CICLO DE CONFERÊNCIAS DE PSICOLOGIA | O SISTEMA SÓCIO-ANTROPOLÓGICO

12 Dez 2024 - 18:30

Auditório 1

Numa perspectiva do Desenvolvimento, a atualização das potencialidades do Ser, espraia-se em Tempos e Modos diversos.

O Olhar sobre esse desenvolvimento pode ser no sentido do “desabrolhar”, do “unfolding”, ou no do olhar exterior sobre o mesmo desenvolvimento, como diria Carlos Caldeira, citando Sartre, do “EM SI”, ou do “PARA SI”…

O Sistema Sócio-Antropológico interessa-se não só ao funcionamento do Ser em situação no encontro entre o seu mundo interior e o mundo exterior que o circunscreve e condiciona, mas ainda mais particularmente à atualização das dimensões relacionais e à optimização de funcionamento na estruturação e realização do seu projecto pessoal que dá sentido à sua existência.

Referências

Caldeira, C. (1979). Análise Sociopsiquiátrica de uma Comunidade Terapêutica. Aplicação do modelo antropoanalítico em psiquiatria social. Tese de Doutoramento. Lisboa

Campiche, C; Hippolyte, C;  Hipólito, J.  (1992) A Comunidade como Centro. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian.

Hipólito, J. (2011).  Auto-organização e Complexidade – Evolução e Desenvolvimento do Pensamento Rogeriano (org. Nunes, O.). Lisboa, Portugal: Ediual.