Abordaremos aspetos relacionados com a função do amor e dos relacionamentos amorosos no desenvolvimento mental saudável. Serão apresentadas formas doentias dos relacionamentos amorosos, o seu impacto ao nível emocional e como estes são muitas vezes denúncia de fragilidades narcísicas graves que, defensivamente, se apresentam comportamentalmente em pólos opostos, geralmente em dinâmicas de dominador/dominado. Será apresentada uma leitura dos relacionamentos na atualidade, relacionando com a ausência de possibilidade de compromisso ligada a uma incapacidade de tolerância à frustração e um lado consumista de si próprio e do outro, onde o erotismo perde o seu lugar.
Referências
Mesquita, I. (2013). Disfarces de Amor: sobre os relacionamentos amorosos e a vulnerabilidade narcísica. Lisboa: Climepsi Ed.
Mesquita, I. (2018). O que há de novo no amor?. Lisboa: Climepsi Ed.
Moderadora
Lídia Serra é psicóloga clínica e da saúde e neuropsicóloga, com um doutoramento internacional em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, recebendo o prémio extraordinário de doutoramento pela mesma universidade. Tem um máster oficial em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e uma licenciatura em Psicologia pela Universidade de Évora. É ainda Pós-Graduada em Estatística para a Saúde pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em vários contextos de intervenção como psicóloga, desempenhou cargos de gestão, nomeadamente coordenação do 1º ciclo em Psicologia do ISEIT – IP de Almada, foi diretora adjunta da mesma instituição, membro de órgãos académicos e de comissões de avaliação de ciclos de estudo. É membro efetivo da OPP, supervisora de estágios profissionais e faz clínica privada. Atualmente é Professora Auxiliar da UAL.
Oradora convidada
Professora na Universidade de Évora no departamento de psicologia responsável pelas Unidades curriculares de modelos dinâmicos e humanistas e psicoterapias dinâmicas do adulto.
Doutoramento na área dos relacionamentos amorosos e vulnerabilidade narcísica.
Psicóloga Clínica e Psicanalista Didata da Ap, supervisora de casos clínicos,
Experiência como psicóloga em centro de saúde durante 14 anos.
Autora do livro Disfarces de Amor e O que há de novo no amor? editados pela Climepsi.
Autora de artigos científicos na área da psicanálise e desenvolvimento do self.
Inscreva-se neste evento