Conferência “Doença oncológica e ajustamento psicológico” | 14 novembro | 18h30 | Auditório 1

 14 Novembro, 2019 - 18:30

 

A presente conferência terá como objetivos centrais dar a conhecer os principais resultados no que se refere ao ajustamento psicossocial na doença oncológica, com particular ênfase para qualidade de vida, depressão e ansiedade; bem como grupos de intervenção terapêuticos e psicoeducativos, implementados com doentes oncológicos, em particular intervenções psicoeducativas em formato “à distância”.

 

Orador

Sara Monteiro

Investigadora integrada do CINTESIS, Linha Temática 1 – Medicina Preventiva & Desafios Societais
Doutorada pela Universidade de Aveiro
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra
Membro efetivo da OPP e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação

Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na UA, sendo docente de várias unidades curriculares no âmbito da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, e orientadora de dissertações de mestrado e doutoramento. É simultaneamente orientadora de estágios curriculares e profissionais em diferentes instituições, tendo vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas e é autora de vários livros.

A sua linha de investigação é a psico-oncologia, onde explora questões como a intervenção psicoeducativa, a intervenção cognitivo-comportamental, a capacidade para o trabalho em sobreviventes de cancro e preocupações reprodutivas, entre outras variáveis.

 

 

 

Departamento de Psicologia