Conferência “Barroco Cifrado. Pluralidade cultural na arte e na arquitetura nas missões Jesuíticas no Estado de São Paulo (1549-1759)” | 23 janeiro | 18h30 | Sala 38

 23 Janeiro, 2020 - 18:30

Foi implantado desde 2016 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.  Visa estudar os aportes de diversas culturas nas manifestações artísticas e arquitetônicas da Companhia de Jesus desde a sua chegada na América Portuguesa até a sua expulsão, focando especialmente o território do atual Estado de São Paulo, considerando também relações e casos relevantes em outras regiões, e o contexto latinoamericano. O projeto inclui o levantamento e o estudo de fontes quais crônicas, catálogos e cartas redigidas por Jesuítas, documentação iconográfica e relatos produzidos por outros religiosos e viajantes, e a comparação desses dados com objetos da época em coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior, ou resultado de escavações arqueológicas. A pesquisa almeja contribuir para ampliar o conhecimento das características plurais da cultura artística e as modalidades de circulação e intercâmbio entre culturas indígenas e exógenas ocorridas na América Portuguesa, principalmente com aquelas da Península Ibérica e das colônias portuguesas na Ásia.

Oradores

Renata Maria De Almeida Martins
Professora de História da Arte junto ao Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É autora de numerosas publicações no Brasil e no exterior sobre a cultura artística da Amazônia e do Brasil durante a época colonial .

Luciano Migliacci
Professor de História da Arte junto ao Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É Curador Adjunto do Acervo de Arte Europeia do Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” (MASP). Foi curador de seção sobre arte do século XIX da exposição “Mostra do Redescobrimento. Brasil 500 Anos Artes Visuais”. É autor de publicações sobre a arte do século XIX no Brasil e sobre as relações artísticas entre a Itália e a Península Ibérica à época do Renascimento.

 

 

 

Departamento de História, Artes e Humanidades