O Colóquio | MÁRIO SOARES E A AMÉRICA LATINA: PASSADO, PRESENTE, FUTURO é um evento internacional que visa refletir sobre a relação histórica, política e diplomática entre Mário Soares e a América Latina. Reunindo académicos, investigadores e personalidades de relevo, o colóquio propõe uma análise aprofundada do papel de Mário Soares na promoção dos laços entre Portugal e os países latino-americanos, destacando o seu legado na defesa da democracia, dos direitos humanos e da cooperação internacional. O evento será também uma oportunidade para debater os desafios e oportunidades que marcam o presente e o futuro das relações luso-latino-americanas.
Bernardo Sepúlveda
Secretário das Relações Externas do México (1982-1988)
Professor de Direito Internacional e Organizações Internacionais no El Colégio de México desde 1967, onde é Investigador Associado. Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos, Secretário da Presidência do Governo Mexicano (1968-1970); Diretor do Programa de Investimento Externo (1971-1975) e Diretor Geral de Assuntos Estrangeiros (1976-1980) na Secretaria do Tesouro Nacional. Conselheiro Principal em Assuntos Internacionais da Secretaria do Orçamento (1981). Embaixador do México nos Estados Unidos (1982). Embaixador do México no Reino Unido e, simultaneamente, na Irlanda (1989-1993).
Isabel Soares
Presidente da Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Diretora do Colégio Moderno e presidente do Conselho de Administração da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
Bruno Figueroa
Embaixador do México em Portugal
Licenciado em Relações Internacionais pelo El Colégio de México, e mestre em Administração Pública pela Escola Nacional de Administração, de França, tem difundido a política exterior mexicana através de cursos, conferências e publicações. É diplomático de carreira e embaixador desde 2011. Entre os seus últimos cargos constam: Representante Alterno ante a OCDE; Diretor Geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento; Embaixador do México na Coreia do Sul. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Shinhan (Coreia) e Comendador da Legião de Honra de França.
Vítor Ramalho
Consultor da Casa Civil do Presidente da República (1986-1996)
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Desempenhou diversos cargos públicos e na sociedade civil, como Secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da República, Presidente do Núcleo Nacional do Fórum dos Parlamentares de Língua Portuguesa, Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Foi coorganizador do I congresso dos Quadros Angolanos no Exterior e presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1969). Atualmente é uma das cinco personalidades de Reconhecido Mérito do Conselho Económico e Social (CES).
Moderador
Pedro Cordeiro
Licenciado em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento pela Universidade de Lisboa, trabalhou nessa área antes de rumar ao Master en Periodismo do diário El País/Universidade Autónoma de Madrid. Depois de estágios no Público e na revista Tempo, esteve no Courrier Internacional desde a fundação, em 2005, até à sua venda pela Impresa, em 2017. Entrou para o Expresso em 2009, onde é editor da secção Internacional desde 2018. Pai de quatro filhas e benfiquista, ensina Ciência Política no Colégio Moderno e faz traduções.
Testemunho (vídeo)
Felipe González
Secretário-Geral do PSOE (1974-1997), Presidente do Governo de Espanha (1982-1996)
Figura destacada na transição democrática em Espanha, foi o terceiro primeiro-ministro em democracia no final da década de 1970, tendo permanecido quatro mandatos em treze anos e meio (1982 e 1996) sendo o presidente que permaneceu no cargo por mais tempo.
A modernização da Espanha e a sua plena integração na Europa ocorreram nos seus anos no governo, entre. Embora esteja reformado da política, o ex-presidente continua ativo em vários assuntos atuais na Europa e na América Latina.
Participantes
João Torres
Vice-Presidente da Internacional Socialista
Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Deputado eleito na XIII e XV legislaturas pelo círculo eleitoral do Porto, é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Integra como efetivo a Comissão de Assuntos Europeus e é suplente na Comissão de Defesa Nacional. Foi Secretário-Geral da Juventude Socialista entre 2012 e 2016. É Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista.
Bernd Rother
Fundação Willy Brandt
Estudou história e ciência política. Em 1984 terminou o doutoramento com uma tese sobre o Partido Socialista Português. Foi bolseiro da Fundação Friedrich Ebert (1986- 1988), investigador Associado no Instituto de História Social, Bona (1988-1990) e investigador Associado e Diretor Executivo Adjunto da Fundação Willy Brandt, Berlim. (1999-2000). Foi membro (2007–2018) e vice-presidente (2013–2018) da Comissão Histórica do Executivo do Partido SPD. Membro do Fórum de História do SPD desde fevereiro de 2019.
Mariano Schuster
Revista Nueva Sociedad
Editor na plataforma digital da revista Nueva Sociedad. Foi chefe de redação das publicações socialistas argentinas La Vanguardia e Nueva Revista Socialista. Colabora com meios como Letras Libres e Le Monde diplomatique, entre outros.
