O Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) foi fundado em 1968, num momento paradigmático da história da psiquiatria em Portugal e no mundo. Desde então, desenvolveu um trabalho pioneiro e, tanto quanto se conhece, é o único no mundo que nunca interrompeu a sua atividade. Ao longo dos anos, criou uma identidade e uma metodologia próprias na abordagem à saúde mental no âmbito da reabilitação psicossocial — de acordo com as regras e a disciplina do teatro, em simbiose com a disciplina e as regras terapêuticas. Desta simbiose germina um espaço fecundo em confiança, comunidade e criatividade, permitindo aos que nele participam desenvolverem competências e adquirirem ferramentas que propiciam o desenvolvimento pessoal, a gestão do stress, da ansiedade e de conflitos. A Dança Movimento Terapia (DMT) explora ainda mais este espaço, agora não apenas o da palavra, possibilitando a descoberta, a ampliação e a mudança de um padrão habitual de movimento, facilitando a comunicação não verbal e as relações inter e intrapessoais. Assim, é finalmente possível a reintegração dos utentes num espaço de onde foram, muitas vezes, excluídos — a sociedade.
Oradores:
Dr.ª Liliane Viegas
Nascida em Marrocos, de cultura francesa e de nacionalidade portuguesa. Bailarina profissional, professora de dança e coreógrafa freelancer entre 1979 e 1999. Licenciada em Psicologia Clínica no ISPA (2000), Pós-Graduada em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA, 2003) e Pós-Graduada em Dança Movimento Terapia e Linguagem Não Verbal na UAL (2005). Formação em Análise Bioenergética pela APAB/IIBA (2000/2006). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Dança Movimento Terapeuta no Serviço de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa desde 2003 até à presente data, onde trabalha com grupos e individual em diferentes contextos (hospital de dia e área de dia, estruturas comunitárias, internamento, consulta externa). Faz parte da equipa técnica do Grupo de Teatro Terapêutico desde 2008.
Dr. André Carvalho
É natural de Lisboa, Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras, iniciou o seu percurso na ardósia teatral em 2012, no teatro universitário (mISCuTEm, ISCTE-IUL). No ano seguinte, entrou como voluntário para o Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Hospital Júlio de Matos, atual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, onde desempenhou inúmeras funções. É cofundador da cooperativa Resina Teatro desde 2016 (o espetáculo Os Vigilantes estreou-se nesse mesmo ano, n’A Comuna – Teatro de Pesquisa). Após o falecimento do seu Mestre, João Silva, em 2018, assumiu a coorientação da área de teatro do GTT com António Vicente, onde desempenha as funções de encenador e dramaturgo, sob a supervisão da terapeuta Isabel Cristina Calheiros. Escreveu, para o GTT, os originais Quadríptico Terapêutico, Linha-d’água e apeiron. Fez duas formações d’O Método, com Marcia Haufrecht (The Actors Studio, Nova Iorque), em 2014 e 2015. É também revisor de textos freelancer, tendo trabalhado com as editoras Cavalo de Ferro, Elsinore, Temas & Debates, Bazarov e Alma dos Livros.
Referências bibliográficas:
Braten, S. (2007). On Being Moved – From Mirror Neurons to Empathy. John Benjamin Publishing Company.
Jones, Phil (1996). Drama as Therapy. Theatre as Living. Routledge.
Silva, J. (2010). Limiar. Cavalo de Ferro.