O Psicodrama (psyche = mente; drama = ação) foi criado no início do século XX em Viena (Áustria) por Jacob Levy Moreno. A inspiração foi o chamado “teatro de espontaneidade” em que atores representavam em palco eventos do quotidiano ou notícias da imprensa sem um texto prévio. Moreno descobriu que a representação de uma personagem tem reflexos na própria experiência do indivíduo, como mostrou no relato do caso Jorge e Bárbara.
O psicodrama, representa um momento marcante na passagem da psicoterapia individual para a psicoterapia em grupo e representa uma alternativa ao divã psicanalítico, tão em voga na época. No fundo é uma terapia individual em grupo.
O Psicodrama Moreniano é um modelo psicoterapêutico que se baseia na ação, preferencialmente realizado em grupo e cujo núcleo é a dramatização das experiências individuais dos protagonistas, isto é, os diversos papéis que estes assumem, na sua vida, enquanto indivíduos em relação com o mundo e com os outros – a dramatização pode decorrer à volta dos vários papéis que assume ao longo da sua vida. Para Moreno (1953/1992), vamo-nos definindo através da relação com o outro, então, através do psicodrama poderemos criar papéis alternativos que permitam interagir com os outros do nosso átomo social, de forma mais adaptativa e renovada.
No fundo, o Psicodrama pode ser visto como uma viagem dos participantes à espontaneidade, a “pessoa age em vez de lembrar”.
A conferência está organizada em 3 momentos de acordo com as 3 fases do Psicodrama:
– Aquecimento: História Jorge e Bárbara, dinâmica e enquadramento teórico do Psicodrama;
– Dramatização: experiência em grupos de psicodrama em contextos específicos (prisional, lar de infância e juventude…) fazendo-se referência aos instrumentos e principais técnicas do Psicodrama;
– Comentários: dinâmica para fechar a sessão e espaço para perguntas.
Referências Bibliográficas:
– J.L. Pio Abreu; “O Modelo do Psicodrama Moreniano”, Climepsi Editores: 2006
– Torres, António Roma; “Tudo o que sempre quis saber sobre Psicodrama”, Edições Afrontamento: 2018
Moderadora
Oradores
Oradora
Oradores