A Autónoma

A Universidade Autónoma de Lisboa, criada em 13 de Dezembro de 1985, é a mais antiga Universidade privada do país, com 30 anos de experiência ao serviço da comunidade académica e estudantil. Com um corpo docente de excelência e uma vasta oferta formativa composta por dezenas de licenciaturas, mestrados, pós-graduações e doutoramentos, das mais variadas áreas do conhecimento, a UAL é hoje uma realidade incontornável no ensino superior em Portugal.

Missão

  1. A UAL, enquanto instituição de ensino superior, tem como objectivo a qualificação de alto nível dos seus estudantes, a sua formação cultural, artística, tecnológica e científica, num quadro de referência nacional e internacional.
  2. A UAL valoriza a actividade dos seus investigadores, docentes, estudantes e trabalhadores, estimulando a sua formação intelectual e profissional e assegura ainda as condições para que todos os cidadãos, devidamente habilitados, possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida, de acordo com a legislação em vigor.
  3. A UAL promove e organiza acções de apoio e difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, com vista à sua compreensão pública.
  4. No quadro da legalidade instituída, a U.A.L rege-se pelos princípios da autonomia académica, cultural, científica e pedagógica e da participação de docentes e discentes na sua gestão académica.
  5. A UAL persegue o enriquecimento humano e social da sua comunidade, dentro de um quadro de valores humanistas, personalistas, de tolerância, de cooperação interna e internacional e de respeito pelos direitos do Homem.

Atribuições

  1. A UAL, enquanto centro de criação, transmissão, crítica e difusão da cultura, ciência e tecnologia, e através da articulação do estudo, do ensino e da investigação, prossegue a sua actividade subordinada aos valores da liberdade e da democracia e do espírito de cooperação entre todos os seus órgãos.
  2. A UAL visa, nomeadamente:
    1. A formação humana, cultural, científica e técnica;
    2. A criação do ambiente educativo apropriado às suas finalidades;
    3. A realização de investigação e o apoio e participação em instituições científicas;
    4. A transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico;
    5. A realização de acções de formação profissional e de actualização de conhecimentos;
    6. A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento;
    7. A cooperação e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
    8. A contribuição, no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre todos os povos, com especial destaque para os países de língua portuguesa;
    9. A produção e difusão do conhecimento e da cultura;
  3. São ainda atribuições da UAL, nos termos da lei, a concessão de graus académicos e de equivalências e o seu reconhecimento.