39 Aniversário
Ual-presidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO AUTÓNOMA

No dia 13 de dezembro de 1985, no 19º Cartório Notarial de Lisboa, um grupo de 14 cidadãos, docentes universitários, outorgou a constituição de uma Cooperativa denominada CEU – Cooperativa de Ensino Universitário – CRL tendo por objeto o ensino universitário.

Comemoramos, portanto, hoje, dia 13 de dezembro de 2024, o 39º aniversário da fundação da Instituição que desde logo promoveu a criação da Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões” e, mais tarde, em 2019, acolheu na qualidade de Entidade Instituidora a Escola Superior de Enfermagem “São Francisco das Misericórdias”.

Nesta data cumpre-nos, em primeiro lugar, recordar e saudar os fundadores da Cooperativa pela sua iniciativa e pelo seu compromisso com o futuro.

Efetivamente, graças à sua visão, à sua vontade de promover o ensino universitário, e à sua inegável coragem, podemos hoje orgulhar-nos de uma história de sucesso que é bem testemunhada pelos milhares de jovens que frequentaram os Estabelecimentos de Ensino tutelados pela CEU e neles obtiveram as competências para o exercício das profissões que escolheram.

Homenagear os que nos antecederam é não só um dever ético! É também o reconhecimento da ação que desenvolveram, do trabalho que realizaram, do caminho que desbravaram e que hoje procuramos prosseguir.

Temos bem presente a nossa história e estamos certos de que soubemos respeitar a herança que nos foi transmitida.

Respeitar o passado impõe que saibamos compreender o presente que dia a dia nos desafia e que tenhamos força e inteligência para preparar o futuro que desconhecemos, mas que intuímos ser cada vez mais complexo e difícil na área do trabalho em que nos movimentamos.

Com a recente criação do “GRUPO AUTÓNOMA” procuramos preparar a CEU para os combates que se antevêem, para as dificuldades que indubitavelmente nos esperam.

O GRUPO AUTÓNOMA integra, sob a gestão da CEU, a Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões”, a Escola Superior de Enfermagem “São Francisco das Misericórdias”, a Autónoma Academy, a Escola das Artes, o Centro de Transferência de Conhecimento, o Centro de Arbitragem, o Centro de Empreendedorismo e Inovação e ainda as Instituições ou Estabelecimentos de Ensino que a seu tempo se conclua poderem acrescentar dimensão, qualidade e prestígio à Instituição criada em 1985.

Trata-se, sobretudo, de afirmar a vitalidade do nosso projeto no respeito pelo espírito dos que criaram a CEU.

Nesta data histórica, neste dia de aniversário e de festa, cumpre ao Conselho de Administração saudar todos quantos integram a nossa Instituição.

Desde logo os Estudantes que são a razão de ser da nossa existência. De facto, o diploma de constituição da CEU refere de forma taxativa que a CEU “tem por objeto o ensino universitário”.

Os nossos Estudantes são credores da nossa estima e para eles e pelo seu sucesso trabalhamos no dia a dia da nossa Instituição.

Saudamos o Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões”, Professor Doutor José Amado Silva, a Diretora da Escola Superior de Enfermagem “São Francisco das Misericórdias”, Professora Mestre Elsa Restier Gonçalves, o Diretor da Autónoma Academy, Professor Doutor Eduardo Cardadeiro e o Diretor da Escola de Artes, Professor Doutor Luís Lima, agradecendo o trabalho e a proficiente ação que desenvolvem no âmbito das importantes funções de que estão investidos.

Nos Colaboradores Docentes e Não Docentes repousa o essencial da vida das nossas Instituições. É mister enaltecer o seu trabalho, a sua dedicação e agradecer a sua disponibilidade.

Por fim, quero expressar em nome do Conselho de Administração uma saudação muito grata e fraterna aos Cooperadores da CEU, companheiros da viagem iniciada em 13 de dezembro de 1985 e que prometemos prosseguir em espírito de solidariedade com fé e determinação.

 

António de Lencastre Bernardo

Presidente do Conselho de Administração

Lisboa, 13 de dezembro de 2024