Ana Mónica Fonseca
Diretora CEI-ISCTE
Professora do Departamento de História e, desde 2022, diretora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE. Desde janeiro de 2021 é diretora do Mestrado em História Moderna e Contemporânea. Foi Subdiretora do Mestrado em Estudos Internacionais (2019-2023) e é investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE- (CEI-IUL). Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea (2011) no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), recebeu a Menção Honrosa do Prémio Vítor de Sá de História Contemporânea (2012) e ainda a Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares-EDP (2012).
Moderadora
Nancy Elena Ferreira Gomes,
Diretora da Cátedra de Estudos Ibero-americanos OEI-UAL
Doutorada em Relações Internacionais (RI) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em RI pelo ISCSP da Universidade de Lisboa. Licenciada em Estudos Internacionais pela Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade Central de Venezuela. Professora Associada da UAL, onde leciona desde 1995. Atualmente é Coordenadora do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina, organizado pelo Departamento de Relações Internacionais da UAL e o Instituto da Defesa Nacional. Investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, e do OBSERVARE, especializada em Assuntos Ibero-Americanos.
Participantes
Cristina Manzano
Diretora de relações exteriores da SEGIB
Diretora de Relações Externas da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). Desenvolveu a sua carreira entre a gestão de organizações e a geração de conteúdos. Como jornalista, foi colaboradora regular de jornais como El País e El Periódico de Catalunya, bem como de meios audiovisuais como a RTVE e a Cadena SER. Participa regularmente em encontros sobre relações internacionais, com especial incidência na gestão da globalização e da governação mundial, na política externa europeia e na política externa espanhola. Membro do Conselho Espanhol do Conselho Europeu de Relações Externas (ECFR), do Comité Científico do CIDOB e do Conselho de Administração da ONG Alianza por la Solidaridad/Action Aid. Membro dos conselhos de administração da secção espanhola do Clube de Roma e do Clube de Madrid. É coordenadora editorial da revista Pensamiento Iberoamericano, publicada pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). Mestrer em jornalismo pela Universidade de Maryland (College Park, EUA), e licenciada em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid.
Raquel Patrício
Docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
Doutora em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Professora Associada no ISCSP/ULisboa. As suas áreas de investigação são: política externa, estudos latino-americanos (especialmente Política Externa Brasileira), teoria das Relações Internacionais e Política Internacional, bem como Introdução às Relações Internacionais.
Nancy Elena Ferreira Gomes
Diretora da Cátedra de Estudos Ibero-americanos OEI-UAL
Doutorada em Relações Internacionais (RI) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em RI pelo ISCSP da Universidade de Lisboa. Licenciada em Estudos Internacionais pela Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade Central de Venezuela. Professora Associada da UAL, onde leciona desde 1995. Atualmente é Coordenadora do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina, organizado pelo Departamento de Relações Internacionais da UAL e o Instituto da Defesa Nacional. Investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, e do OBSERVARE, especializada em Assuntos Ibero-Americanos.
Ricardo Victória
Coordenador Nacional da Conferência Ibero-americana
Licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa; mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da mesma Universidade; assistente na Universidade Católica (1999-2001); aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 5 de junho de 1997, serviu como diplomata em Madrid, Berlim, na Representação Permanente junto da União Europeia, em Bruxelas, Luanda e, de novo em Berlim como chefe de missão-adjunto. Foi diretor de serviços das Américas, integrado na Direção-Geral de Política Externa, vice-presidente do conselho diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e, atualmente, é Subdiretor-geral de Política Externa e Coordenador Nacional da Conferência ibero-americana.
Moderador
Paulo Neves
Presidente do IPDAL
Nasceu na cidade do Funchal, Ilha da Madeira. Casado. Pai de uma filha e dois filhos. Presidente do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas. Deputado à Assembleia da República de Portugal (Membro das Comissões dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e da Economia). Foi professor do Ensino Superior na área da Comunicação. Foi jornalista na área da Política e da Economia. Formação nas áreas de Jornalismo, Relações Internacionais, Comportamento Organizacional e Psicologia. Foi Cônsul Honorário de São Tomé e Príncipe.
Participantes
Carlos Gaspar
Professor catedrático UAL
Professor Catedrático Convidado, Universidade Autónoma de Lisboa. Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI NOVA). Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro do Conselho de Assessores do Real Instituto Elcano. Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política. Foi Membro da Casa Civil do Presidente da República (1977-2006), Professor Catedrático Convidado da Universidade Nova de Lisboa e Diretor do IPRI NOVA. Autor de O Pós-Guerra Fria (2016); A Balança da Europa (2017); Raymond Aron e a Guerra Fria (2018); O Regresso da Anarquia (2019); O Mundo de Amanhã (2020); O Fim da Europa (2022); e Regresso à Europa (2025).
