CÁTEDRA DE HISTÓRIA E CULTURA LUSO-BRASILEIRA

30 Mar 2022 - 18:30

Auditório 1

Online

Tema: Governar a república na boca do sertão: representações do poder municipal em São Luís do Maranhão (séculos XVII-XVIII)

A expansão ultramarina transplantou as instituições do reino de Portugal para outros espaços, com maiores ou menores adaptações às realidades locais. No caso dos municípios, estes desenvolveram-se sobretudo nas ilhas atlânticas e no Brasil, sendo uma instituição claramente menos importante em África e na Ásia, apesar da existência de senados como os de São Paulo de Luanda, Goa e Macau. Apesar da sua diversidade no que respeita à dimensão, ao volume demográfico, às dinâmicas económicas e sociais e à centralidade política, as cidades e vilas fundadas pelos Portugueses no além-mar constituíram-se como agentes da construção do território e embora esse desiderato não obedecesse a um “programa político” pré-concebido, isto é, um projecto imperial bem definido e com um cronograma de longa duração, a verdade é que a instituição municipal constituiu uma “imagem de marca” da monarquia pluricontinental portuguesa, aspecto já assinalado pelo historiador inglês Charles Ralph Boxer nos anos 60.

Nesta comunicação, iremos de forma breve observar a América portuguesa e, em concreto, o caso de São Luís do Maranhão,  e perceber como o modelo da organização e do governo municipais contribuíram para integrar os distintos territórios da monarquia pluricontinental portuguesa no corpo místico da república. Como escreveu Bernardo Pereira de Berredo a propósito da fundação de São Luís, “o principal cuidado” das autoridades portuguesas foi colocado na “util fundaçaõ de huma Cidade naquele mesmo sitio”, que, seguindo as disposições da coroa, se configurasse de acordo com “a regular fórma de Republica”. Veremos depois alguns exemplos de como, no cenário que era o centro concelhio, o cerimonial e os adereços e símbolos do poder foram utilizados pelos notáveis no quadro de uma autêntica economia da honra.

Orador

Professor Doutor José Damião Rodrigues

 

  • Data: 30 de março (quarta-feira) às 18:30;
  • Conferência presencial no Auditório 1 e via Zoom

Para aceder online deve inscrever-se através do formulário abaixo (inscrição gratuita).

 

Departamento de História, Artes e Humanidades

Inscreva-se neste evento