Sobre a conferência
Há demasiado tempo que o foco da comunicação aplicada tem sido o de provar o seu valor e conseguir um lugar no campo da gestão, seguindo, sem questionar, o imperativo de crescimento e um modelo económico centrado na eficiência financeira. Ao longo desse tempo, alguns estudiosos tentaram identificar o valor que a comunicação acrescentava à gestão sob uma perspetiva hegemónica. No entanto, foi sempre numa posição de seguidor, nunca de líder e decisor. Mesmo no setor público, a perspetiva foi sempre a da gestão.
Só então se vê uma mudança na esfera pública e na dinâmica social. A sociedade intensificou o jogo de legitimação das organizações com movimentos de hashtags e consciencialização global. A RSE, a sustentabilidade, a diversidade, a equidade, a inclusão são agora palavras-chave bem difundidas na área empresarial. As organizações sentem o imperativo normativo, de cuidar de questões sociais e até desempenhar um papel na discussão política, como no caso da advocacia social corporativa e ativismo de CEO. Por outro lado, a hipocrisia corporativa e a propaganda soft continuam presentes e o cenário mediático e o seu papel de protetor parecem estar a desaparecer.
As empresas e o setor público sempre tiveram um contrato com a sociedade. Um contrato que inclui não só os stakeholders diretos (como funcionários, consumidores, cidadãos ou acionistas), mas também públicos mais amplos (como os media, o setor sem fins lucrativos ou as comunidades em que a organização opera). É claro que existem leis e regulamentos, a parte formal deste contrato social. No entanto, há também aspetos semiformais, que são muito mais fluidos e difíceis de determinar, tais como as expetativas dos stakeholders em relação à conduta das empresas, como, por exemplo, o seguir ideais ambientais ou laborais, ou o cumprimento de promessas de marca. As violações podem resultar em respostas rápidas dos stakeholders, alimentadas por boicotes às redes sociais, por exemplo, mas também podem passar despercebidas. Com desculpas que incluem o uso interminável de figuras de retórica e uma atitude permissiva relativamente aos esforços de comunicação e à comunicação da marca, deixamos que as organizações proclamem as suas histórias e narrativas sem praticamente qualquer responsabilidade na sua comunicação.
A conferência ECREA OSC terá lugar de 5 a 8 deJulho de 2023 na Universidade Autónoma de Lisboa, numa organização conjunta com o LabCom – Centro de Investigação.
Evandro Oliveira e Gisela Gonçalves são os organizadores.
Temas da conferência
- Governança normativa para a comunicação organizacional
- Enquadramentos normativos para comunicação estratégica
- Impacto da retórica e das narrativas de marca na sociedade
- Implicações normativas do setor público
- Sem fins lucrativos e hipocrisia
- Impacto da comunicação na identidade e no bem-estar dos consumidores
- B-corps como uma nova abordagem de gestão da relação
- Responsabilidade, relatórios integrados e comunicação
- A comunicação do 4º setor
- Lavagem verde (“greenwashing”) e outras lavagens de “imagem”.
- Comunicação estratégica e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
- Advocacia social corporativa e ativismo de CEO
- Gestão de relacionamento interno e bem-estar
Académicos e estudantes de pós-graduação de Comunicação Organizacional e Estratégica. Os alunos são incentivados a aproveitar as oportunidades formais e informais de mentoria oferecidas pela participação na conferência e outras atividades da Secção. A conferência oferece aos participantes importantes oportunidades de desenvolvimento profissional, incluindo networking e apresentação, assim como de conhecer as últimas tendências em investigação na área da Comunicação Organizacional e Estratégica.
As submissões estão encerradas. Artigos completos podem ser considerados para duas publicações:
1- Um número especial da revista “Communication Studies”- Scopus, Latindex, open source (http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/about/submissions)
2- Um livro editado por Evandro Oliveira & Gisela Gonçalves (Editora a confirmar)
Oradora Convidada
SHANNON A. BOWEN, Ph.D.
