Conferência “Os Desafios da Sustentabilidade no Século XXI” | 5 dezembro | 11h30 | Auditório 1

 5 Dez 2019 - 11:30

Vivemos numa época cada vez mais interrelacionada em termos económicos, tecnológicos, de doenças, de negócios, de práticas empresariais e de fenómenos naturais fortuitos que trespassam o mundo inteiro. Todos eles vão evoluindo a uma velocidade enérgica que provocam rápidas mutações físicas. Tudo isto tem origem no que o Homem faz. O Desenvolvimento Sustentável consiste em interligar a economia, as relações sociais, o ambiente e a política. Este conceito compreende também o que devemos fazer para enfrentar os perigos que já se fazem sentir e tentar alcança-los, senão mesmo renová-los ou atualiza-los mais aceleradamente. Trata-se da pobreza, da inclusão social, das desigualdades sociais, do governo das empresas e dos países que poderão ter efeitos superiores aos benefícios trazidos pela ciência e pelo progresso tecnológico. Estes dois são imparáveis. Daí a oportunidade de debater um tema sempre actual como os desafios da sustentabilidade ao longo deste século.

 

Orador

Professor Filipe Duarte Santos
Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável
Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Coordenador do Painel Científico da ENAAC 2020 (Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas)
É diretor do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, iniciado no ano letivo de 2009/2010, que envolve as duas universidades públicas de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de East Anglia, Reino Unido
Foi Vice-Presidente da “Comissão das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior” e exerceu as funções de Gestor da Área 4 (Desenvolvimento Sustentável, Alterações Globais e Ecossistemas) do Programa CYTED (Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) de 2007 a 2011, e e)
Membro do Painel para o Ambiente do EASAC (European Academies Science Advisory Board)

 

Moderador

António Duarte Santos

 

Departamento de Ciências Económicas e Empresariais