Hélder Prior, professor auxiliar do Departamento de Comunicação da Autónoma, proferiu, dia 1 de outubro, uma palestra para os alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no Brasil.
A palestra teve como tema principal “Mídia e populismo nas eleições de 2018”. Hélder apresentou estudos que mostram a influência das redes sociais e de canais alternativos durante as campanhas eleitorais, além de citar esses veículos de comunicação como um canal utilizado por políticos populistas para difundir mensagens ideológicas sem qualquer intermediação.
De acordo com o professor Dr. Oswaldo Ribeiro, um dos organizadores do evento, pesquisas como a de Hélder ajudam a comunidade académica a entender a complexidade que envolve questões sobre o populismo. “Estamos vivendo um momento político bastante complexo no Brasil e a mídia tem papel importante no contexto, então conhecer o tema e as reflexões em torno dele, ajuda no processo de formação dos futuros agentes da mídia”, comentou o docente.
Além de discutir o tema, o palestrante presenteou a Biblioteca Pe. Félix Zavattaro com um exemplar do livro “Desconstruindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff”. A obra foi organizada por Hélder em conjunto com os jornalistas Liziane Guazina e Bruno Araújo, e aborda afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República em 2016.