AUTÓNOMA: ECONOMIA SOCIAL

Decorreu no dia 7 de novembro, na Universidade Autónoma de Lisboa, a conferência intitulada, Economia Social: Tendências e Perspetivas.

Os assuntos principais abordados foram, como a Economia Social persegue os princípios de justiça social, solidariedade, inclusão social, reciprocidade entre os indivíduos e as organizações. Essas organizações que constituem como as Cooperativas, as Associações Mutualistas, as Fundações, as Misericórdias, IPSS, ONG e outras Associações de Solidariedade Social, que contribuem para o desenvolvimento sustentável e melhoria do bem-estar das pessoas e das comunidades, valorizando a participação democrática destes.

A Economia Social consegue dar resposta a desafios sociais e ambientais, através de soluções inovadoras, incentivando o recurso a tecnologias digitais e plataformas cooperativas, promovendo a economia circular, a coesão social e a geração de empregos sustentáveis. São os valores e princípios éticos da Economia Social, que promovem o respeito e protegem a dignidade humana, independentemente da sua origem, raça, género, religião, orientação sexual, ou qualquer outra característica, protegendo os direitos humanos e oferecendo igualdade de oportunidades.

A conferência contou com as presenças do Senhor Presidente do Grupo Autónoma , Dr. António de Lencastre, do Professor Manuel Belo Moreira e do Senhor Diretor do Centro de Transferência de Conhecimento, o Professor Ricardo Borges dos Santos.

O encerramento da conferência Economia Social, contou com a presença Sua Exa. o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.