAPP, ISCSP, University of Lisbon)

 

Public Sector Communication and Gender Perspective. A Pilot Study on Social Media Practices of Italian Regions

Marica Spalletta (Link Campus University), Gea Ducci (University of Urbino), Lucia D’Ambrosi (Sapienza University of Rome), Camilla Folena (University of Urbino)

 

Communicating for change: Strategies used by Portuguese Feminists Groups – Success and Challenges

Ana Sofia Pereira, Sónia Lamy, Carla Cerqueira & Célia Taborda (CICANT, Lusófona University, CICANT)

 

When human rights are out of the game: an analysis of the silencing of national teams during the 2022 World Cup

Fernando Rocha & Ricardo Morais (LabCom, University of Beira Interior)

 

Public Interest Communication and the Advocacy Strategies of Non-Profit organizations: The case of ODIF in Cape Verde

Ana Barreto (ICNOVA, Nova University Lisbon), Nuno Brito (Autonoma University of Lisbon and ICNOVA)

Lunch

14h00 – 15h00 | Keynote speaker

 

The normative imperative: Ethics

Shannon A. Bowen (University of South Carolina)

15:00 – 16:30 | Session 3

 

Panel | Digital communication and public engagement

 

Chair: Alessandro Lovari (ECREA OSC vice chair and University of Cagliari)

 

Challenges of digital communication in universities’ role in society: analysis of social media posting strategy

Ileana Zeler (Autonomous University of Barcelona), Paul Capriotti (Universitiy Rovira i Virgili), & Andrea Oliveira (University of Malaga)

 

Corporate Lobbying on Sustainable Finance: How Financial Lobbying Drives Negative Engagement Behavior on Twitter

Vesile Cinceoglu (University of Zurich), Matias Lievonen (University of Jyväskylä), & Nadine Strauß (University of Zurich)

 

Online strategic health communication. Communicating skin-cancer prevention in Spain.

Ángeles Moreno, Lara Jiménez-Sánchez (University Rey Juan Carlos), & Ileana Zeler  (Autonomous University of Barcelona)

 

No Such Thing as Bad Publicity? Dialogic Shaping of AI Innovation by Companies, News, and Social Media

Tessa Oomen, João Gonçalves & Lara Jiménez-Sánchez (Erasmus University of Rotterdam)

 

Behind the scenes of the matchmaking between private for-profit sector and cultural and creative sectors during pandemic

Caterina Foà & Catarina Pessoa Godinho (CIES-ISCTE, University Institute of Lisbon)

Coffee break

17h00 – 18h30 | Short presentations session

 

Chair: Ileana Zeler (ECREA OSC vice-chair and University Autonomous of Barcelona)

 

The Paradox of CSR Communication: Best Practices to Combat the Paradox

Bárbara Costa (Polytechnic Institute of Coimbra), &  Alexandra Leandro (CECS, University of Minho)

 

Estrella Barrio-Fraile (Autonomous University of Barcelona)

Doctoral research on CSR in Spain: before and after the SDGs

 

When green is not green: The message of the awareness campaign against greenwashing, by the Portuguese Association for Consumer Protection (DECO PROTEST)

Célia Belim & Raphael Baptista (CAPP, ISCSP, University of Lisbon)

 

30 years of scientific production on the role of CEOs in the institutional communication of organizations: bibliometric analysis from 1993-2022

Giancarlo Saavedra-Chau & Paul Capriotti (Universitiy Rovira i Virgili)

 

From Engagement to Activism: What publics are demanding of organisations

Patrícia Dias (Catholic University of Lisbon) & José Gabriel Andrade (CECS, University of Minho)

 

Solving challenges of internal communication during the times of uncertainty in public sector: the case study of Lithuanian ministry 

Vytautas Beniusis (Vilnius University)

 

An outlook on the role of employees in organizational communication: The power of microboundary-spanners

Loarre Andre Perez, Kyoungmin Lee & Jeong-Nam Kim (DaLI Lab, University of Oklahoma)

 

20h15 – Walking tour

Gathering at Rossio Square (near the fountain). The tour ends at the restaurant.

 

21h30 | Conference Dinner

Restaurante Atalho Real – Calçada do Patriarcal, 40.

 

July 7th

UAL | Auditory 1

10h00 – 11h30 | Session 4

 

Panel | Public communication and public participation

 

Chair: Sónia Pedro Sebastião (CAPP, ISCSP, University of Lisbon)

 

The challenges of communicating the Italian Recovery Plan: Investigating models, strategies, practices, and rhetorics.

Francesca Comunello (University of Rome), Alessandro Lovari (University of Cagliari), Alessandro Marinelli & Leonardo Piromelli (University of Rome)

 

University Fourth Mission and nowadays society. Ethic imperative and relational challenges in the context of high education in Italy

Lucia D’Ambrosi, Valentina Martino & Paolo Brescia (Sapienza University of Rome)

 

Public Relations Role and Media Data Strategies Issued by Saudi Governmental Organizations During the Covid-19 Pandemic Crisis

Mutazi Alotabi (Cardiff University)

 

Social participation in public organization: a case study of Santa Catarina’s Prosecutor Office (MPSC)| Access to justice, reduction of inequality and litigation gaps – the case of Israeli litigators

Gisiela Klein (University of Coimbra) & Clerilei Bier (State University of Santa Catarina)

 

Nudge and thermalism: A theoretical reflection on developing communication strategies to enhance wellbeing

Vera Antunes, Gisela Gonçalves & Cristina Estevão (LabCom and NECE, University of Beira Interior).

