Coro Académico da Autónoma

O Coro Académico da Autónoma, dirigido desde a sua fundação pelo Maestro José Manuel Balegas Gonçalves, fez a sua primeira apresentação a 13 de Dezembro de 2014, na celebração do dia da Universidade Autónoma de Lisboa.
Realizou já três encontro de Coros, e participou a convite do Coro da Universidade do Algarve, no 1º Encontro de Coros da UALG.

Formado por professores, alunos e amigos da Universidade, o Coro Académico da Autónoma, tem por objectivo proporcionar aos seus elementos uma componente formativa cultural, ao mesmo tempo que proporciona um espaço de interacção e convívio entre os seus elementos.

Tendo já realizado várias actuações extreriores à universidade, o Coro Académico da Autónoma cumpre assim um outro objectivo, que é divulgar fora de portas o nome da Universidade Autónoma de Lisboa.

Maestro José Manuel Balegas Gonçalves

Iniciou os seus estudos musicais na banda filarmónica de Samouco. Com 15 anos é convidado a integrar a Banda de Musica e a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo. Posteriormente ingressa na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa em Trompete, onde alcança o posto de Sargento Ajudante Musico, estando já aposentado. Desenvolve os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música e no Instituto Gregoriano de Lisboa, e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa (Bacharelato em Direcção Coral) e na Universidade Nova de Lisboa (Licenciatura em Ciências Musicais). Estuda trompete com o Prof. Reis Gomes, com o Prof. Steven Mason, e faz uma Master Class da Orquestra Metropolitana de Lisboa com os prof. Pierre Tibaud e Pierre Badel, da Orquestra de Paris.

Frequenta um curso de direcção de Bandas Filarmónicas com o Prof.r Jo Conjaerts, do conservatório de Maastrich (Holanda), e outro com o maestro José Manuel Brito, Chefe da Banda de Música da P S P. Leccionou na Academia de Musica do Centro Cultural de Beja, e na Esc. Profissional de Almada. Como Tenor colaborou com o Coro da Universidade de Lisboa, coro de câmara da Academia de Amadores de Música de Lisboa, e Coro Gregoriano de Lisboa.

Como Director Coral, dirigiu o Coro da Junta de Freguesia de Alcântara, no Coro da Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo, no Coro da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, o Coro Académico Egas Moniz, a Tuna Camoniana “In Vino Veritas” da Universidade Autónoma de Lisboa, o Grupo Coral de Mafra, e o Coro Geoclaves da Direcção Geral do Território. Presentemente dirige o Grupo Coral do Montijo desde a sua fundação em 2007, o Coro Académico da Autónoma, tambem desde a sua formação em Dezembro de 2014, e o Grupo Coral da Portela, desde Setembro de 2015.

Coralistas

Sopranos

Ana Lucia S. Afonso Sarreira
Carmo
Helena
Luisa
Marcela Rocha Aroeira
Maria Ascensão M. S. Pereira
Maria da Piedade Escudeiro Dias
Maria Teresa Ribeiro Machado

Altos

Catarina de la Fuente
Elisabete Grilo
Maria Fernanda P. F. Cunha
Maria Lucilia P. C. Cid
Paula Velosa
Romy Petrucci
Sofia Miranda

Tenores

Amílcar Santos Gonçalves
Paulo António Enes Silveira

Baixos

Diogo Lana Monte-Môr
Luis Miguel Borges Campos
Tito Laneiro

 

Repertórios

Repertório coro académico da Autónoma

01 – A Noviça Rebelde – arr: Tereza Dias
02 – Alleluia – w. A. Mozart
03 – Blowin in the Wind – Bob Dylan
04 – Can’t Help Falling in Love –  arr: Ola Eriksson
05 – Every Time I feel the Spirit – Espiritual Negro
06 – Gaudeamus Igitur – J. Casulleras
07 – Ilhas de bruma – arr: Emílio Porto
08 – Loucos de Lisboa – arr: Jorge Alves
09 – Nearer My God to Thee – Lowell Mason
10 – O Ferreiro – arr: José balegas
11 – O Vosso Galo Comadre – Miguel Groba
12 – Oh Happy Day – Edwin r. Hawkins
13 – Olhos Negros – arr: José Balegas
14 – Siyahamba – Tradicional Zulu
15 – Tango para 4 ou 24 – Polo Vallejo

Repertório de natal coro académico da autónoma

01 – Angels from the Realms of glory – Tradicional
02 – Christmas is coming – trad. Inglês
03 – Il est ne – arr: Patrick Verhaegen
04 – In the Bleak Midwinter – Gustav Holst
05 – Joy to the World – G. F. Haendell
06 – Let it Snow – arr: j. Eilers bacak
07 – Natal Africano – arr: José M. Cunha
08 – We Wish You a Merry Christmas – Tradicional