Mudança de par Instituição/Curso

DOCUMENTOS

Condições de Acesso

Quem pode candidatar-se?
Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Este regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.


Documentos Obrigatórios de Acesso:

  1. Certificado de habilitações do 10º/11º e 12º ano ou certificado de equivalência ao ensino secundário, – original ou cópia autenticada.
  2. Original ou fotocópia autenticada do comprovativo do regime de ingresso com a nota de acesso (Ficha a Enes, Exames Maiores de 23 Anos, outros).
  3. Documento comprovativo de matrícula e inscrição do estabelecimento de ensino superior em que esteve inscrito – original ou cópia autenticada.
  4. Certificado de habilitações do ensino superior, com indicação das disciplinas em que obteve aproveitamento e respectivas classificações – original ou cópia autenticada.
  5. Fotocópia do Documento de Identificação;
  6. Fotocópia do Cartão de Identificação Fiscal;
  7. Programas e cargas horárias para o candidato que pretender solicitar creditação de competências académicas.

 

FAQ´s

1. A quem se destina a campanha?
Esta campanha destina-se aos alunos que ingressem na Universidade Autónoma de Lisboa através do concurso especial de acesso para maiores de 23 anos, do concurso especial de acesso para titulares de curso superior e do concurso para mudança de par instituição/curso desde satisfaçam cumulativamente as seguintes condições
a) Ter mais de 23 anos
b) Possuir o estatuto trabalhador estudante
c) Realizar inscrição no 1º ano, 1º vez

2. Qual o valor anual da propina?
O valor anual da propina é de 1060 euros (pago em quatro prestações de 265 euros nas seguintes datas: Setembro, Dezembro, Março, Junho).

3. Esta campanha acumula com outras em vigor?
Não. A campanha não acumula com quaisquer outros descontos.

4. Frequentei o Programa de Acumulação de Conhecimentos como aluno(a) externo(a) na Universidade Autónoma de Lisboa e vou ingressar na licenciatura através de um dos concurso mencionados no ponto 1), também tenho acesso à campanha de desconto “Tem mais de 23 anos?
Os alunos do regime PAC que sejam admitidos no 1º ciclo de estudos e reúnam condições para serem abrangidos por esta campanha, só poderão beneficiar da mesma se cumulativamente mantiver as condições mencionadas nas alíneas a) e b) do ponto 1) e não se encontrar inscrito em regime de tempo parcial.

5. Frequentei o Programa de Acumulação de Conhecimentos na Universidade Autónoma de Lisboa e reúno condições para a aplicação do desconto, também terei de pagar a Matricula, Inscrição e Candidatura?
Não. O aluno PAC como já pagou a candidatura e a matrícula no 1º ano que ingressou apenas tem de pagar a renovação de inscrição.

6. Quando cessa a aplicação desta campanha?
A campanha cessa automaticamente a partir do momento em que o aluno não transite de ano com aproveitamento escolar passando a aplicar-se o preçário em vigor no referido ano letivo ou após 60 dias de atraso nos pagamentos das propinas.

7. Onde e como acionar a aplicação da campanha?
Devem acionar a campanha junto dos serviços da Secretaria de Alunos através do preenchimento do Modelo Único.

8. Qual o período de vigência da campanha?
A campanha tem um período de vigência igual a duração normal dos cursos de 1º ciclo de estudos e mestrado integrado (3, 4 ou 5 anos) e em condições de aproveitamento.

9. Qual o período de vigência da campanha para os alunos que já frequentaram a Universidade em regime PAC ?
O período de vigência da campanha será o que resulta da duração normal dos cursos deduzido do tempo de frequência em regime PAC.

10. Que documentos deverei apresentar?
Para que possa beneficiar da campanha, para além dos documentos obrigatórios de acesso deverá apresentar a documentação comprovativa para obtenção do estatuto “trabalhador estudante”.

11. Até quando decorre a campanha?
A campanha é válida até 30 de setembro de 2018.


Observações:

Os documentos apresentados pelos candidatos oriundos de estabelecimentos de ensino superior estrangeiro deverão ser devidamente assinados pelo Estabelecimento de Ensino e reconhecidos pela representação diplomática ou consular portuguesa existente nesse país e traduzidos por tradutor oficial.


Importante:
Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de Junho veio aprovar um novo regime jurídico, Regulamento dos Regimes Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso de Mudança de Curso no Ensino Superior.

Para mais informações liga 808 29 29 29 ou escreve para ingressos@autonoma.pt