Ana Paula Zacarias
Diretora do Instituto Diplomático (ID)
Licenciada em antropologia cultural pela Universidade Nova de Lisboa, onde foi assistente até 1985. Entrou na carreira diplomática em 1983, tendo assumido diversas posições no Ministério dos Negócios Estrangeiros: Serviço do Protocolo do Estado (1984-1985); Gabinete de Informação e Imprensa (1996-1998); Instituto Camões (1998-2000), onde foi Vice-Presidente. Consultora para as Relações Internacionais na Casa Civil do Presidente da República (1986-1988). Serviu na Embaixada de Portugal em Washington (1988-1993); Consulado de Portugal em Curitiba, Brasil (1993-1996); Missão de Portugal junto da UNESCO como Represente Permanente Adjunta (2000-2005), Embaixadora de Portugal em Tallinn (2005-2008) e Representante Permanente Adjunta de Portugal junto da União Europeia (2009-2011). Foi Embaixadora, Chefe da Delegação da UE no Brasil (2011-2015) e na Colômbia e Equador (2015-2017). Nomeada Secretária de Estado para os Assuntos Europeus (2017-2022). Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas (2022-2024). Desde setembro de 2024, é Diretora do Instituto Diplomático no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Andrés Malamud,
Investigador Principal Centro de Estudos Sociais – UL
Investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Licenciado em ciência política pela Universidade de Buenos Aires, com doutoramento do Instituto Universitário Europeu de Florença. Tem sido investigador visitante no Instituto Max Planck de Heidelberg e na Universidade de Maryland, College Park. É professor convidado regularmente em universidades da Argentina, Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal.
Cátia Miriam Costa
Investigadora CEI-ISCTE
Licenciada em Relações Internacionais e Mestre em Estudos Africanos pelo ISCSP – Universidade de Lisboa, com doutoramento em Literatura pela Universidade de Évora. Investigadora no Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e professora auxiliar convidada também no ISCTE- IUL. É professora visitante na Universidade de Macau e na Universidade de Granada, onde também é co-coordenadora do Asian Studies Lab. Diretora da Cátedra Interregionalismo e Governação Global (Universidade de Estocolmo/Universidade de Salamanca). Tem coordenado e sido investigadora em projetos científicos, financiados pela Comissão Europeia, pelo CYTED – Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Moderador
Filipe Vasconcelos Romão
Docente UAL e Comentador de Assuntos Internacionais
Professor auxiliar da UAL e professor convidado na Universidade ORT do Uruguai. Investigador integrado do OBSERVARE. Comentador de política internacional da Antena 1 e da RTP. Presidente da Câmara de Comércio Atlântico Sul e consultor para a internacionalização de empresas nos mercados latino-americanos. Cônsul honorário do Equador em Lisboa. Doutorado em Relações Internacionais (Universidade de Coimbra).
Participantes
Francisco Aldecoa Luzárraga
Presidente do Conselho Federal Espanhol do Movimento Europeu, Cátedra Jean Monet
Professor universitário, dedicou toda a sua vida ao estudo da integração europeia. É professor de Relações Internacionais na UPV-EHU (1988-2000) e na UCM (2000-presente), bem como professor Jean Monnet ad personam desde 1995. Desde junho de 2018 é presidente do Conselho Federal Espanhol do Movimento Europeu (CFEME). Ao longo dos mais de 45 anos de dedicação integral e exclusiva à universidade pública, lecionou grande parte das suas disciplinas no campo da integração europeia. Além disso, publicou vários livros sobre a UE.
Ramón Jáuregui
Presidente da Fundação Euroamérica
Presidente da Fundación Euroamérica desde Junho de 2019. i Ministro da Presidência do Governo espanhol (2010-2011), deputado europeu (2009-2010 e 2014-2019), presidindo à Assembleia Parlamentar da EUROLAT. Deputado do Parlamento espanhol (Cortes Españolas) (2000-2009 e 2011-2014). Foi Vice-Presidente do Governo Basco (1987-1990) e Ministro da Justiça, Economia e Trabalho do mesmo governo (1994-1997). Nos seus cargos orgânicos como dirigente do PSOE, foi dirigente dos Socialistas Bascos, membro da Comissão Executiva do PSOE e membro do seu Comité Federal. Foi professor convidado da Universidade Carlos III de Madrid e proferiu numerosas conferências sobre diversos temas em diferentes universidades e instituições. Colunista frequente em vários meios de comunicação social: El Correo, El País, Letras Libres e muitos outros.
Carlos Quenan
Vice-presidente do Instituto das Américas
Professor de Economia na IHEAL- Université Sorbonne Nouvelle. Possui um Mestrado em “Moeda, Finança e Banco” e um doutoramento em Economia pela Universidade de Grenoble Alpes. Autor de diversos livros, capítulos de livros, artigos, estudos académicos e relatórios sobre as relações económicas internacionais, a macroeconomia dos países emergentes, principalmente da América Latina, e políticas públicas em economia e educação. É atualmente vice-presidente do Instituto das Américas, e sénior advisor a France Education International (FEI), agência de cooperação internacional do ministério da educação nacional (MEN) de França.
Moderador
Pedro Cordeiro
Jornalista
Licenciado em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento pela Universidade de Lisboa, trabalhou nessa área antes de rumar ao Master en Periodismo do diário El País/Universidade Autónoma de Madrid. Depois de estágios no Público e na revista Tempo, esteve no Courrier Internacional desde a fundação, em 2005, até à sua venda pela Impresa, em 2017. Entrou para o Expresso em 2009, onde é editor da secção Internacional desde 2018. Ensina Ciência Política no Colégio Moderno e faz traduções.