Conferência “Violência Doméstica, Homicídios e os Impactos nas Crianças e Jovens” | 23 maio | 18h30 | Auditório 1

A violência doméstica interrompe vidas, destrói famílias e tem impacto na vida de milhares de crianças em Portugal.  A violência doméstica, mais concretamente a de natureza conjugal, constitui uma das causas principais de morte e de ferimentos em mulheres em todo o mundo.

Como é sabido, alguns dos atos mais extremos de violência e abuso que ocorrem na comunidade acontecem dentro da “harmonia familiar” e as crianças, marcadas pela violência doméstica, têm sido rotuladas de vítimas “silenciosas”, “esquecidas”, “não-intencionais”, “invisíveis’ e/ou “secundárias” da violência doméstica.

Sem uma intervenção atempada e eficaz, a violência doméstica pode elevar a gravidade, conduzir a agressões graves e por vezes ao homicídio da vitima e de profissionais que acompanham o caso.  Para uma intervenção mais eficaz é essencial que todos os operadores do sistema se envolvam ativamente na tentativa de mitigar as causas e os efeitos da violência doméstica.

Nesta apresentação irão ser abordados os principais fatores que estão por detrás dos casos de risco elevado, os impactos decorrentes da VD e a importância da Análise Retrospetiva do Homicídio em Violência Doméstica neste combate.

 

Orador

António Castanho | Membro Permanente na Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica

 

 

Departamento de Psicologia