A perspectiva psicossomática que defende uma visão ecobiopsicossocial da saúde e do adoecer, procura compreender a simultaneidade da existência corpo/mente na sua interacção com o mundo, ampliando, assim, o conceito de saúde. Abandonando a clivagem persistente entre adoecer físico e adoecer mental e compreendendo as diferentes formas de adoecer como respostas psicofisiológicas aos acontecimentos de vida, num determinado contexto interno e externo, procura uma visão da saúde em complexidade, rejeitando as perspectivas lineares que levam continuadamente a uma desresponsabilização relacional do impacto que temos na vida uns dos outros.
Moderadora
Lídia Serra é psicóloga clínica e da saúde e neuropsicóloga, com um doutoramento internacional em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, recebendo o prémio extraordinário de doutoramento pela mesma universidade. Tem um máster oficial em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e uma licenciatura em Psicologia pela Universidade de Évora. É ainda Pós-Graduada em Estatística para a Saúde pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em vários contextos de intervenção como psicóloga, desempenhou cargos de gestão, nomeadamente coordenação do 1º ciclo em Psicologia do ISEIT – IP de Almada, foi diretora adjunta da mesma instituição, membro de órgãos académicos e de comissões de avaliação de ciclos de estudo. É membro efetivo da OPP, supervisora de estágios profissionais e faz clínica privada. Atualmente é Professora Auxiliar da UAL.
Oradora
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Pós-graduada em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA-Instituto Universitário, Psicoterapeuta e Psicanalista pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), onde exerce funções formativas. Membro da Direcção da AP.
Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática.
Docente convidada na disciplina optativa de Psicossomática do Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Docente convidada na disciplina optativa de Psicossomática no ISPA.
Coordenadora Científica do Curso de especialização avançada pós-universitária em “Psicologia e Medicina Psicossomática: Uma abordagem psicossomática do adoecer”, no Instituto Português de Psicologia.
Formadora no Seminário de Neuropsicanálise na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
Supervisora de Equipas em Casas de Acolhimento e do Centro de Capacitação de Alvalade da SCML.
Pertence à Lista de Especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Editora, tradutora e autora na Climepsi Editores
Barata, J. (2019). Viver o que falta: pensando a psicossomática. Climepsi Editores: Lisboa.
Câmara, P. (2017). Considerações sobre o impensável – revisitando o pensamento de José António Barata. Revista Portuguesa de Psicossomática. Onºline, vol. 3;
Eiros-Orosa, J. F. (2020). Understanding Psychosocial Wellbeing in the Context of Complex and Multidimensional Problems. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 5937; doi 10.3390/ijerph17165937;
Inscreva-se neste evento