A violência doméstica interrompe vidas, destrói famílias e tem impacto na vida de milhares de crianças em Portugal. A violência doméstica, mais concretamente a de natureza conjugal, constitui uma das causas principais de morte e de ferimentos em mulheres em todo o mundo.
Como é sabido, alguns dos atos mais extremos de violência e abuso que ocorrem na comunidade acontecem dentro da “harmonia familiar” e as crianças, marcadas pela violência doméstica, têm sido rotuladas de vítimas “silenciosas”, “esquecidas”, “não-intencionais”, “invisíveis’ e/ou “secundárias” da violência doméstica.
Sem uma intervenção atempada e eficaz, a violência doméstica pode elevar a gravidade, conduzir a agressões graves e por vezes ao homicídio da vitima e de profissionais que acompanham o caso. Para uma intervenção mais eficaz é essencial que todos os operadores do sistema se envolvam ativamente na tentativa de mitigar as causas e os efeitos da violência doméstica.
Nesta apresentação irão ser abordados os principais fatores que estão por detrás dos casos de risco elevado, os impactos decorrentes da VD e a importância da Análise Retrospetiva do Homicídio em Violência Doméstica neste combate.
Orador
António Castanho | Membro Permanente na Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica
Departamento de Psicologia