University of South Carolina
Shannon A. Bowen, Ph.D., Universidade da Carolina do Sul é Professora (full) na Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa (e Afiliada do Corpo Docente em Inteligência Artificial), Universidade da Carolina do Sul. É especialista em gestão de problemas e modelos de decisão para ajudar as organizações a enfrentar desafios éticos, futurismo e deontologia. Dr. Bowen ensina e pesquisa ética em corporações, relações públicas e governo. É a fundadora e diretora executiva do Consórcio de Comunicação Estratégica Global e Conclave anual para pesquisas futuras. É ex-curadora da Arthur W. Page Society e ex-editora da revista Ethical Space: The International Journal of Communication Ethics. Publicou mais de cem artigos em periódicos, livros, capítulos de livros, um dicionário de pesquisa e verbetes de enciclopédia, além de ter sido Investigadora Principal com uma bolsa da NSF. Ganhou inúmeros prémios académicos, bolsas, Top Papers, o Heath Award e o JJ&W Behavioral Science Research Prize. Os seus trabalhos mais citados são sobre modelos éticos de tomada de decisão em corporações (e na indústria farmacêutica) e ética deontológica kantiana.
https://orcid.org/0000-0001-7675-5002
ID do autor Scopus: 7005487014
(20) Shannon Bowen (researchgate.net)
Cursos
Doutoramento na Universidade de Maryland (ética da comunicação, gestão de negócios) 2000
Inscrições
Early Bird (até 10 de maio)
- Inscrição para membros ECREA/SOPCOM 100 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para académicos 130 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para profissionais 150 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para Estudantes de Doutoramento com apresentação 45 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para alunos de doutoramento apenas participação 25 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
- Jantar de Gala – 40 Euros
Depois de 10 de maio, até 14 de junho
- Inscrição para membros ECREA/SOPCOM 130 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para académicos 160 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para profissionais 180 Euros (dois almoços, coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para Estudantes de Doutoramento com apresentação 75 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
- Inscrição para alunos de doutoramento apenas participação 35 Euros (apenas coffee breaks e welcome drink)
Local, alojamento e passeios
A conferência terá lugar no Palácio dos Condes de Redondo – Universidade Autónoma de Lisboa, no centro de Lisboa.
Hotel da Conferência com tarifa especial Dom Carlos Liberty 3*, por favor insira o código promocional no momento da reserva:
Hotel Dom Carlos Park e Liberty ***
https://www.domcarloshoteis.com/dom-carlos-liberty/
Quarto duplo com pequeno almoço – 92€ + 4€ taxas
Individual com pequeno-almoço – 77€ + 2€ taxas
Caso pretenda reservar esta sala, por favor envie um email para eventos@grupoceu.pt com os dados para efetuar a reserva.
HOTEL TURIM
10% Desconto no site oficial (https://www.turim-hotels.com/), por favor insira o código: turimclub
Outros bons alojamentos próximos sem tarifa especial:
Inspira Liberdade Boutique Hotel 4* https://inspirahotels.com
EPIC Sana 5*
https://www.sanahotels.com/pt/hotel/epic-sana-lisboa/
Opções de orçamento:
Easy Hotel https://www.easyhotel.com/de/hotels/portugal/lisbon/lisbon
Lisbon Top Hostel (Dormitório): https://www.booking.com/Share-2G2QMx
Comité Científico
Presidentes e organizadores locais
Dr. Evandro Oliveira (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa)
Dra. Gisela Gonçalves (LabCom e Universidade da Beira Interior)
Membros
Dr. Alessandro Lovari (equipa de gestão ECRES OSC e Università di Cagliari, Itália)
Dra. Ana Melo (CECS e Universidade do Minho, Portugal)
Dra. Andrea Oliveira (Universidade de Málaga, Espanha)
Dr. Bruno Reis (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dra. Ileana Zeler (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)
Dra. Isabel Ruiz-Mora (Universidade de Málaga, Espanha)
Dr. Reginaldo de Almeida (Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dr. Ramón Rodriguez-Amat (Sheffield Hallam University, Reino Unido)
Dra. Sónia de Sá (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Dra. Sónia Pedro Sebastião (CAAP, ICSP, Universidade de Lisboa, Portugal)
Dra. Teresa Ruão (CECS e Universidade do Minho, Portugal)
Coordenador UAL Media
Carlos Pedro Dias (Universidade Autónoma de Lisboa)
Equipa de Gestão ECREA OSC
Presidente: Evandro Oliveira (LabCom e Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal)
Vice-presidente: Ileana Zeler (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha) e Alessandro Lovari (Universidade de Cagliari, Itália)
YECREA: Michael Johann (Universidade de Augsburg, Alemanha)
Contacto
Entre em contato connosco via ecreaosc@gmail.com para qualquer dúvida.