Acidentes de trânsito recentes envolvendo veículos autónomos causam grande preocupação em relação à segurança e fiabilidade na condução autónoma. 95% dos acidentes ocorridos nas estradas da União Europeia (UE) são causados por erro humano, onde milhares de pessoas perdem a vida todos os anos.
A maioria dos veículos autónomos, atualmente em desenvolvimento, possuem sistemas para a perceção do ambiente circundante por onde os mesmos se deslocam. Estes sistemas são projetados levando em consideração os dados coletados por sensores a bordo.
As tecnologias de comunicação possibilitam alta conectividade para a transmissão dos dados gerados pelos sensores. Também permitem que os veículos conduzam de forma coordenada de acordo com uma estratégia de tomada de decisão centralizada ou descentralizada. Esta estratégia permite a distribuição da grande quantidade de dados gerados na condução autónoma que está na faixa de Terabytes (TB).
Nesta palestra pretende-se apresentar a evolução das tecnologias de comunicação para a interação entre veículos, bem como um modelo promissor chamado de Computação de periferia de acesso múltiplo (MEC) para o processamento, armazenamento e análise de dados gerados pelos veículos autónomos.
A convergência dos temas investigados, tanto as tecnologias de comunicação para satisfazer as necessidades das comunicações V2X (veículo para um todo), como a Computação de periferia de acesso múltiplo para satisfazer capacidades de poder computacional, poderão ser uma opção para solucionar os problemas e limitações atuais que os sistemas de perceção de veículos autónomos apresentam.
Orador
Héctor Orrillo, Docente do Departamento de Ciências e Tecnologias
Moderador
Mário Marques da Silva
Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias