CICLO DE CONFERÊNCIAS DE PSICOLOGIA | VULNERABILIDADE E (SEM) ABRIGO

21 Nov 2024 - 18:30

Auditório 1

Por múltiplos fatores, com maior ou menor visibilidade, a vulnerabilidade encontra-se muito presente na sociedade atual. Trata-se de uma problemática intrincada, com uma intervenção complexa e desafiadora. Esta apresentação tem como foco a intervenção em populações vulneráveis, com especial foco na população sem abrigo.

Serão apresentados dados relacionados com demografia, fatores predisponentes, políticas e respostas existentes, que fomentem a discussão e a pesquisa sobre esta temática. A Psicologia desempenha um papel fulcral no cuidado a esta população – a nível da prevenção, intervenção e acompanhamento – através de uma abordagem longitudinal e intercalada com outras áreas de conhecimento, na procura da estabilização e integração individual na sociedade.


Referências Bibliográficas 

Scott, J. B., Prola, C. D. A., Siqueira, A. C., & Pereira, C. R. R. (2018). O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia em Revista24(2), 600–615.

Matulič-Domadzič, V., Munté-Pascual, A., De Vicente-Zueras, I., & León-Jiménez, S. (2020). “Life Starts for Me Again.” The Social Impact of Psychology on Programs for Homeless People: Solidarity Networks for the Effectiveness of Interventions. Frontiers in Psychology10.

Rocha, F.C., & Oliveira, P.R.S. (2020). Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de rua. Pesquisas e práticas psicossociais, 15(2).

Direção Geral da Saúde. (2019). Pessoas em situação de Sem-Abrigo – Manual de Procedimentos de Referenciação/Articulação entre a Saúde Mental e o Setor Social. Direção Geral da Saúde.