Os Primeiros Socorros Psicológicos são uma intervenção de apoio para as consequências imediatas após eventos traumáticos. É uma abordagem modular, baseada em evidências projetada para reduzir o sofrimento emocional inicial causado por eventos potencialmente traumáticos e de modo a promover o funcionamento adaptativo e coping de longo prazo. Os primeiros socorros têm pilares básicos. Eles são: (1) são consistentes com evidências de pesquisas sobre risco e resiliência após um evento crítico; (2) aplicável e prático em ambientes de primeira linha, em situações críticas; (3) adequados aos diferentes níveis de desenvolvimento ao longo da vida; e (4) culturalmente ajustados, facilitados de modo flexível. Os Primeiros Socorros Psicológicos não pressupõem que todos os indivíduos desenvolverão graves problemas de saúde mental ou dificuldades de recuperação a longo prazo. Baseia-se na compreensão de que, aqueles que foram impactados por eventos traumáticos, possam experimentar uma ampla gama de reações precoces (por exemplo, físicas, psicológicas, comportamentais). O apoio de quem tiver formação e se saiba ajustar de modo pró-ativo, mas com noção das linhas de paragem e com intuito de promover a recuperação.
Moderadora
Oradora
Tem Licenciatura Psicologia (Coimbra); Pós-graduação em Gestão de Empresas – Marketing (Évora); Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora).
Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Perita e Formadora em Psicotraumatologia.
Foi Supervisora da Equipa de Saúde Mental do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS – Jesuit Refugee Service) e da equipa de voluntários do Serviço de Escuta da Companhia
de Jesus.
Desde há cerca de dez anos, é Investigadora associada do Observatório do Trauma, pertencente ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Docente em quatro Pós-Graduações relacionadas com intervenção psicossocial em crise, missões e ajuda humanitária: Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Instituto Português de Psicologia; Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve).
Colaborou: Cruz Vermelha Portuguesa (16 anos); Associação Médicos do Mundo Portugal (1 ano); European Anti Poverty Network – Portugal (14 meses).
Regressou à Cruz Vermelha Portuguesa em 13 de Dezembro 2021 e, até 16 de Setembro 2021 foi Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Emergência instalada no Antigo Hospital Militar de Belém – que recebeu 132 cidadãos vindos do Afeganistão, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional.
Atualmente, é psicóloga da Cruz Vermelha Portuguesa (Sede Nacional) e gestora do projeto internacional, co-financiado pela União Europeia (EU4Health), em articulação
estreita com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Psychosocial Center – envolvendo 24 Sociedades Nacionais da FICV e trabalhando para a disseminação
massiva dos primeiros socorros psicológicos.
Referências
Anaut, M. (2005). A resiliência. Ultrapassar os traumatismos. Lisboa: Climepsi Editores.
Handbook for Delegates. The International Red Cross and red Crescent. 2002.
The Sphere Handbook. Humanitarian Charter and minimum standards in humanitarian response. 2018 Edition
Inscreva-se neste evento