A revolução digital obrigou a política a adaptar-se à atual realidade comunicacional.
Twitter, Facebook, Instagram, Youtube tornaram.-se ferramentas essenciais para as assessorias de imprensa e são usadas pelos políticos numa perspetiva de aproximação aos cidadãos.
Ao “exército” de profissionais contratados no campo da política com o objetivo de intervirem no processo de mediatização da mensagem, como spin doctors, consultores de imagem, assessores de imprensa, relações públicas, juntaram-se especialistas em marketing digital, até porque é no ambiente digital que os mais jovens procuram informação e não nos meios tradicionais de comunicação.
É neste enquadramento que se propõe esta aula aberta com o professor Vasco Ribeiro da Universidade do Porto no âmbito da Unidade Curricular de Comunicação Política e da Pós-Graduação em Assessoria Política e Comunicação Estratégica
Orador
Vasco Ribeiro, professor da Universidade do Porto
Vasco Ribeiro é doutor em Ciências da Comunicação, docente e investigador na FLUP onde leciona as cadeiras de Assessoria de Imprensa, Comunicação Política, Comunicação Empresarial entre outras
Foi assessor de imprensa em diferentes organizações empresarias e políticas e em campanhas eleitorais, autárquicas, nacionais europeias.
Vasco Ribeiro é autor de diversas publicações entre elas Fontes Sofisticadas de Informação, Assessoria de Imprensa – Fundamentos Teóricos e Práticos e Os Bastidores do Poder – Como os Spin Doctors Políticos e Jornalistas Moldam a Opinião Pública Portuguesa.
Departamento de Comunicação