Psicologia Organizacional e da Saúde Ocupacional

A3Es Processo NCE/24/2400044

O Mestrado em Psicologia Organizacional e da Saúde Ocupacional emerge da necessidade de formar, em nível superior, profissionais com expertise nas áreas de Psicologia Organizacional e da Saúde Ocupacional. O mercado português apresenta uma carência significativa de profissionais de Psicologia com formação específica nesta área. Essa necessidade torna-se ainda mais evidente face ao crescente aumento dos problemas de saúde mental relacionados com o trabalho nos últimos anos, tais como stresse, burnout, ansiedade, depressão, suicídio e assédio moral (entre outros).

Este Mestrado propõe-se formar Psicólogos facilitando o desenvolvimento de competências específicas de modo a intervirem nas áreas da saúde e segurança laboral, prevenção de acidentes e construção de locais de trabalho saudáveis, como tem preconizado a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Salienta-se que, a formação em Portugal é muito escassa, criando uma lacuna formativa significativa nesta área. Considera-se, pois, necessário formar especialistas capazes de contribuir para reduzir o impacto negativo das atuais mudanças e responder de forma eficaz aos desafios atuais e futuros da Segurança e Saúde no Trabalho.

O 2º ano ciclo de estudos tem a duração de dois semestres (60 ECTS) e é destinado à preparação e apresentação de uma dissertação original e à realização de um estágio curricular Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o estágio académico em diversas instituições e empresas.

Plano Curricular

Cassiana Tavares

Fréderic Dutheil

Miguel Arriaga