CONFERÊNCIA | ATLÂNTICO SUL E OS DESAFIOS DE SEGURANÇA NO SÉCULO XXI

22 Abr 2025 - 14:30

Auditório 1

A Conferência “Atlântico Sul e os Desafios de Segurança no Século XXI” reunirá especialistas, académicos e decisores políticos para debater as dinâmicas geopolíticas e os principais desafios de segurança na região do Atlântico Sul. O evento abordará temas como a cooperação internacional, ameaças emergentes, segurança marítima e o papel dos países atlânticos na estabilidade global. Através de painéis e discussões interativas, esta conferência pretende fomentar uma análise estratégica e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a segurança regional e internacional.

14h30: Abertura

Prof. Dr. Luis Tomé – Diretor do Departamento de Relações Internacionais UAL e do Observare

 

14h45: Painel 1: Cooperação África e Brasil no Atlântico Sul

Moderador:

Prof. Dr. Fernando Jorge Cardoso (OBSERVARE – UAL)

Palestrantes:

Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (UFSM) “O lugar da África nos Estudos de Segurança”

Prof. Drª. Nathaly Xavier Schutz (Unipampa/UFSM/OBSERVARE) “O papel de Angola na segurança do Atlântico Sul: desafios da segurança marítima”

Prof. Dr.ª Kamilla Rizzi (Unipampa/UFSM) “O entorno estratégico do Brasil e a geopolítica do Sul”

 

16h: Intervalo

 

16h15: Painel 2: Novos Desafios Securitários no Atlântico Sul

Moderador:

Prof. Dr. Luís Manuel Brás Bernardino (OBSERVARE – UAL)

Palestrantes:

Prof.ª Dr.ª Danielle Jacon Ayres Pinto (UFSC) “Cybersegurança no Atlântico Sul”

Prof.ª Drª Sabrina Evangelista Medeiros (Univ. Lusófona) “Desafios Regulatórios e Cooperação no Atlântico Sul: Infraestruturas Críticas, Segurança e Governança Oceânica”

 

17h45: Encerramento

Prof. Drª. Nathaly Xavier Schutz – Unipampa/UFSM/OBSERVARE

Inscreva-se neste evento