Coffee break and

12h00 – 13h00 | Professionals’ Hour

 

Moderation: Evandro Oliveira (ECREA OSC Chair, LabCom, Autonomous University of Lisbon)

 

Inês Simões, president of APCE (Portuguese Association of Corporate Communication) and CCO for corporate communication, brand and organizational culture from the AGEAS group.

 

Paula Portugal Mendes, board member of the Global Alliance for PR and Communication Management

 

Marta Santos, communication consultant of Sair da Casca (certified b-corp communication agency).

 

Lunch

15h00 – 16h30 | Session 5

 

Panel | Trust and sustainability narratives 

 

Chair: Michael Johann (ECREA OSC Young Scholar, University of Ausgburg)

 

The sustainability narrative challenge: the Secil Group media framing in Portugal

Andreia Melchiades Soares (CAPP, ISCSP, University of Lisbon)

 

Analysis of Institutional Communication strategies on Green Hydrogen in the Euro-Mediterranean Region

Nazih Toubal (Autonomous University of Barcelona)

 

Nuclear energy as green? Analysis of the news media impact of the European Parliament’s declaration on the Complementary Delegated Act

Riasat Muhammad Amir (Autonomous University of Barcelona)

 

Going Beyond Obligatory Disclosure – The Identity Projection of Public Agencies, As Invitation for Social Judgement

Eva Kaponia (Nova University Lisbon)

 

Habermas’s communicative action and the constructivist-relational theory as references for the communication of sustainability in organizations 

Lauralice Ribeiro & Paula Ribeiro (University of Coimbra)

 

One Thousand and One Days. Trustworthiness Perception in Startups and Emerging Brands: The Role of Brand Narrative, Story Doing, and Trust Triggers

Nivea Heluey Morante (Autonomous University of Barcelona)

16:30 | Closing Ceremony and farewell drink

 

Local, alojamento e passeios

A conferência terá lugar no Palácio dos Condes de Redondo – Universidade Autónoma de Lisboa, no centro de Lisboa.

Hotel da Conferência com tarifa especial Dom Carlos Liberty 3*, por favor insira o código promocional no momento da reserva:

Hotel Dom Carlos Park e Liberty ***

https://www.domcarloshoteis.com/dom-carlos-liberty/

Quarto duplo com pequeno almoço – 92€ + 4€ taxas
Individual com pequeno-almoço – 77€ + 2€ taxas

Caso pretenda reservar esta sala, por favor envie um email para eventos@grupoceu.pt com os dados para efetuar a reserva.

 

HOTEL TURIM

10% Desconto no site oficial (https://www.turim-hotels.com/), por favor insira o código: turimclub

Outros bons alojamentos próximos sem tarifa especial:

Inspira Liberdade Boutique Hotel 4* https://inspirahotels.com

EPIC Sana 5*
https://www.sanahotels.com/pt/hotel/epic-sana-lisboa/

 

Opções de orçamento:

Easy Hotel https://www.easyhotel.com/de/hotels/portugal/lisbon/lisbon

Lisbon Top Hostel (Dormitório): https://www.booking.com/Share-2G2QMx

 

Comité Científico

Presidentes e organizadores locais

Dr. Evandro Oliveira (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa)
Dra. Gisela Gonçalves (LabCom e Universidade da Beira Interior)

 

Membros

Dr. Alessandro Lovari (equipa de gestão ECRES OSC e Università di Cagliari, Itália)
Dra. Ana Melo (CECS e Universidade do Minho, Portugal)
Dra. Andrea Oliveira (Universidade de Málaga, Espanha)
Dr. Bruno Reis (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dra. Ileana Zeler (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)
Dra. Isabel Ruiz-Mora (Universidade de Málaga, Espanha)
Dr. Reginaldo de Almeida (Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dr. Ramón Rodriguez-Amat (Sheffield Hallam University, Reino Unido)
Dra. Sónia de Sá (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dra. Sónia Pedro Sebastião (CAAP, ICSP, Universidade de Lisboa, Portugal)
Dra. Teresa Ruão (CECS e Universidade do Minho, Portugal)

 

Coordenador UAL Media

Carlos Pedro Dias (Universidade Autónoma de Lisboa)

 

Equipa de Gestão ECREA OSC

Presidente: Evandro Oliveira (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Vice-presidente: Ileana Zeler (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha) e Alessandro Lovari (Universidade de Cagliari, Itália)

YECREA: Michael Johann (Universidade de Augsburg, Alemanha)

 

Contacto

Entre em contato connosco via ecreaosc@gmail.com para qualquer dúvida.